Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de junho de 2017

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia alerta para o aumento de internações por Asma nesta época do ano



No dia 21 de junho se comemora o Dia Nacional de Combate à Asma. Nestes meses mais frios, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) recomenda algumas precauções para evitar que a doença piore e leve a uma internação. 

Entre abril e julho, os pacientes com asma apresentam maior risco de piora dos sintomas, com consequente aumento do número de hospitalizações. 

No ano de 2014, nos meses de abril, maio e junho, foi observado aumento de 32% das internações por asma quando comparado aos meses de janeiro, fevereiro e março (de 24.449 para 35.840 internações, segundo o DATASUS).

No outono e no inverno, os asmáticos estão sujeitos à exposição de gatilhos que podem piorar a asma, como as infecções virais, maior exposição ao mofo (uso de roupas guardadas), apartamento ou casas de campo fechadas (com acúmulo de poeira e pó) e a mudança de clima, com maior concentração de poluentes.

As atividades de lazer, como as festas juninas, também podem expor os pacientes à inalação da fumaça dos fogos e da combustão das fogueiras, o que desencadeia crises.  

Por isso, é importante reconhecer que asma pode piorar nestas ocasiões e seguir orientações dos especialistas para otimizar o tratamento, evitar a piora progressiva e impedir a internação.  

A pneumologista Dra. Maria Alenita Oliveira, Coordenadora da Comissão Científica de Asma da SBPT, traz algumas orientações:

1-     Vacinar-se contra a gripe;
2-     Lavar a roupas do inverno antes de usá-las;
3-     Arejar a casa ou o apartamento antes da entrada;
4-     Evitar exposição à fumaça de fogueiras ou fogos de artifício.

“Caso apresente alguns destes sintomas, é recomendado procurar seu médico, pois a asma pode não estar controlada: acordar à noite; sentir falta de ar e chiado no peito diariamente; necessitar de uso de medicação de alívio e ter dificuldade de realizar tarefas diárias”, alerta a Dra. Alenita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como utilizar a Black Friday a favor do seu negócio

O Brasil não está em um de seus melhores momentos e, ultimamente, vive uma insegurança política que vem desaquecendo a economia. No entan...