Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

SESC SÃO PAULO PROMOVE CAMPANHAS ESPECIAIS PARA OS IDOSOS



Entre os dias 15 e 30 de junho, unidades da capital, interior e litoral terão  programação voltada para a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e a Semana de Prevenção de Quedas



Durante o mês de junho, unidades do Sesc na capital paulista, interior e litoral terão em suas programações atividades para promover campanhas especiais dedicadas ao público idoso. Durante o período de 15 a 22 de junho, o espaço será dedicado à campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa:“Violências veladas – A violência que não é percebida é violência?”. No período de 23 a 30 de junho acontecerá a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas: Um passo de cada vez, não caia em armadilhas”.

"Dois temas de grande importância, voltados ao bem-estar e à qualidade de vida do idoso, são trabalhados por meio de atividades práticas e teóricas. Visando à reflexão e à percepção de que o cotidiano pode incluir riscos aos mais velhos, "a campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas"  têm o objetivo de alertar para o cuidado que a sociedade deve ter para com esta parcela da população e garantir a eles possibilidades de prolongar sua participação, autônoma e cidadã", afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.


CAMPANHA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
O tema violência passou a ganhar evidência após a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), declarar o dia 15 de junho como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa”,com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil, estimulando mudanças de comportamento para que as futuras gerações possam estar atentas em relação às diversas formas de violência contra os idosos, já que muitas delas não são percebidas como violência nem pelos idosos nem por quem as pratica, tais como negligência, abuso financeiro, excesso de cuidados (infantilização) e abandono.

Para abrir a programação, a palestra Violências Ocultas, no dia 13/6, no Centro de Pesquisa e Formação, contará com a participação do psicanalista italiano, radicado no Brasil, Contardo Calligaris, que irá discursar sobre a forma de construção social das violências veladas e quais os possíveis caminhos para mudar este cenário.

Entre as intervenções urbanas, o coletivo O Clube preparou a Visibilidade, na qual o público terá a oportunidade de desvendar, de maneira poética, como os idosos podem ser tratados, mostrando o lado oposto da violência. A ação vai percorrer as unidades de São José dos Campos (15/6), Jundiaí (17/6), Sorocaba (18/6), Consolação (19/6) e Piracicaba (21/6).

Já a intervenção E na sua Vez?, da Mira Filmes, é feita em uma van-estúdio que irá passar pela Avenida Paulista (15/6), Pinheiros (20/6), Santana (21/6) e Campo Limpo (22/6) para ouvir histórias sobre violências veladas contra a pessoa idosa, com o objetivo de gerar reflexões, desabafos e trocas de maneira sensível.

E a performance Reflexos de Marcelo Asht, do Projeto Performanciã, irá passar pelas unidades Carmo (21/6), Itaquera (22/6) e Osasco (22/6) com o propósito de convidar o participante-espectador a vestir uma máscara-espelho e dizer frases inusitadas a fim de refletir sobre as violências praticadas contra o idoso.

A programação conta também com apresentações do teatro de sombras Sonhei com as Sombras da Vida, em Santos (15/6), Registro (16/6) e Taubaté (18/6). O espetáculo, da Cia. Quase Cinema, propõe uma reflexão sobre a condição do idoso em nossa sociedade.

A série Velhas Caixas, de Juliana Notari, formada pelos espetáculos de bonecos “Sapateiro”, “Chá com...” e “O Amor nada é...” terá sessões no CineSesc (15/6), Vila Mariana (16/6), Pq. D. Pedro (17/6)e Florêncio de Abreu (19/6). A peça fala sobre solidão e abandono, além de quebrar paradigmas ao abordar a sexualidade e a invisibilidade do idoso.

E a Leitura Dramática de Rei Lear, de William Shakespeare irá passar pelas unidades de Catanduva (17/6), São José do Rio Preto (18/6) e Thermas de Presidente Prudente (20/6). Essa obra-prima, escrita no início do século XVII,  conta a história do idoso Rei Lear, que decide dividir seu reino com as filhas e acaba passando por situações violentas, desde a traição de algumas das filhas, até abuso financeiro e negligência.

Para encerrar essa campanha, o Centro de Pesquisa e Formação recebe, no dia 21/6, a mesa redonda Múltiplas Faces das Violências Veladas para discutir estereótipos e preconceitos vivenciados por alguns grupos sociais e que, após envelhecerem, se deparam também com as violências veladas e os estigmas que podem acontecer na velhice.


SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS


Foto: Dani Sandrini




Já entre os dias 23 a 30 de junho, acontecerá a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas –Um passo de cada vez, não caia em armadilhas, tema associado ao cuidado com a atenção ao executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo – atividade comum no cotidiano. Porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados usando o telefone celular, em pisos escorregadios ou desnivelados ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

Elaborada com a finalidade de apontar as armadilhas do dia a dia e repensar hábitos e comportamentos, a campanha possui atividades comportamentais e de reflexão, que inclui bate-papos com especialistas e exercícios físicos e cognitivos para prevenir quedas.

Entre os destaques estão a série de encontros Consciência, Força e Prontidão com a terapeuta psicomotora Teca Marchetto, entre os dias 23 a 28/6, no Sesc Consolação, que irá explicar as principais musculaturas de sustentação do corpo. E o bate-papo Nossos Movimentos de Cada Dia, no dia28/6, no Sesc Ipiranga, conduzido pelo preparador físico e doutor em psicologia José Elias Proença – que preparou a seleção brasileira de vôlei feminino – para refletir sobre padrões de movimentos, novos modelos de envelhecimento, tecnologias nas tarefas diárias e fatores de riscos para quedas ligadas à vida moderna.

No dia 29/6, o Sesc Parque Dom Pedro II receberá a vivência Idosos, Parkour e a Cidade para mostrar novas possibilidades de interação do idoso com os espaços públicos.Já a unidade de Pinheiros terá, entre os dias 27/6 e 29/6, uma prática de Respiração Renascimento com a terapeuta Denise Agassi, que irá ensinar uma técnica de respiração plena e consciente.
A programação também terá no dia 27/6, no Sesc Santana, a palestra Eliminando Quedas do Dia a Dia: Uma Rotina Segura e Estimulante, da terapeuta ocupacional e mestre em gerontologia Ana Paula Loureiro, que irá alertar ações que envolvam dupla tarefa e estratégias de reorganização da rotina reduzindo o risco de queda.

Indo para o interior, em Jundiaí, a vivência Atenção, Foco e Memória na Prevenção de Quedas, que acontecerá nos dias28 e 29/6, irá falar sobre as alterações motoras e cognitivas que surgem com o envelhecimento. Em Piracicaba, no dia 30/6, a atividade Corpo e Mente – Fortaleça o Corpo, Exercite a Mente, conduzida pela doutora em fisioterapia Daniela Garbellini, terá exercícios para melhorar a capacidade muscular, cognitiva e da memória. No mesmo dia, em São José dos Campos, o bate-papo Um Passo de Cada Vez: Não Caia em Armadilhas, com a equipe do espaço Vida Priori, oferecerá dicas de como melhorar os movimentos corporais, treinar as capacidades funcionais e ter atitudes preventivas.

Já no litoral, em Santos, a palestrado educador físico Marcelo Martinez Vencendo obstáculos, que acontecerá no dia 27/6, discutirá como o exercício físico e as práticas corporais podem prevenir quedas e superar obstáculos que estão pelos caminhos dos idosos nas cidades.





SERVIÇO:


CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: “VIOLÊNCIAS VELADAS – A VIOLÊNCIA QUE NÃO É PERCEBIDA É VIOLÊNCIA?”


PALESTRA DE ABERTURA
Violências Ocultas
Para abrir a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa deste ano, o palestrante convidado é o psicanalista italiano, radicado no Brasil, Contardo Calligaris.Contardo falará sobre as violências veladas, com ênfase em situações pelas quais os idosos passam e que, muitas vezes, não são percebidas como violência por eles e/ou por seus praticantes. O psicanalista discorrerá também sobre a forma de construção social destas violências e um caminho para mudar este quadro.
Dia 13 – CPF, às 19h30

INTERVENÇÕES URBANAS
Visibilidade
O público terá a oportunidade de abrir “caixas” que vão desvendar, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela sociedade, mostrando o lado oposto da violência contra os idosos. Com o coletivo O Clube.
Dia 15 – São José dos Campos, às 14h
Dia 17 – Jundiaí, às 14h
Dia 18 – Sorocaba, às 14h
Dia 19 – Consolação, às 12h e às 18h
Dia 21 – Piracicaba, às 14h

E na sua Vez?
Uma van-estúdio vai percorrer as Unidades para ouvir histórias sobre violências veladas contra a pessoa idosa, com o objetivo de gerar reflexões, desabafos e trocas de maneira sensível e cuidadosa. Com Mira Filmes.
Dia 15 - Av. Paulista. Praça Oswaldo Cruz,às 10h
Dia 20 – Pinheiros.Metrô Pinheiros, às 11h
Dia 21 – Santana, às 10h
Dia 22 - Campo Limpo, às 13h

Reflexos
Performance que busca informar e convidar o participante-espectador a refletir sobre as diversas formas de violência praticadas contra o idoso. Com máscaras-espelho, que cobrem o rosto dos participantes, frases sobre o assunto serão construídas e ditas de maneira inusitada. Com Marcelo Asht (Projeto Performanciã).
Dia 21 – Carmo, às 14h
Dia 22 – Itaquera, às 10h30
Dia 22 – Osasco, às 15h30

INSTALAÇÃO VISUAL
Dispositivo
Instalação/projeção visual que tem como intuito provocar a reflexão sobre a automatização da violência e como ela afeta as relações sociais.
De 16 a 22 – Campinas, das 9h às 22h (exceto dia 19)

EXIBIÇÕES
Fragmentos
Por meio de fragmentos de filmes que retratam as múltiplas faces da violência contra o idoso e textos provocativos, este compilado é um convite à reflexão sobre atitudes vistas muitas vezes como inofensivas, mas que são na verdade violênciasveladas. Com Gargântua Produções.
De 16 a 22 – Birigui (Polo Avançado do Sesc em Araçatuba – Rua José Bonifácio, 39), das 9h às 18h

Ficção ou Realidade?
O cinema nos traz a fantasia, mas também é, muitas vezes, o reflexo de conflitos sociais e existenciais.
Nestes dois filmes serão abordados o tema da velhice e os conflitos que podem surgir para o ser humano nesta fase de vida. Posteriormente haverá um debate de forma a promover o diálogo sobre a violência de maneira profunda e sensível.

Sussurros(The Whisperers)
Reino Unido, 1967, 105 minutos
Dir.: Bryan Forbes
Elenco: Edith Evans, Nanette Newman, Gerald Sim, Kenneth Griffith.
Sinopse: Sra. Ross é uma excêntrica e pobre senhora moradora de Londres, com um filho criminoso que, acidentalmente, deixou uma quantia de dinheiro roubado em sua casa enquanto a visitava. Pensando que recebera uma bênção do destino, Sra. Ross ingenuamente faz planos e acaba se envolvendo em incidentes que pioram ainda mais seu estado psicológico.
Dia 17 – Santo Amaro, às 14h

Harry o Amigo de Tonto (Harry and Tonto)
USA, 1974, 110 minutos
Dir.: Paul Mazursky
Elenco: Art Carney, Ellen Burstyn, Dan George.
Sinopse: Harry é um professor aposentado que mora no mesmo apartamento em nova York onde morava com os filhos e a esposa. Quando descobre que seu prédio será demolido, pega seu gato, Tonto, e saem em uma jornada pelos Estados unidos.
Dia 21 – Santo Amaro, às 16h

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
Teatro de Sombras Sonhei com as Sombras da Vida
O universo onírico das sombras apresenta a passagem do tempo através da narração de um jovem que sonha com as etapas de sua vida e se depara com a velhice. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a condição do idoso em nossa sociedade. Com a Cia Quase Cinema.
Dia 15 – Santos, às 16h
Dia 16 – Registro, às 19h
Dia 18 –Taubaté, às 15h

Velhas Caixas
Espetáculos de bonecos que falam sobre solidão, abandono, quebra de paradigmas, sexualidade e invisibilidade do idoso.Serão apresentados os espetáculos “Sapateiro”, “Chá com...” e “O Amor nada é...”. Os dois primeiros são apresentados a um espectador por vez e duram 3 minutos cada, já o terceiro pode ser visto por 5 pessoas ao mesmo tempo e tem 7 minutos de duração. Com Juliana Notari.
Dia 15 – Cinesesc, às 15h30
Dia 16 – Vila Mariana, às 11h
Dia 17 – Pq D. Pedro, às 11h
Dia 19 – Florêncio de Abreu, às 9h

Leitura Dramática Rei Lear, de William Shakespeare
Escrita no início do século XVII, uma das obras–primas do escritor e dramaturgo William Shakespeare, conta a história do idoso Rei Lear, que decide dividir seu reino com as três filhas e acaba passando por uma série de situações violentas, desde a traição de duas das filhas, até o abuso financeiro (ambição) e negligência.
Dia 17 – Catanduva, às 14h
Dia 18 – São José do Rio Preto, às 15h30
Dia 20 – Thermas de Presidente Prudente, no CRI (Centro de Referência do Idoso, rua Ribeiro de Barros, 1317)às 9h30


JOGO
Histórias Ocultas
Cada carta vai trazer um pedaço de uma história inusitada e os jogadores vão tentar descobrir os fatos que estão ocultos na história para desvendar como tudo aconteceu ou qual a lógica ou sentido dos fatos apresentados. Com Crialudis.
Dia 15 – Bauru, às 15h
Dia 16 – Araraquara, às 16h
Dia 18 – São Carlos, às 14h
Dia 19 – Ribeirão Preto, às 15h

BATE-PAPOS
Relações Veladas, Precisamos Falar
Quais são os tipos de violências silenciosas que os idosos mais sofrem principalmente no contexto familiar?
Estes encontros pretendem abrir um espaço para a discussão dessas questões, de maneira a desvelar e desmistificar nossas percepções sobre o assunto. Com as assistentes sociais Naira Dutra Lemos e Mônica Tobias.
Dia 19 – São Caetano, 19h
Dia 20 – Osasco, às 15h30
Dia 20 – Bom Retiro, às 19h30
Dia 21 – Santo André, às 15h
Dia 22 – Ipiranga, às 20h

Múltiplas Faces das Violências Veladas
Mesa-redonda para discutir vários estereótipos e preconceitos vivenciados por alguns grupos sociais e que, após envelhecerem, se deparam também com as violências veladas e os estigmas que podem acontecer na velhice. Com Thaís Azevedo, Carlos Ernesto Llanos e Oswaldo de Camargo. Mediação de Carlos Henning.Thaís Azevedo – travesti, técnica em enfermagem com especialização em atendimento a pacientes com HIV, palestrante pelo Centro de Referência e Defesa da Diversidade. Carlos Ernesto Durand Llanos – refugiado, profissional independente de treinamento e orientação profissional.Oswaldo de Camargo - jornalista, escritor e ativista da cultura afro-brasileira, foi um dos fundadores do Grupo Quilombhoje. Carlos Eduardo Henning - professor de antropologia na Universidade Federal de Goiás, doutor em Antropologia Social pela Unicamp.
Dia 21 – Centro de Pesquisa e Formação, às 19h30



SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS – UM PASSO DE CADA VEZ, NÃO CAIA EM ARMADILHAS

PROGRAMAÇÃO

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

Belenzinho
Bate-papo
Atenção Plena
Encontradas em diversas tradições culturais e filosóficas, o conceito e as práticas de Mindfulness (Atenção Plena) têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina. É a habilidade de focar no aqui e agora. Tomar a decisão de estar focado no que estamos vivendo agora, com atenção e concentração, desenvolvendo uma mente clara para estar desperta e consciente do momento presente. Desta forma, evita-se à dedicação as múltiplas tarefas, diminuindo o risco de queda. Com Marcelo Marcos Piva Demarzo.
28/06, quarta, às 14h
Expressão corporal 1 / Grátis. 

Bom Retiro
Aula Aberta
Reeducação Postural e Consciência Corporal
Através de exercícios e dinâmicas a proposta da aula é desenvolver consciência do próprio corpo e de seus movimentos. Com Gildeneide Santos, instrutora de atividades físicas do Sesc.
28/06, quarta, às 14h30
Sala de Oficinas do Sesc Bom Retiro / Grátis

Campo Limpo
Aula aberta
Segura no Balanço pra Ninguém te Derrubar!
Atividade em grupo englobando dança e equilíbrio, estimulará nos participantes a atenção na realização de tarefas simultâneas no cotidiano. Inscrições com 30 min. de antecedência na Central de Atendimento. Com equipe de instrutores de atividades físicas do Sesc.
28 e 29/6, quarta e quinta, às 15h e às 16h
Espaço Ginástica e Expressão Corporal / Grátis

Consolação
Vivência
Consciência, força e prontidão
Série de encontros que abordará o trabalho com as principais musculaturas de sustentação do corpo, bem como o aprimoramento por meio da realização de exercícios de reflexo e prontidão. Com Teca Marchetto, formada em Dança Moderna, e Heloisa Giuzio, formada em Psicologia e especialista em Terapia Psico-Motora.
23 a 28/6, sexta, segunda e quarta, às 10h30.
Sala Ômega / Grátis.

Interlagos
Vivência
Movimento: conquista da autonomia
Prática da Ginástica Geral com aparelhos acessíveis e do cotidiano, como baldes, rodos e plásticos. A modalidade física pode colaborar com o desenvolvimento de habilidades motoras básicas e de equilíbrio. Durante a atividade serão realizadas demonstrações e bate-papo.Com Grupo Ginástico UNICAMP.
24/06, sábado, às 10h
Hall de Exposições / Grátis

Ipiranga
Bate-papo
Nossos Movimentos de cada dia
Reflexões sobre padrões de movimentos, novos modelos de envelhecimento, a influência dos vários estímulos e tecnologias nas tarefas diárias e, principalmente, os fatores de riscos para quedas ligadas a vida moderna. Com José Elias Proença, preparador físico e doutor em Psicologia.
28/06, quarta, às 15h
Área de Convivência / Grátis.

Itaquera
Vivência
Recaminhando
Atividade prática na qual serão utilizados materiais como cones, pneus, cordas e outros elementos da ginástica multifuncional, em formato de circuito, simulando as irregularidades encontradas em calçadas e no dia-a-dia, auxiliando os participantes a buscarem opções de movimentos seguros para ultrapassá-los. Com instrutores de atividades físicas do Sesc.
29/06, quinta, às09h30
Ginásio e Alamedas / Grátis

Pq Dom Pedro II
Vivência
Idosos, Parkour e a Cidade
Prática que questiona a relação do idoso com os espaços públicos mostrando novas possiblidades de interação com seus ritmos e sua arquitetura. Com Jerônimo Bittencourt e Danielli Mendes.
Dia 29/06, quinta, às 14h.
Pq Dom Pedro II / Grátis

Osasco
Aula Aberta
Análise da Marcha do Idoso
Envelhecer traz consigo diversas mudanças no corpo e alteram o modo de caminhar dos idosos. O que fazer para ter uma marcha melhor e ajudar no equilíbrio? Se cair como levantar? Todas essas questões serão discutidas durante a aula e os idosos irão aprender a melhorar o movimento para evitar a queda. Com instrutores de atividades físicas do Sesc.
27/06, terça, às 15h30.
Tenda 1/Grátis.

Pinheiros
Vivência
Respiração Renascimento
O Rebirthing ou Respiração Renascimento é uma técnica de respiração plena e consciente que permite inspirar energia e expirar toxinas, dando vazão a sentimentos que levam o ser a doenças, acidentes, frustrações ou paralisias diante da vida. Com Denise Agassi, terapeuta corporal.
27 e 29/06, terça e quinta, às 10h30
Sala de Múltiplo Uso - 3º andar / Grátis

Pompeia
Aulas abertas
Atenção e concentração
Atividades teórico práticas voltadas para a atenção e concentração e sua relação com a prevenção de quedas em pessoas idosas. Com equipe de instrutores de atividades físicas do Sesc.
27/06, terça, às 09h
28/06, quarta, às 15h
Sala do 10º andar do Conjunto Esportivo / Grátis

Santana
Palestra teórico-prática
Eliminando quedas do dia a dia: uma rotina segura e estimulante
Alerta a ações que envolvam dupla tarefa e estratégias de reorganização da rotina reduzindo o risco no dia a dia. Com Ana Paula Loureiro, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Gerontologia PUC-SP, Esp. Gerontologia pela SBGG-SP, Esp. Gerontologia UNIFESP.
27/06, terça, às 14h
Deck do Jardim/ Grátis

Santo Amaro
Palestra
Dupla tarefa e equilíbrio
No nosso dia a dia temos o costume de executar várias tarefas ao mesmo tempo, isto pode afetar nosso equilíbrio e até causar acidentes. Vamos conversar sobre isso? Com Fit in Company.
27/06, terça, às 13h e às 17h
Convivência / Grátis.

Santo André
Vivência
Driblando as Quedas.
Circuito fixo com exercícios que trabalham equilíbrio, coordenação, força, agilidade, potência e habilidades que os idosos vão perdendo ao longo do tempo. Inscrições com 30 min. de antecedência. Com Instrutores de atividades físicas do Sesc
27/06, terça, às 19h.
28/06, quarta, às 20h.
29/06, quinta, às 10h, às 14h30 e às 19h.
30/06, sexta, às14h30. 
Área de Convivência / Grátis.

São Caetano
Aula aberta
Prática de equilíbrio no Slackline
Modalidade que tem como objetivo a manutenção do equilíbrio sobre fita suspensa. Com instrutores de atividades físicas do Sesc.
23/06, sexta, às 10h e às 14h
Sala Mercúrio / Grátis.

Vila Mariana
Aula aberta
Atividade física e cognitiva para prevenção de quedas
Nesta aula serão abordados exercícios que ajudam na prevenção de quedas em idosos como atividades de equilíbrio, força, coordenação e agilidade, associados a exercícios cognitivos, finalizando a prática com exercícios de concentração e meditação. Com Marcia Ferrarezi e Vanessa Gonçalves, instrutoras de atividades físicas do Sesc.
28/06, quarta, às 15h
Sala Corpo & Artes / Grátis.


LITORAL E INTERIOR

Araraquara
Bate-papo
Prevenção de Quedas em Idosos
Encontro que pretende estimular a a reflexão para novas posturas relacionadas à prevenção e cuidados para evitar quedas. Com Débora Vianna, gerontóloga.
28/6, quarta, às 14h
Teatro / Grátis

Bauru
Aula aberta
Prática de equilíbrio no Slackline
Modalidade que tem como objetivo a manutenção do equilíbrio sobre fita suspensa. Com instrutores de atividades físicas do Sesc.
23/06, sexta, às 10h
Sala Mercúrio / Grátis.

Birigui
Aula aberta
Prevenção é o Melhor Remédio
A iniciativa visa estimular a reflexão preventiva, a observância das causas e consequências das quedas, incentivando a adoção de novas posturas para reduzir o impacto representado por alterações de ordem psicossocial e física na vida diária dos idosos. Com instrutores de atividades físicas do Sesc.
27/06, terça, às 14h
Centro de Referência do Idoso de Uru-SP
28/06, quarta, às 08h
Centro de Referência do Idoso de Zacarias-SP

Campinas
Bate-papo
Atenção Plena
A importância da atenção e a concentração como instrumentos valiosos na eficiência das ações, prevenindo acidentes e quedas, conservando o bem-estar, a integridade e a autoconfiança. Após o bate-papo, serão realizados exercícios simples de atenção plena. Com o professor de meditação Marcio Valério.
28/06, quarta, às 13h
29/06, quinta, às 10h
30/06, sexta, às 15h
Sala de Atividades 1/ Grátis.

Catanduva
Sensibilização teórico-prática
Conscientização corporal antiqueda
Reflexão sobre a manutenção das capacidades e habilidades físicas e o controle motor dos idosos, como forma de prevenção de quedas. Com Emerson Luis Ribeiro e Thaisa Carolina Gomes, instrutores de atividades físicas do Sesc.
23/06, sexta, às 14h30
Sala de Ginástica / Grátis.

Jundiaí
Vivência
Atenção, foco e memória na prevenção de quedas
Com o envelhecimento, ocorrem diversas alterações nos aspectos motores e cognitivos do idoso, mas desviar a atenção em muitas atividades simultâneas pode ser um grande risco de quedas em idosos, onde serão abordadas questões das multitarefas e a sua relação com as quedas em idosos. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 20/06. 45 vagas. Com a Doutoranda Raquel de Melo Martins, instrutora de atividades físicas do Sesc.
Dia 28/6, quarta, às 15h.
Dia 29/6, quinta, às 9h.
Múltiplo Uso 02 e 03 / Grátis.

Piracicaba
Vivência
Corpo e mente - Fortaleça o corpo, exercite a mente!
Exercícios para melhoria da capacidade muscular, cognitiva e da memória. Com Daniela Garbellini, doutora em fisioterapia e docente da UNIMEP. 
30/06, sexta, às 14h
Comedoria / Grátis.

Registro
Aula aberta
Reeducação de Marcha - reaprendendo a caminhar
Baseado no método Reeducação do Movimento, de Ivaldo Bertazzo, a atividade propõe ampliar a consciência, a autonomia e a estrutura do movimento, visando o desenvolvendo de forma mais eficaz de trabalhar o corpo e toda a sua forma de movimentação. Com Fabiano Gonçalves, instrutor de atividades físicas do Sesc.
28 e 29/06, quarta e quinta, às 14h
Centro de Convivência do Idoso de Registro – CCI
Endereço: Rua Eldorado, s/nº - Vila Tupy / Grátis

Ribeirão Preto
Bate-papo
Manutenção da Funcionalidade
A funcionalidade pode ser definida como o bem estar do idoso como um todo, englobando as funções do corpo, estrutura do corpo, atividades e participação dele no seu contexto social. De maneira mais prática podemos afirmar que o idoso funcional é aquele que possui a capacidade de realizar independentemente atividades identificadas por ele mesmo como essenciais para a manutenção do seu bemestar físico e psicológico. Com o Fisioterapeuta Pedro Andrade Carvalho.
Dia 28, quarta, às 16h.
Auditório / Grátis

Rio Preto
Bate-papo
Um Novo Ritmo de Vida para a Prevenção de Quedas
Este bate-papo aborda as implicações da divisão da atenção no dia a dia e ensina técnicas para a adoção de um novo ritmo de vida, que contribua para o equilíbrio físico e emocional. Com Rita de Cássia Helu Mendonça Ribeiro, docente do departamento de enfermagem geral da Faculdade de Medicina de Rio Preto, especializada em Gerontologia.
27/06, terça, às 14h.
Sala de Uso Múltiplo / Grátis.

Santos
Palestra
Vencendo obstáculos.
Será discutido de que modo o exercício físico e as práticas corporais podem ajudar os idosos na prevenção de quedas e na superação dos obstáculos que são oferecidos pelas cidades. Com Marcelo Martinez, educador físico.
27/06, terça, às 14h.
Sala 1/ Grátis

São Carlos
Bate-papo
Memória e atenção: chaves para o seu equilíbrio
O encontro aborda a importância da preservação das habilidades mentais, como memória e atenção, na prevenção de quedas, ao longo das mudanças naturais do organismo no processo de envelhecimento. Com Eva Bettine, gerontóloga
28/06, quarta, às 14h.
Sala de atividades corporais / Grátis.

São José dos Campos
Bate-papo
Um Passo de Cada Vez: Não Caia em Armadilhas
Os diversos fatores do cotidiano dividem a atenção em múltiplas tarefas. Dicas de como melhorar os movimentos corporais, treinar as capacidades funcionais e ter atitudes preventivas na rua, em casa e em diversos espaços, serão discutidas neste encontro. Com equipe do espaço Vida Priori.
30/6, sexta, às 15h
Auditório / Grátis

Sorocaba
Vivência
Ginástica para todos
Em formato de rodízio, os participantes realizarão movimentos da Ginástica Artística que estimulam equilíbrio, força e agilidade. Inscrições com 30 minutos de antecedência. Com instrutores de atividades físicas do Sesc
29/06, quinta, às 14h.
Ginásio / Grátis.

Taubaté
Palestra
Prevenção de Quedas – atenção e concentração
Serão realizadas atividades de atenção e concentração para estimular as habilidades cognitivas e reduzir o risco de cair. Wanda Patrocinio – Doutora em Educação, Pedagoga e Mestre em Gerontologia – UNICAMP.
27/06, terça, às 09h.
Sala dos Figureiros / Grátis.
27/06, terça, às 14h – Centro de Convivência de idosos – Vila Marli – Taubaté / Grátis.

Thermas de Presidente Prudente
Aula Aberta
Complexidade Motora Para Idosos
Em idosos, é presumível que a execução de ações simultâneas comprometa o equilíbrio postural, favorecendo quedas nesta população. Nestas aulas serão abordados exercícios que auxiliam aspectos motores e cognitivos relacionados ao controle postural do idoso. Com os instrutores de atividades físicas do Sesc.
27 a 30/06, terça a sexta, às 08h30, às 09h30, às 15h e às 17h.
Sala de Ginástica / Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados