Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Com enfoque em arte e cultura, Consulado Geral lança o Experimenta Portugal ’17



Iniciativa traz uma série de eventos à capital paulista nos próximos meses


Brasil e Portugal passam por um momento de intenso redescobrimento, e o intercâmbio na vertente das artes e da cultura é um dos seus focos principais. Neste contexto, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo abre o Experimenta Portugal ’17, a terceira edição da iniciativa que visa estreitar ainda mais os laços entre as duas nações na maior cidade de língua portuguesa do mundo, que é São Paulo.

“Acredito que estamos vivendo um momento único que o Experimenta Portugal ’17 procura testemunhar e celebrar, fomentando ainda mais o período de intercâmbio e intimidade criativa entre agentes culturais de várias gerações entre os dois países, a partir de São Paulo”, diz Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal. “Das artes plásticas ao fado, da gastronomia à literatura, o foco é revelar esta crescente afinidade ”.

O Experimenta ’17 é uma chancela que reúne as principais atividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se comemora a 10 de junho, este ano com a presença de importantes autoridades portuguesas na capital paulista.


Música

Com uma programação diversa, o Experimenta traz eventos a partir do dia 21 de maio, com o show do fadista Camané, no Theatro Municipal, que encerra a Virada Cultural, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o Consulado Geral de Portugal.

Quem também marca presença no Experimenta é a cantora Gisela João, que esteve presente na primeira edição do evento e retorna. Desta vez, ela se apresenta no Theatro Municipal em um concerto oferecido à comunidade portuguesa e à cidade de São Paulo no dia 10 de junho. O concerto será beneficente e toda a renda de bilheteria será revertida para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.

Ainda no campo da música, e também no Theatro Municipal, o renomado maestro José Eduardo Martins apresenta um recital de piano com composições brasileiras e portuguesas no dia 28 de junho, encerrando a programação musical do Experimenta.


Exposições

O dia 11 de junho marca a abertura de duas exposições: na Sala Fernando Pessoa, o Consulado inaugura a mostra "Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves", que traz obras do artista e poeta português Ernesto de Melo e Castro, presentes na Coleção da Fundação Serralves (Porto). A exposição enfoca sua produção em poesia experimental, produzida no contexto do pós-guerra, entre as décadas de 1950 e 1970, e fica aberta ao público até dia 5 de agosto.

Também no dia 11 de junho, a Pinacoteca do Estado dá início à exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca”, com parte do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, um dos mais antigos de Portugal, que fica no Palácio das Carrancas, no Porto.

Já entre os dias 10 e 12 de junho, a programação inclui o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que consiste em um programa de ações culturais, entre conferências, debates, música, literatura e visitas a museus-casas na capital paulista.


Vinhos e bondinho

A gastronomia também está presente no Experimenta Portugal. De 9 a 11 de junho, acontece no Shopping JK Iguatemi o Vinhos de Portugal, evento que traz aos visitantes a oportunidade de degustar vinhos portugueses de 64 produtores, que apresentarão mais de 400 rótulos, além de atividades paralelas como harmonizações e cursos.

O evento Vinhos de Portugal vai ter a presença do bondinho elétrico “Prazeres 28”, cartão-postal de Portugal, que proporciona uma viagem interativa pelas ruas de Lisboa. A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária lusa, preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.

Além do evento no JK Iguatemi, o bonde tem parada marcada no Viaduto do Chá entre os dias 13 e 23 de junho. Durante este período o “Prazeres 28”, fica em exposição gratuita. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza de um país verdadeiramente autêntico e genuíno.  Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.



Literatura e educação

A programação do Experimenta ainda inclui a palestra “Literatura, imaginação e realidade”, do premiado escritor português Gonçalo M. Tavares, no dia 23 de junho, na Unibes Cultural, em parceria com o Prêmio Oceanos. A apresentação aborda dois romances do autor sob a perspectiva da linguagem, da política e da relação da literatura contemporânea com a história do século XX.

O Experimenta também estará presente na cerimônia de premiação do Encontro Internacional para a Liderança em Engenharia (EILE), iniciativa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) que proporciona uma experiência internacional para os alunos e promove o desenvolvimento de projetos de engenharia.


PROGRAMAÇÃO

21/05 – Show do fadista Camané (Theatro Municipal)
09/06 a 11/06 – Vinhos de Portugal (Shopping JK Iguatemi)
10/06 – Concerto de Gisela João (Theatro Municipal)
10/06 a 12/06 – XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas
11/06 a 05/08 – Exposição “Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves” (Consulado Geral de Portugal)
11/06 a 16/10 –  Exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca” (Pinacoteca do Estado)
13/06 a 23/03 – Exposição do Bondinho “Prazeres 28” (Viaduto do Chá)
23/06 – Palestra “Literatura, imaginação e realidade” (Unibes Cultural)
28/06 – Recital de piano de José Eduardo Martins (Theatro Muncipal)
Data e local a definir – Encontro Internacional para a Liderança em Engenharia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados