Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Saúde promove atividades na Semana Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos



Serviços estaduais focados no atendimento à população idosa organizam palestras, incentivo às atividades físicas e capacitação de profissionais de saúde


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove diversas atividades em celebração à Semana Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, até o dia 24 de junho. A programação inclui orientação, capacitação e envolvimento do público idoso em atividades físicas, realizadas pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, Centro de Referência do Idoso da zona Norte (Cri Norte) e Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), também conhecido como Centro de Referência do Idoso da Zona Leste.

No Cri Norte, um festival de dança e uma palestra realizados no dia 22, quinta-feira, marcam a importância desse tipo de atividade como forma de prevenção às quedas. A unidade também desenvolve, no dia 21,  oficinas de orientação sobre os riscos de dupla-tarefa, ou seja, trabalhos de rotina realizados simultaneamente que podem impactar na atenção da pessoa idosa. O Cri fica na rua Voluntário da Pátria, 4.301, Santana.

Já no IPGG, localizado na Praça Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista, será realizada uma oficina de capacitação para profissionais de saúde acerca da importância da prevenção de quedas, também no dia 22 de junho. O objetivo é instrumentalizar a prática assistencial, além de vivenciar estratégias para atualizar os conhecimentos dos servidores sobre a atenção à saúde do idoso. Os interessados em participar desta atividade receberão um certificado com carga horária de 4h e deverão comparecer ao auditório da unidade a partir das 8h. As inscrições estão abertas no site: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=32376.

No sábado, 24 de junho, o AME Idoso Oeste, promove um mutirão de atividades e orientações para cerca de 100 pacientes. Estão previstos testes de equilíbrio, caminhada com obstáculos, avaliação da sensibilidade dos pés, definição de casa modelo para prevenir as quedas e avaliações clínicas, de oftalmologia e de otorrinolaringologista. O endereço é rua Roma, 466, Lapa.
Anualmente, o SUS paulista contabiliza cerca de 30 mil internações de idosos devido a quedas.




Serviço
Cri-Norte
22/06 – 9h: Palestra de sensibilização sobre a importância da dança na Prevenção de Quedas
22/06 – 10h: Festival de Dança


Cri-Leste
22/06 – 8h30 às 12h30: Oficina de Capacitação de profissionais da saúde para Prevenção de Quedas de Idosos


AME Idoso Oeste
24/06 – 8h às 17h: Mutirão de atividades e orientações para Prevenção de Queda de Idosos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados