Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Peixe, linhaça, frutas e leguminosas protegem coração do colesterol ruim



Alguns alimentos podem ser fundamentais no controle do colesterol ruim. Além de medicamentos específicos e recomendação de exercícios físicos, uma dieta equilibrada contribui para diminuir os problemas. A dica é da nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Patrícia Citelli Berger. 

De acordo com a especialista, os melhores alimentos para o controle do colesterol são peixes de água fria (sardinha, atum, salmão, truta), aveia, farinha de linhaça, frutas oleaginosas (castanha do Brasil e nozes), leguminosas (soja, feijões, grão de bico ervilhas) e azeite de oliva extra virgem. “Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para tentar demonstrar este mesmo efeito com outros alimentos, como frutas cítricas, gengibre, maçã, canela, alcachofra e açaí”, revela.

Não há recomendações específicas por faixa etária, ou seja, não existe nenhum estudo que certifique que determinado alimento é mais indicado para uma criança ou idoso. “Vale lembrar que os alimentos consumidos separadamente não fazem milagre, eles precisam estar inseridos numa dieta equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis”, esclarece Patrícia.


Mais recomendações:

- Carnes: O consumo de peixes, no lugar de carnes vermelhas, é importante. Há menos colesterol nas carnes brancas;

- Aveia: No caso da aveia, consumir duas colheres de sopa por dia; a farinha de linhaça, uma colher de chá por dia e as oleaginosas, quatro unidades por dia, variando os tipos;

- Sucos: Para quem prefere tomar sucos, no lugar de comer fruta, a nutricionista faz um alerta importante: “o efeito de tomar o suco não é o mesmo se comparado com a fruta, pois as fibras das frutas são nutrientes muito importantes para o controle do colesterol e elas estão presentes principalmente nas cascas e bagaços. Nos sucos, elas não estão presentes ou existem em quantidades muito pequenas”;

- Outras dicas: Para diminuir a gordura dos alimentos ingeridos, evite comer derivados de carnes vermelhas e pele de frango, miúdos, frutos do mar, laticínios integrais, queijos amarelos, gordura vegetal hidrogenada e frituras, independente do tipo de óleo em que tenha sido frito o alimento.






Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados