Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de março de 2017

OBESIDADE E FERTILIDADE MASCULINA: UM ALERTA



A obesidade, acumulo excessivo de gordura corporal no individuo, é a patologia mais comum das doenças em todo mundo e vem sendo caracterizada como verdadeira epidemia mundial.  Questão de saúde pública, também preocupa em matéria de reprodução, porque associamos obesidade a alterações testiculares afetando a produção hormonal e de espermatozoides.
Parâmetro comum de avaliação da obesidade, o índice de massa corpórea (IMC), é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. Índices acima de 25 indicam em adultos, sobrepeso e acima de 30, obesidade. Atualmente contamos oitenta e dois milhões de brasileiros com sobrepeso e um, em cada cinco homens, com obesidade.

As consequências e interfaces da obesidade na fertilidade masculina, estudadas  hoje de forma cuidadosa,  revelam dados alarmantes.  Um trabalho conjunto, com a participação do nosso grupo (Fertility Medical Group), publicado na revista  Human Reproduction Update,  investigou 13.077 homens da população geral , numa  coletânea  de 21 estudos multicêntricos de vários países  e mostrou  que a probabilidade de alteração seminal nos homens com sobrepeso aumenta em 11%  e,  nos obesos,  aumenta 28%.

Na obesidade mórbida (IMC > 40), situação cada vez mais presente em nossa população, dobra a probabilidade de diminuição da motilidade e do número de espermatozoides e, ainda, triplica a probabilidade do homem apresentar azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado).
As cirurgias antiobesidade, como as bariátricas, embora eficientes no tratamento da obesidade mórbida e controle do peso em longo prazo, podem ser procedimentos deletérios à fertilidade, pois a qualidade seminal, já muitas vezes alterada em razão do excesso de peso, pode piorar ainda mais a função testicular e a capacidade fértil.

Uma boa dica é fazer uma avaliação seminal criteriosa antes de qualquer tratamento para obesidade, em especial da cirurgia bariátrica, para possibilitar a preservação da fertilidade com terapias adequadas, incluindo o congelamento dos espermatozoides.






Um comentário:

  1. Meu parceiro e eu estamos tentando por um bebê há mais de sete anos, nós estávamos indo para uma clínica de fertilidade por anos antes de alguém ter me contado para entrar em contato com esse conjurador de feitiços que é tão poderoso chamado Templo de Agbazara para ele me ajudar a obter o prenant, E eu Fico feliz por termos contatado DR.AGBAZARA, porque a gravidez que ele soletrava nos colocou à vontade e acredito honestamente nele, e seus poderes realmente nos ajudaram também, agradeço por tudo o que ele fez. entre em contato com ele por e-mail em: ( agbazara@gmail.com ) ou ( WHATSAPP; +2348104102662 ) se você está tentando obter um bebê, ele tem poderes para fazê-lo.

    ResponderExcluir

Posts mais acessados