Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Nutrigenética - A ciência a favor do peso ideal



Manter o peso e a dieta ideal é o sonho de quase todas as mulheres. Pois saiba que hoje, com a ajuda da ciência da Nutrigenética, não só é possível otimizar o equilíbrio nutricional da dieta como também saber previamente o risco de desenvolver determinadas doenças. “Por meio do mapeamento genético são identificadas alterações que interferem na maneira como o corpo responde as atitudes. E isso inclui a alimentação e o padrão de exercícios. O objetivo do teste é identificar certos fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação e influenciadas pela predisposição genética, como a obesidade, dislipidemias e intolerâncias nutricionais”, explica a Dra. Regina Lucia Moraes Teixeira.

Para realizar o exame é necessário somente que o paciente não tenha ingerido alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta de mucosa bucal, que é feita em laboratório. O resultado, que demora cerca de 40 dias úteis para ficar pronto, consegue mostrar variações genéticas que podem sugerir maior ou menor risco para o desenvolvimento de doenças. Entre as análises que podem ser feitas estão os genes relacionados à obesidade; risco do desenvolvimento de Diabetes Melitos 2; metabolismo de vitaminas; intolerância ao glúten; intolerância a lactose; metabolismo da cafeína; hipertensão arterial sistêmica; metabolismo da vitamina D; modulação da resposta inflamatória e regulação do metabolismo lipídico. “Conhecer o perfil genético nos dá possibilidade de fazer uma abordagem personalizada para reduzir e manter o peso ideal, além de reduzir o risco de doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética. E conhecer as tendências genéticas pode nos ajudar a realizar mudanças positivas no nosso cotidiano, promovendo assim, maior qualidade de vida”, explica a dra. Regina. 





Dra. Regina Lucia Moraes Teixeira - nutricionista da Clínica Genics e pós-graduada em Nutrição Funcional.  A especialista é Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional, da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e da Associação Paulista de Nutrição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados