Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A verdade nua e crua sobre os alimentos com propriedades “românticas”





A nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet, preparou um guia alimentar sobre alimentos afrodisíacos, além de uma sugestão completa de cardápio, entrada, prato principal e sobremesa, para o jantar de Dia dos Namorados. Receitas com ingredientes com propriedades “românticas”, mas sem enfiar o “pé na jaca”.




Há diversas lendas com nomes importantes da história da humanidade sobre a eficácia dos alimentos afrodisíacos, como Cleopatra e Macro Antonio, que dizem que as uvas eram as responsáveis por tanto desejo. Os alimentos que supostamente aumentam o desejo sexual ou desempenho (ou afrodisíacos) fazem parte da nossa tradição cultural (e os flertes de sábado à noite) por milênios. 

O chocolate e a pimenta vermelha, por exemplo, são avaliados pelos efeitos fisiológicos que promovem, como excitação ou euforia, que supostamente reproduzem os sinais de paixão. Outros alimentos são apreciados pelo formato e textura eróticos (como as bananas e ostras). Embora a base científica desse fato seja escassa, os efeitos psicológicos (saber que um alimento é tido como afrodisíaco) é muito importante.

Nós associamos comida com amor. Preparar o jantar para alguém mostra que existe cuidado e compromisso, o que deixa os apaixonados predispostos aos sentimentos positivos. Outra sugestão são as opções interativas, como o fondue, ou pratos para comer com as mãos. E se nada disso funcionar, sempre haverá o chocolate, um doce cujas associações psicológicas com imoralidade e pecado são de fato um atalho para a sedução.

Está pronto para começar? Confira alguns afrodisíacos e formas saudáveis de usá-los no jantar romântico do Dia dos Namorados:

·Ostras: São ricas em zinco e acredita-se que têm um efeito positivo para a libido dos homens. Retire as conchas, depois as arrume em uma travessa com gelo picado e sirva com molho light: misture com vinagre de arroz, gengibre e cebolinha picados e um pouco de suco de limão.
·Lagosta: É uma opção cara, cujo custo vale a pena. Se você não aprecia esse crustáceo, retire a carne antecipadamente, misture com manga, cebola roxa e molho light. Coloque a carne temperada em conchas de alface e tenha um lanche delicioso para comer usando as mãos.
·Aspargos: A sabedoria popular diz que tamanhos sugestivos levam as mulheres à loucura. Combine com cogumelos e açafrão para ter um risoto maravilhoso (lembrando-se de não colocar manteiga ao final do preparo). Para dar mais sabor ao prato, faça um purê com a metade dos caules (e não com as pontas) com uma xícara do caldo do cozido. Uma opção para os dias de folga: Unte os aspargos com óleo em spray, grelhe até dourar, adicione sal, raspa de limão e salsa picada.
·Pimentas vermelhas: Certamente, elas causam calor e fazem qualquer um suar. Prepare um molho apimentado para passar nos pedaços de pão sírio; esse petisco é uma excelente opção para saborearem juntos, um colocando um pedaço na boca do outro. Outra opção é colocar uma colher desse molho em cima de um peixe de carne branca assado ou nas iscas de peito de frango para ter uma opção de prato principal. Basta cortar as pimentas frescas ou reidratadas (use luvas) e misturar com tomates, cebolas e coentro.
·Chocolate: Contém o estimulante potencial de mudança de humor chamado feniletilamina, que é indicado para aliviar os sintomas de depressão (já diziam os astecas). Não é preciso tanto, basta cozinhar as bandas de peras com água e açúcar e depois regar com calda de chocolate pronta é elegante e agradável. Por outro lado, quebre uma barra de chocolate de boa qualidade para saborear com damascos e figos secos.
·Morangos: Eles são suculentos (faz com que você passe a língua nos lábios a toda hora). Prepare tortas individuais fazendo camadas de morangos picados e ricota light, cobrindo com essência de amêndoas. Ou simplesmente, regue com um bom vinagre balsâmico.

Tenha as dicas a seguir em mente para esquentar o clima ainda mais:

·Seduza com pequenos pratos: Beliscar em uma bandeja de petiscos é mais sugestivo do que preparar um bife grelhado com um acompanhamento qualquer.
·Cometa uma extravagância: Permita-se gastar um pouco mais com ingrediente sofisticado para essa ocasião especial. Você pode comprar um belo salmão, ou um vinagre balsâmico mais caro.
·Convide seu (sua) parceiro (a): Ficar no fogão sozinho, não é muito sexy, convide seu amor para ir às compras e cozinhar com você.

Receitas:



Entrada:

Vagens assadas com amêndoas e pimenta



Porções: 4
Tempo total: 27 min      
Dificuldade: baixa

Na maioria das vezes, simplicidade é o melhor. Apenas alguns temperos acentuam maravilhosamente o sabor das vagens.



Ingredientes:

3 c.c. de azeite de oliva
4 xíc. de vagens cortadas
1 dente de alho picado
½ c.c. de sal
1 pimenta dedo-de-moça, cortada em tiras finas
2 C.S. de amêndoas, partidas


Modo de Fazer:

Preaqueça o forno a 220°C.
Misture o azeite de oliva com as vagens e o alho e tempere com o sal. Misture a pimenta e as amêndoas.
Arrume as vagens em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno para assar, por aproximadamente 10 a 15 minutos, mexendo pelo menos uma vez na metade do tempo de cozimento.
Retire do forno e sirva quente. Cada porção equivale a 1 xíc.

DICA
Esse é um prato que acompanha perfeitamente carne ou frango grelhados. Se preferir, retire as tiras de pimenta antes de servir.





Prato principal:

Medalhão de mignon com molho de vinho tinto



Porções: 2
Tempo total: 28 min      
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

3 jatos de óleo spray
½ c.c. de sal
½ c.c. de pimenta-do-reino
500g de filé mignon, cortados em 3 medalhões
6 C.S. de vinho tinto
1 c.c. de manteiga sem sal


Modo de Fazer:

Preaqueça o forno a 200°C. Unte uma assadeira com um pouco de óleo spray.
Aqueça em fogo médio uma frigideira untada com óleo spray.
Tempere os medalhões com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver quente, coloque a carne e cozinhe, sem virar, por 5 minutos. Vire com o auxílio de uma espátula e cozinhe por mais 6 minutos.
Retire os medalhões da frigideira e coloque na assadeira. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais 10 minutos.
Enquanto isso, coloque o vinho na frigideira e aumente o fogo. Deixe reduzir a metade do líquido e então adicione a manteiga. Cozinhe, mexendo, até que ela derreta.
Retire a carne do fogo e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar. Cada porção equivale a 1 medalhão e 1 C.S. de molho.

DICA     
Sirva acompanhado de legumes no vapor ou purê de batatas. Experimente um pouco de mostarda Dijon por cima.






Sobremesa:

Trufas de chocolate com café


Porções: 16
Tempo total: 10 min
Dificuldade: baixa

Ingredientes:

200g de chocolate meio-amargo picado
3 C.S. de manteiga sem sal light
1/3 xíc. de creme half-and-half (veja dica)
2 c.c. de café instantâneo em pó
1/3 xíc. de cacau em pó


Modo de Fazer:

Coloque o chocolate e a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo até derreter. Retire a panela do fogo, acrescente o creme half-and-half e o café em pó e misture até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 3h, até ficar firme.
Coloque o cacau em pó em um prato. Passe um pouco do cacau nas mãos. Faça bolinhas com o auxílio de uma colher e passe no cacau em pó. Enrole em papel de seda se desejar. Você pode manter essas trufas na geladeira por até uma semana. Cada porção equivale a 2 trufas.

DICA
Para o creme half-and-half, misture ½ xíc. de leite desnatado e ½ xíc. de creme de leite light, até obter um creme homogêneo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados