Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

Ortopedista explica que episódios como o de Jennifer Lopes são comuns



Cantora 'travou' a coluna enquanto se apresentava em Las Vegas


Segundo dados divulgados pelo INSS, a dor nas costas foi a principal causa de afastamento do trabalho em 2016. No Brasil, é considerada a doença crônica mais comum atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública. É a partir dos 40 anos que normalmente as pessoas começam a sofrer com as consequências de uma vida repleta de erros de postura, maus hábitos na hora de dirigir, usar o computador, carregar peso ou até se deitar da forma errada.

A cantora Jennifer Lopes enfrentou um contratempo enquanto se apresentava em Las Vegas na última quinta-feira (1/6) ao executar uma coreografia em que se ajoelha e inclina o corpo para trás. A cantora 'travou' a coluna como dizem popularmente e não conseguiu levantar precisando de ajuda de seus bailarinos.  Segundo o ortopedistas especialista em coluna, Maurício Marteleto, crises de lombalgia aguda estão relacionadas a esforço físico excessivo, sobrepeso e maus hábitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial terá, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida. "Poucos sabem, mas mudar hábitos simples pode ser a solução para resolver alguns problemas de coluna. A primeira medida para evitar esse tipo de problema é corrigir a postura diante de atividades básicas diárias. É necessário também que a pessoa pratique exercícios regularmente e se mantenha no peso ideal ", explica o especialista, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Alongar-se durante o dia também é uma forma de evitar as dores, explica o ortopedista. “O alongamento precisa fazer parte do dia a dia da pessoa. É uma tarefa essencial para quem quer prevenir as dores. São medidas simples como movimentar o pescoço da esquerda para direita, fechar e abrir a mão, entre outros”, complementa o ortopedista.

Confira abaixo uma lista com os principais inimigos da coluna:


- Postura inadequada durante as atividades físicas;

- Calçados inapropriados, para cada tipo de piso ou situação;

- Sedentarismo;

- Sobrepeso ou obesidade;

- Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá);

- Excesso de peso nas mochilas ou bolsas;

- Dificuldade auditiva ou visual, pois a pessoa se entorta para ouvir ou ver melhor;

- Colchão e travesseiro inadequados;

- Uso de notebook no colo, causando uma postura errada da pessoa;

- Sofás, poltronas e cadeiras que afundam devido a espuma gasta;

- Embreagem ou pedais do carro muito duros;

- Banco do carro muito para trás ou para frente;

- Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar;






Dr. Maurício Marteleto Filho - médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT. Há 10 anos, o Dr. Mauricio atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados