Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

Cuide bem do couro cabeludo: Marcos Dal Bello dá dicas de como mante-lo saudável



 Especialista em técnicas 100% naturais ensina a fazer o famoso "Shampoo de Cebola"


Enrolados, lisos, crespos, claros ou escuros. Não importa qual é o seu tipo de cabelo, certamente você já desejou uma cabeleira de arrasar, com efeito de comercial de xampu. E para isso investiu em cremes, acessórios e salões de beleza. Mas é provável que você tenha se esquecido de um "pequeno" detalhe: o couro cabeludo. É dele que cada fio de cabelo nasce e, consequentemente, herda tanto as qualidades quanto os defeitos. Se essa região estiver com excesso de oleosidade, pele ou constantemente suja, não há corte que resolva, as madeixas terão sempre os mesmos problemas. Em casos mais graves causando doenças e feridas. 

O quimico capilar Marcos Dal Bello, que utiliza sempre técnicas 100% naturais, explica que as raízes dos cabelos são a base para fios fortes. "O descaso com o couro cabeludo pode causar caspa, descamação, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição do cabelo". A boa notícia é que basta um pouquinho de atenção para garantir raízes saudáveis.


Na hora de lavar

Você é adepto de um bom banho quente e ainda lava o cabelo todo dia? A tática pode até ser relaxante, mas provavelmente está detonando o seu couro cabeludo - e de diferentes maneiras:


Primeiro: a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, responsáveis pela produção da oleosidade, que trabalharão mais que o normal. Já o excesso de água decorrente da lavagem diária vai retirar a oleosidade natural, estimulando as glândulas a trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo.

O resultado é o aspecto engordurado em dobro, que pode obstruir os poros que dão passagem ao fio de cabelo, e, consequentemente, dificultar a distribuição dessa oleosidade.

Para evitar o desastre, recomenda-se que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25 graus e, preferencialmente em dias alternados. Assim você evita os desgastes causados pelo excesso de água, sem permitir o acúmulo de sujeira. "No caso de cabelos muito oleosos, se não der para intercalar as lavagens, é fundamental respeitar a temperatura da água, que deve ser de morna a fria", aponta  Dal Bello. 


Enxágue bem

O acúmulo de produtos na raiz dos cabelos também pode entupir os poros (folículos pilosos) do couro cabeludo, que é por onde o fio de cabelo sai, prejudicando a nutrição dos fios. "Isso acontece comumente com os produtos do tipo "2 em 1", que agregam xampu e condicionador numa só fórmula", explica.

Em geral, as pessoas não retiram totalmente esse produto do cabelo, e os resquícios acabam se acumulando no couro cabeludo. Mas o problema pode acontecer com qualquer outro produto. O especialista recomenda que condicionadores e cremes não sejam aplicados diretamente na raiz e que o xampu seja muito bem retirado após a lavagem.


Produtos químicos

Escova progressiva, definitiva, permanente e qualquer outro procedimento químico pode detonar os fios. O mesmo perigo corre o couro cabeludo. Esses produtos são ácidos e por isso podem queimar o couro cabeludo e gerar descamação.  Pensando nisso, o cabeleireiro e químico Marcos Dal Bello, também conhecido como ‘Dr. Cabelo’, criador da técnica de alisamento Bello Liss, feita com 100% de produtos naturais, como o tutano de boi, criou uma lista com hidratações que podem (e devem) ser feitas em todos os tipos de cabelo e ajudam a fortificar  e reparar os fios dos danos do dia a dia.

De acordo com Dal Bello, ir ao salão tratar as madeixas é fundamental, mas ter um cuidado diário faz toda a diferença na hora de ter aquelas cobiçadas madeixas de modelos. "Conto com um microscópio que aumenta o fio em 300 vezes e, através disso, consigo ver as principais deficiências do cabelo e quais vitaminas faltam nele. É importante ir ao salão para tirar todas as dúvidas, mas é essencial que todo mundo matenha os cuidados em casa também e essas hidratações ajudam muito"  contou.

Ainda de acordo com o especialista, é importante que as pessoas comecem a se interessar pelo uso de produtos naturais, pois muitas químicas podem afetar até mesmo a saúde. “Quando entrei na faculdade de química decidi fazer um alisamento que fosse natural e não gerasse problemas de saúde. Esse já é meu trabalho há 30 anos e ver que as pessoas estão se importando de verdade com a saúde e a beleza é muito gratificante para mim”, afirmou.


Caspa (Dermatite Seborréica)

Antes de qualquer dica, é impressindivel que se procure um médico em casos de dermatite. É a mais comum das doenças do couro cabeludo, popularmente conhecida como caspa e se caracteriza por uma oleosidade excessiva (seborreia) no couro cabeludo, juntamente com inflamação e descamação.

A inflamação, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deixa o couro cabeludo vermelho e sensível. Já a descamação forma crostas que, quando removidas, podem causar ferimentos no couro cabeludo. 
É geralmente associada ao estresse e fungos. O tratamento é feito com shampoos específicos anti-inflamatórios, antifúngicos, e normalizadores da descamação ou, todos associados, dependendo da gravidade. Para evitar a caspa, o ideal é enxaguar os cabelos com água morna ou fria e jamais dormir de cabelo molhado.


Shampoo de Cebola: Receita para lavar os cabelos e não usar produtos quimicos. 

Ao ver o nome “shampoo de cebola“, talvez a primeira questão que surge na cabeça do leitor é: será que isso funciona mesmo? Então, vamos ao esclarecimento: de acordo com as pessoas que já testaram o shampoo natural caseiro, a dica realmente funciona para problemas como queda de cabelo e presença de caspas e oleosidades. Além disso, a receita também funciona para deixar o cabelo mais limpo e com mais brilho.

Sabe por que o shampoo de cebola funciona? Porque a cebola é um ingrediente que contém propriedades que fazem bem ao cabelo, como é o caso do enxofre, dos minerais, do magnésio, do potássio, do cálcio e dos nutrientes e vitaminas. Além disso, a cebola é um ingrediente que também possui propriedades medicinais, como antiqueda, anti-caspa, anti-fungal, antibacteriano, alivia a irritação do couro cabeludo e é um anti-resíduo natural.

Dal Bello esta desenvolvendo um shampoo especial de cebola, para pacientes no setor de Oncologia de um hospital em São Paulo. 

Receita: 

*300 ml do shampoo de sua preferência (preferencia para sem sal, PH neutro)
* 1 cebola inteira

Modo de Fazer
1) Coloque o shampoo dentro de um pote (para poder misturar);
2) Pique a cebola inteira em pedaços pequenos (ou coloque no liquidificador);
3) Misture os dois ingredientes;
4) Deixe a mistura descansar por, pelo menos, 10 dias para utilizar o shampoo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados