Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de julho de 2017

4 dicas para local de trabalho flexível e amigável à geração Millennial



Jornadas de trabalho com horários fixos estão com os dias contados. A nova geração de profissionais valoriza a flexibilidade no emprego, mas isto não significa que eles não trabalhem duro ou esperam não ter que aparecer no escritório. Significa que a maioria dos trabalhadores mais jovens buscam qualidade de vida dentro e fora do trabalho e querem aproveitar a flexibilidade que a tecnologia oferece.
Uma recente pesquisa divulgada pela Indeed, maior ferramenta online de buscas de empregos no mundo, revelou que os jovens entre 16 e 24 anos enxergam a flexibilidade no local de trabalho como a principal prioridade em um emprego, considerando esse aspecto acima até da remuneração e benefícios. As pessoas entre 25 e 34 anos, em busca de empregos, aparecem em segundo lugar como as que mais valorizam a flexibilidade de horários.
O estudo mostra que cerca de 37% dos entrevistados com 55 anos ou mais avaliam a flexibilidade como um fator-chave, mas os mais jovens claramente dão mais valor a esse quesito.
Isto cria um desafio para muitas organizações, bem como os departamentos de recursos humanos que são responsáveis por buscar e recrutar talentos. Como uma empresa pode então fornecer um ambiente de trabalho flexível e aberto e ao mesmo tempo garantir uma força de trabalho engajada e produtiva?

Aqui estão quatro dicas sobre como dar mais liberdade de horários aos funcionários de forma produtiva e orientada para o futuro:

  1. Abrace a tecnologia
Temos um acesso inacreditável à tecnologia que pode nos fazer trabalhar melhor, mais rápido e de forma mais produtiva, tudo isto com um custo relativamente baixo. Caso ainda não estejam fazendo, as empresas deveriam investir em videoconferências e pastas de arquivos e documentos compartilhados, além de comunicações instantâneas, como chats e ferramentas para troca de informações.
Ainda mais importante: se você possuir essas ferramentas, use. Conte com os sistemas e treinamentos necessários para que as pessoas possam entender e aproveitar a tecnologia como aliada para alcançar eficiência e resultados.

  1. Confie nos seus funcionários
No antigo local de trabalho, as hierarquias dominavam e era comum ter os famosos relógios de ponto. No novo local de trabalho, os resultados são mais valorizados do que as aparências e concluir o trabalho vale mais do que demonstrar para todos que você está trabalhando.
É verdade que no caso de muita liberdade, poderá haver abusos por parte de alguns funcionários. Mas o fato é que se a sua força de trabalho se sentir bem tratada e motivada, isto não será um problema. A maioria dos trabalhadores agirá como adultos. Além disso, eles estarão mais felizes e saudáveis se receberem as ferramentas certas para trabalharem. O que leva ao próximo ponto.

  1. Permita que a missão corporativa lidere o caminho
Se uma empresa não possuir uma missão e um objetivo sólidos, nada mais dará certo. Se os funcionários estiverem focados em um objetivo claro e comum, eles serão estimulados a realizarem o trabalho deles independentemente de onde estejam sentados, ou como eles estão programando seus dias.

  1. Não tenha medo de perguntar
Pode parecer difícil permitir que alguém trabalhe de outro local e acreditar que eles estão trabalhando de verdade. Mas, em um ambiente de trabalho positivo, os gerentes devem ter uma ideia do que os funcionários estão fazendo e os funcionários devem ter expectativas do que é necessário.
Se a flexibilidade resultar em prazos perdidos ou projetos abandonados, pergunte ao funcionário sobre isto e descubra como obter melhores resultados do trabalho dele. Com este ajuste, você saberá com certeza se trabalhar remotamente é o problema ou se o funcionário não consegue cumprir as expectativas.
Todos querem um bom equilíbrio entre a vida e o trabalho, no qual é possível ser bem sucedido na carreira e ter uma vida fora dela. No local de trabalho moderno, todas as ferramentas estão lá. Só é preciso usá-las.




 Paul Wolfe - Vice-Presidente Sênior de Recursos Humanos da Indeed




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como utilizar a Black Friday a favor do seu negócio

O Brasil não está em um de seus melhores momentos e, ultimamente, vive uma insegurança política que vem desaquecendo a economia. No entan...