Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Receitas que valorizam os alimentos da safra



Equipe de nutrição do Kurotel sugere preparos saudáveis com os alimentos do mês de junho


Juntamente à virada do mês, uma nova safra de alimentos entra em alta. Em sua época de colheita, alguns ingredientes tornam-se mais acessíveis, frescos e de melhor qualidade. Pensando em uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com frutas, legume e verduras em destaque na safra do mês de junho, a equipe de nutrição do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado elaborou algumas receitas rápidas e fáceis para incluir esses elementos durante todo o período. “É importante lembrar que a possibilidade de alimentos serem livres de aditivos químicos quando estão dentro da safra é maior e que o consumo orgânico é sempre a melhor opção para a saúde”, revela Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS).


TANGERINA

Fruta fonte das vitaminas A, B1,B2, B6, C e ácido fólico, e dos minerais potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Também é rica flavonoides, que são substâncias antioxidantes com propriedades antiinflamatórias, atua no combate dos radicais livres, estimula a desintoxicação hepática e melhora o sistema imunológico. É fonte das fibras pectina e hemicelulose, que estimulam o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e auxiliam na redução do LDL-colesterol.

Sugestão de preparo: TANGERINA COM VINHO E ESPECIARIAS

Ingredientes:

2 unidades de tangerinas médias
1 1/2 xícara (chá) de vinho tinto suave
1 rama de canela em pau
2 unidades de cravos
3 grãos de zimbro
1 unidade de anis estrelado
Casca de uma laranja em tiras
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Fazer
Leve para ferver o vinho, a água, a casca de laranja e as especiarias. Deixe ferver até que o vinho fique bem aromatizado. Dilua o amido de milho com o mínimo de água e junte a calda. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e retire as especiarias. Descasque as tangerinas, separe os gomos e coloque arrumados um a um em um prato. Cubra com a calda e sirva em seguida
Rendimento: 2 porções
Calorias da porção: 46




BRÓCOLIS

O brócolis é fonte das vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, E, do ácido fólico, e dos minerais cálcio, zinco, magnésio, cobre e ferro. É rico em substâncias antioxidantes, que protegem o nosso corpo contra a ação dos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer. Estes antioxidantes também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e no processo de desintoxicação do organismo.


Sugestão de preparo: SOPA DE BRÓCOLIS
 Divulgação/ Kurotel


Ingredientes:

100g de peito de frango sem osso e sem pele
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 pitadas de sal do Himalaia
3 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de óleo
1 buquê de brócolis


Modo de Fazer:

Em uma panela, colocar a água e o peito de frango. Deixar cozinhar lentamente, por aproximadamente 2 horas. Com a ajuda de uma escumadeira, retirar a gordura que vai se formando na superfície. Retirar o frango, picar em pedaços médios e reservar. Em outra panela, colocar o óleo e refogar o alho. Antes de dourar, acrescentar a cebola e refogar até que esteja ficando transparente. Acrescentar o caldo de cozimento do frango, o sal e o brócolis em pedaços. Cozinhar até que os legumes estejam bem macios. Tirar do fogo, esperar amornar um pouco e bater no liquidificador, junto com o frango cozido. Voltar a sopa ao fogo, só para esquentar.
Rendimento: 2 a 3 porções.
Calorias por porção: 100 kcal.





MILHO-VERDE

É um cereal fonte das vitaminas A, B3, B6, E, ácido pantotênico, ácido fólico, e dos minerais cobre, fósforo, manganês, magnésio, potássio e zinco. Também é fonte dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que promovem benefícios para a saúde dos olhos, ajudando a proteger a retina contra os danos degenerativos. Rico em fibras, que ajudam no crescimento das bactérias boas no intestino, melhorando assim o trânsito intestinal.


Sugestão de preparo: CREME DE MILHO

Ingredientes:

2 xícaras de milho verde
½ cebola picada
1 fatia fina de queijo provolone (30g)
1 colher (café) de sal do Himalaia
1 colher (chá) de óleo de coco
Tempero verde à gosto

Modo de Fazer:

Coloque o óleo de coco em uma frigideira e refogue a cebola até dourar. Acrescente o milho, um pouco de água (até cobrir) e o sal. Cozinhe até o milho estar macio. Bata no liquidificador com um pouco da água de cozimento e o queijo, até formar um creme. Volte o creme para a panela para esquentar. Acrescente tempero verde picado ao final do cozimento.
Rendimento 3 porções
Calorias da porção: 120 Kcal




PALMITO

É fontes das vitaminas A, complexo B, C e dos minerais cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, além de ser rico em fibras. Seus nutrientes ajudam a proporcionar a boa saúde dos ossos, fortalecem o sistema imunológico e contribuir para redução da retenção hídrica. Recomenda-se para o consumo o palmito in natura, pois os palmitos em conserva possuem excesso de sódio, que prejudica a pressão arterial e a saúde cardiovascular.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados