Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Campanha identifica o tipo sanguíneo em ação popular



Junho Vermelho em parceria com o Senac Tiradentes realiza exame gratuito nessa sexta-feira


Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Tem muita curiosidade em descobrir, mas não sabe como? Para responder a essa pergunta, a campanha Junho Vermelho, em parceria com o Senac Tiradentes, promove nessa sexta-feira, 23 de junho, o exame de tipagem sanguínea, gratuitamente. 

Neste dia, alunos do curso de técnico em hemoterapia da unidade, supervisionados por professores, realizarão testes para determinar o tipo sanguíneo daqueles que passarem pelo saguão do Senac Tiradentes. 

Para a realização do exame é necessária apenas a coleta de uma pequena amostra de sangue e o resultado fica pronto em apenas 30 minutos. Não há qualquer contraindicação para realizar esse procedimento. 

Procedimento:
Após a coleta, o sangue é colocado em uma centrífuga, que separa as hemácias do plasma. Após a aplicação de um antissoro, o profissional poderá identificar qual é a tipagem daquela pessoa. O exame reconhece os quatro tipos sanguíneos existentes: A, B, O ou AB, e se o indivíduo é RH+ ou RH-. 

Os testes serão realizados das 8 da manhã ao meio-dia. A expectativa é de que 400 pessoas descubram seu tipo sanguíneo nesta ação. Para participar, basta ir até o local. O exame é gratuito e não precisa de inscrições prévias. 



SERVIÇO:

Ação identifica o tipo sanguíneo da população
Data: 23 de junho (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Av. Tiradentes, 822 – Luz (Senac Tiradentes)
Aberto à população – gratuito


Tipos sanguíneos da população brasileira

Considerados doadores universais, os portadores do tipo O- são muito procurados pelos hemocentros por serem, frequentemente, utilizados em caso de emergências médicas. O baixo número de brasileiros com este tipo torna o sangue tipo O- ainda mais desejado nos hemocentros: apenas 7% da população brasileira se enquadra nesta tipagem.

Tão ou ainda mais difícil de ser encontrado que o anterior, o sangue do tipo AB- é visto em apenas 1% dos brasileiros, no entanto o sangue AB é o chamado receptor universal, uma vez que pode receber de todos os demais (A, B ou O) com o mesmo fator RH. Em seguida aparecem os grupos de sangue B- (2%), AB+ (3%), A- (6%) e B+ (9%).

Mais comuns entre a população nacional, os sangues A+ e O+ são encontrados em 36% e 37% dos brasileiros, respectivamente.


Sobre o Junho Vermelho 

Organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue, a campanha Junho Vermelho teve início no dia 1o e acaba dia 30 deste mês. A iniciativa, criada em 2014, visa estimular a doação de sangue durante os meses de inverno, quando há grandes quedas nos hemocentros, devido as férias escolares e as doenças provenientes das baixas temperaturas. 

O Junho Vermelho tem parceria com mais de 20 instituições públicas e privadas, e anualmente incentiva a doação por meio da iluminação de edifícios na cor vermelha, além de disseminar conteúdos informativos em todo o Brasil por meio de seus apoiadores. 


Sobre o Senac Tiradentes

É especialista em cursos de saúde e oferece infraestrutura especializada que auxilia a formação de profissionais e conta com laboratórios de enfermagem, hemoterapia, óptica, farmácia, diagnóstico por imagem, clínica odontológica, salas de aula multimídia e biblioteca especializada, além de equipamentos tecnológicos de última geração que permitem ao aluno vivenciar situações reais do mundo do trabalho. 

Só na área de hemoterapia, a unidade oferece quatro opções de cursos, em três modalidades: são 2 cursos livres - Coleta de Sangue em Hemoterapia: Doador e Paciente e Técnicas Laboratoriais em Imunohematologia Avançada: Resolução de Casos Complexos e Controle de Qualidade em Hemocomponentes; 1 curso técnico - Técnico em Hemoterapia; e 1 curso de pós-graduação em Hemoterapia. Todos com inscrições abertas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados