Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de junho de 2017

5 bons motivos para rir no trabalho listados por um consultor organizacional



Não é novidade para ninguém que os brasileiros são bem-humorados e adoram uma boa piada.Segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017, anualmente desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está em 22º lugar na lista dos países mais felizes do globo. 

A posição brasileira no ranking não é novidade, pois os brasileiros possuem uma capacidade notável de fazer piada sobre tudo e de ver o lado positivo das mais diversas situações – inclusive, naquelas vivenciadas no ambiente corporativo. 

Afinal, a maior parte do tempo é gasta no trabalho e o bom humor não poderia ficar de fora disso. “O convívio amistoso e a diminuição do estresse na rotina dos profissionais podem ser incentivados por meio do riso, que além de fazer bem para a saúde, também ‘quebra’ o gelo de qualquer ambiente”, afirma Paulo Aziz Nader, consultor em desenvolvimento organizacional da 22 Human Capital (ww.22humancapital.com).

O consultor dá cinco razões pra rir à toa no ambiente profissional:


Para passar mensagens ou ‘quebrar’ feedbacks negativos

O humor é um lubrificante social, já diz o ditado. Por isso, usá-lo para se fazer entender nas entrelinhas ou para dar algum feedback sutil pode ser muito efetivo. Quando bem utilizada, uma pitada de humor sutil pode garantir que você se faça entender e, em troca, recebendo menor resistência da pessoa que está recebendo o seu feedback negativo. Em ambientes abertos e coletivos, essa pode também ser uma ferramenta para evitar que a pessoa que está recebendo a mensagem se sinta mal (desde que usada com bom senso).

Segundo Nader, “rir de si mesmo também é importante para mostrar humildade e abertura à criticas”. Por isso, líderes e gestores: caprichem no sorriso!


Para evitar o burnout

Ninguém está livre do estresse e das pressões do mundo corporativo. E, apesar de cada um viver essas questões de maneira distinta, o riso pode ajudar a todos.  Afinal, rir alivia a tensão, relaxa os músculos e estimula a produção de hormônios que combatem o estresse, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia, além de colaborar para uma sensação de bem-estar. 

“Outro benefício do humor é que ele pode colocar algumas coisas sob diferentes perspectivas, ajudando no discernimento correto de cada um dos nossos desafios”, detalha o especialista.


Para fugir do isolamento

É fato: somos seres sociais. Por isso, isolamento no trabalho não apenas gera insatisfação pessoal, mas pode ser um mal sinal para o seu chefe – afinal, trabalhar em equipe é uma virtude esperada pelas organizações, como indicam as habilidades socioemocionais, como empatia e habilidade para trabalhar em grupo, que vêm sendo adotadas em grades curriculares de universidades privadas como Kroton Educacional, Insper e Albert Einstein. Mas, o que o riso tem a ver com isso? Tudo!

“É muito difícil rir sozinho. O riso normalmente é compartilhado e ajuda a criar laços mais sólidos com quem ri com você. Nesse contexto, o humor irá ajudar o profissional na sua relação com os colegas de trabalho, impactando positivamente no resultado de todos”, explica o consultor organizacional.

Afinal, sozinhos vamos mais rápidos, porém, juntos vamos mais longe. 


Para pensar “fora da caixa”

O humor está diretamente ligado à criatividade. E é por isso que aquele seu amigo mais criativo é também o que mais te faz rir. A boa notícia é que isso pode ser treinado! Fazer piadas ou rir de situações diversas desenvolve associações diferentes na sua mente. Segundo Paulo Aziz Nader, isso fará você ver as coisas por outras perspectivas, o que lhe permitirá tomar melhores decisões no futuro.


Porque a vida é uma só!

Passamos a maior parte do nosso dia produtivo no trabalho. Se não temos o privilégio de fazer aquilo que gostamos, rir vai nos ajudar a gostar mais daquilo que fazemos. “De quebra, rir também vai te fazer uma pessoa mais feliz”, detalha o consultor da Leverage Coaching. A sua vida agradece!






Paulo Aziz Nader - atua como consultor no setor de desenvolvimento organizacional com a 22 Human Capital criando programas de desenvolvimento executivo, de liderança e de gestão de talentos para empresas de diversos portes e segmentos É também Coach profissional, certificado pelo Integral Coaching Canada™, pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e pela International Coach Federation (ICF) da qual é membro afiliado. Bacharel em Administração de Empresas e gestão internacional de negócios pela ESPM e mestrando em desenvolvimento organizacional pelo INSEAD (Fontainebleau), tem em seu currículo passagens por empresas de grande porte como Microsoft e Facebook. Possui extensões em Leadership & Management pela Harvard University e em Change Management pelo MIT Sloan; é membro afiliado do Institute Of Professional Coaching (IOC), órgão afiliado à Harvard Medical School; e membro convidado da International Society for the Psychoanalytic Study of Organizations (ISPSO). www.22humancapital.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados