Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Junho Lilás alerta para importância do Teste do Pezinho



O Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos, pois o diagnóstico precoce permite o tratamento de diversas patologias e proporciona melhor qualidade de vida ao bebê e sua família. Quem faz o alerta é a assistente social Maria de Fátima Fernandes, do Hospital Santa Casa de Mauá.

Para conscientizar a sociedade de que o Teste do Pezinho é o primeiro passo para definir o futuro do bebê, a Unisert - União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  de São Paulo idealizaram a campanha Junho Lilás para destacar a relevância desse exame, que é rápido, gratuito e obrigatório por lei.

Segundo a assistente social, o exame é realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido e é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. "Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento e até o quinto dia de vida do bebê. E é um direito de toda criança”, explica Maria de Fátima Fernandes.

Dados do Ministério da Saúde informam que mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pela triagem neonatal, que detecta diversas doenças como Fenilcetonúria (falta da enzima fenilalanina hidroxilase, que impede a transformação do aminoácido fenilalanina em tirosina, podendo causar deficiência intelectual); Hipotireoidismo congênito (produção insuficiente dos hormônios da glândula tireoide (T3 e T4), importantes para o metabolismo e desenvolvimento cerebral dos bebês, principalmente nos dois primeiros anos de vida); Fibrose cística  (resulta em alterações que envolvem o sistema respiratório e digestório) e Doença Falciforme (grupo de doenças genéticas que apresentam alterações nas hemácias, causando a obstrução e dificuldade na circulação do sangue que provocam crises de dor e comprometimento progressivo de diversos órgãos), entre outras.

Todos os Testes do Pezinho colhidos na Santa Casa de Mauá são encaminhados à APAE de São Paulo e os resultados podem ser retirados pelo site da entidade ou no próprio hospital no prazo de 20 dias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados