Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

6 perguntas e respostas sobre gestão empresarial



Entre os meses de fevereiro e março de 2017, mais de sete milhões de negócios foram formalizados no Brasil, de acordo com levantamento divulgado pelo SEBRAE. Desse número, 78% acredita que a formalização contribui para vender mais. “Profissionalizar o negócio, sem dúvida, é um dos melhores caminhos para que ele prospere”, afirma o diretor da Zipline, Deivison Alves Elias.

Com mais de 10 mil clientes atendidos em todo o país, entre microempreendedores e pequenas empresas, Elias defende que a gestão empresarial é a melhor maneira de comandar o negócio. “Ter informações reais e saber a exatidão de cada uma delas é fundamental para a saúde da empresa e, principalmente, para a tomada de decisões”, explica.

Para ajudar microempreendedores a entenderem a importância da gestão empresarial em seus negócios, confira 6 perguntas e respostas sobe ERP:


1)   Toda empresa precisa de um sistema de gestão empresarial?
Toda empresa necessita do auxílio de um sistema de gestão empresarial para ajudar no gerenciamento do negócio. É muito mais fácil fazer o controle das atividades realizadas pela empresa com a automatização proporcionada por um sistema do que fazer esse processo manualmente em uma planilha ou uma agenda, sem contar que a chance de erro é muito menor, além da facilidade de acesso as informações da empresa por mais de uma pessoa.


2)   Como identificar qual a melhor solução de ERP para um negócio?
A falta de um sistema de gestão aponta várias falhas, desde um controle de estoque com contagem incorreta, falta de conhecimento das contas a pagar e a falta de conhecimento do fluxo de caixa. A ausência de um sistema ERP cria estas e outras falhas, que geralmente podem ser identificadas através de análise, consultoria ou uma simples reunião do quadro de sócios.


3)   Porque uma empresa precisa informatizar sua gestão empresarial? Quais serão os benefícios diários que ela pode ter?
Os benefícios que a informatização pode trazer para as empresas são muitos. A automatização dos processos de controle financeiro, de estoque, controle de compras e vendas pode economizar tempo dos colaboradores e fazer com que a empresa possa focar exclusivamente nas atividades do seu negócio, já que um sistema ERP cuida do gerenciamento e documentação das atividades.


4)   Com um sistema ERP, a empresa pode se tornar mais competitiva? De que maneira?
Com a organização dos processos de controle financeiro, a empresa pode fazer uma mensuração muito mais detalhada dos resultados que estão sendo obtidos, se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado mês, se as vendas aumentaram ou decaíram, quais são os gastos que a empresa teve e onde é possível cortar esses gastos, etc. A mensuração de resultados proporcionada por um sistema de gestão empresarial indica caminhos para a empresa seguir, de forma a otimizar os seus resultados.


5)   Quais podem ser as melhores práticas para uma gestão empresarial eficiente?
Organização, pois uma empresa organizada, com o adendo do sistema ERP tem controle total de tudo o que passa da empresa. Além disso, entra também a inovação. A empresa que continua a se reinventar, toma a liderança quando trata-se de demanda do mercado.


6)   Quais são as principais características que faz um sistema de ERP ser eficiente?
Simplicidade. Um software se torna cada vez mais útil quando mais pessoas podem e conseguem usá-lo dentro da organização. Se for difícil e burocrático, pode haver resistência por parte dos colaboradores. Antes de tudo deve haver adesão dos colaboradores e compreensão sobre a importância do ERP no dia a dia da empresa.





Deivison Alves Elias - diretor executivo com 16 anos de experiência em sistemas de gestão empresarial. Está a frente da Zipline, empresa responsável pelo eGestor – sistema ERP com mais de 10 mil micro e pequenas empresas atendidas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados