Pesquisar no Blog

domingo, 16 de abril de 2017

Otorrinolaringologista ensina alguns cuidados para manter a voz saudável



Por meio de ações simples indivíduo consegue evitar rouquidão ou o desgaste vocal 


No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. A data tem como objetivo alertar as pessoas sobre os cuidados com essa estrutura e conscientizá-las sobre as principais doenças que podem acometer a região das cordas vocais. Assim como outras estruturas do corpo, a voz também merece cuidados, já que ela tem relação direta com a idade, emoção, profissão e hábitos do dia a dia. 

De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, Dra. Luciane Mello, alguns cuidados são essências para manter a voz saudável, principalmente para as pessoas que a usam como instrumento de trabalho. “Sintomas como garganta coçando, dificuldades para falar, rouquidão por mais de duas semanas ou desconforto na região do pescoço são sinais de que é necessária uma visita ao especialista”, destaca Luciane.

Sintomas que, inicialmente parecem simples para as pessoas, podem levar ao diagnóstico precoce de algumas doenças, como o câncer de laringe, aumentando as chances de cura quando descoberto ainda no estágio inicial. “Alguns hábitos como a automedicação pode mascarar o diagnóstico de outras patologias. Por isso, o importante é sempre procurar ajuda médica”, finaliza a especialista.

Abaixo, confira algumas dicas para manter a sua voz saudável:


1.    Evite o fumo: esse vício pode causar irritação na laringe e diminuir a potência da sua voz;

2.    Beba água: a hidratação é essencial para essa estrutura;

3.    Cuide das vias respiratórias: manter uma boa respiração contribui para a melhora da voz;

4.    Não beba álcool em excesso: isso diminui a sensibilidade da região;

5.    Não grite ou sussurre: em ambos os casos se exige um esforço maior da voz;

6.    Evite permanecer muito tempo em ambientes com ar-condicionado: o aparelho pode atuar no ressecamento das mucosas e prejudicar as pregas vocais;

7.    Coma maçã: a fruta ajuda na saúde vocal.






Dra. Luciane Mello - Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono, é médica Responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados