terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Reaproveite materiais escolares de forma consciente




Sustentabilidade e meio ambiente são assuntos que estão presentes no nosso cotidiano. A Mercur compreende sustentabilidade como uma atitude responsável e uma constante descoberta sobre como atuar minimizando os impactos negativos sociais e ambientais e ampliando os impactos positivos. Pensando nisso, recentemente a Mercur modificou as embalagens da sua linha de Educação com o intuito de se aproximar mais das pessoas e despertar reflexões sobre algumas ações do cotidiano. “Repensar nossas práticas cotidianas se torna fundamental para vivermos de forma mais equilibrada e sustentável. Precisamos evitar o desperdício que, assim como está escrito em um dos materiais de comunicação da empresa, ‘é tudo aquilo que não precisa levar na mochila’”, declara Marcia Murillo, pedagoga da empresa Mercur.

A partir do mês fevereiro, muitas escolas estarão retornando a vida escolar. Este é o momento de pais, crianças e adolescentes escolherem os materiais escolares que mais se adequam as suas necessidades. É importante refletir antes da compra e substituir atitudes consumistas por atitudes responsáveis.
 

Confira algumas dicas que podem auxiliar nesta escolha:



1) Cadernos com capas lisas
Você já viu que cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens? O que você acha de fazer o seu caderno para este ano escolar? Você pode personalizar seus cadernos com fotos, recortes de revista e desenhos (colados na capa), ou, ainda, encapando-os com tecido e cola. Com certeza seus cadernos serão modelos únicos.


2) Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita
Tudo o que restou em seu estojo do ano passado pode ser testado, limpo e reaproveitado no ano seguinte. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Você pode lavar seus estojos e completá-los com o que estiver faltando. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável. 


3) Canetas hidrográficas secas?
Você pode desmontar a caneta, retirar o refil/carga de dentro dela e deixar de molho na água, separando, se assim desejar, cada cor em um pote diferente. Se quiser guardar a tinta, escolha um pote com tampa e a deixe de molho por algumas horas. Você terá uma tinta muito semelhante a aquarela. Utilize com pincel. 


4) Pastas
Pastas já utilizadas que estão com um aspecto mais gasto, podem ser revigoradas com a colagem de adesivos de sua preferência e serem utilizadas por mais tempo.


5) Mochila e estojos
Você pode comprar desenhos e bordados e aplicá-los em sua mochila ou estojo. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons para agregar o sentido que você desejar a seu estojo ou mochila.


6) Novo caderno
Folhas limpas de cadernos do ano que passou, podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação.


7) Agendas antigas
As agendas podem ser reutilizadas como blocos de rascunho, pois sempre ficam páginas em branco que podem, dessa forma, ser reaproveitadas.


8) Giz de cera com cara de novo
Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços muito pequenos de giz de cera.  Basta separá-los por cores, colocar os pedaços de giz em formas de silicone ou de metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando o giz estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Pronto, você terá novos giz de cera com formatos inusitados e feitos por você.


9) Cuidado com os materiais escolares
Não custa lembrar que cuidar dos materiais ao longo do ano, evitando que caiam no chão, ou deixá-los largados em qualquer lugar, pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos. Isto é uma forma de evitarmos a compra de novos materiais.  Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, reflete em todo o mundo que nos cerca!

Compartilhe nas redes sociais da empresa como foi o seu retorno escolar. Utilize a hashtag #bompratodomundo

e revestimentos.





Mercur
Site da Mercur: www.mercur.com.br
Mercur no Facebook: Mercur Oficial
Mercur no Twitter: @mercuroficial
Mercur no Youtube: Mercur S/A
Mercur no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts
Nas redes sociais, utilize a hashtag: #bompratodomundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário