Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Mesmo sem ir à praia, cuidado com o sol e calor excessivos



De acordo com especialistas, é importante prestar atenção e se cuidar para prevenir situações extremas

Os cuidados básicos com a saúde no verão já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Todos sabem que é importante usar protetor solar e proteger-se do sol. No entanto, além da derme é preciso cuidar do coração.
A Doctoralia, uma das plataformas de referência para tirar dúvidas e descobrir formas de prevenção de doenças, traz algumas orientações de especialistas em dermatologia e cardiologia para se proteger do Sol de maneira adequada e manter o corpo saudável nos dias de calor.  Dra. Damaris Ortolan, dermatologista cadastrada na Doctoralia,  relata que é muito importante o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, tais como frutas e verduras, pois eles também têm o efeito protetor e reparador dos tecidos.
Outro alerta é para a escolha do filtro, que deve ter fator de proteção solar de no mínimo FPS 30 e verificar se este possui "proteção UVA" ou "proteção de amplo espectro". Para pessoas que praticam esportes ou banhistas, também é importante que o protetor solar seja resistente à água. A dose correta do protetor solar é essencial para que o efeito seja completo. Segundo a Dra. Damaris Ortolan, é recomendável que a pessoa utilize duas camadas generosas de protetor solar de 15 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplique a cada duas horas. Ou pode-se optar pelo método da “Colher de chá”:
·         Cabeça, rosto e pescoço: uma colher de chá;

·         Braços e antebraços: uma colher de chá para o lado direito e uma colher de chá para o lado esquerdo;

·         Pernas: duas colheres de chá para o lado direito e dias colheres de chá para o lado esquerdo;

·         Tronco: duas colheres de chá para frente e duas colheres de chá para o dorso.


Excesso de calor
Além da radiação solar, no verão devemos tomar cuidado com as altas temperaturas. O Dr. Rafael Marchetti, cardiologista cadastrado na Doctoralia, alerta que o calor pode afetar muito a rotina e causar incômodos que podem ser evitados a partir da adoção de alguns hábitos.
O calor excessivo pode provocar desidratação, consequentemente a queda de pressão, tonturas, vertigens e insuficiência renal. Episódios de desmaio por conta da diminuição da pressão arterial também são mais frequentes em dias de temperatura elevada, o que interfere no desempenho das pessoas em suas atividades, provocando sonolência e lentidão. "Por isso, o mais  adequado é manter-se hidratado, ingerindo uma quantidade suficiente de líquidos, como água, sucos, chás. É importante evitar bebidas industrializadas e alcoólicas, pois estas podem provocar ainda mais desidratação (perde-se mais água para metabolizar essas bebidas do que o que se ingere)" comenta o Dr. Rafael Marchetti.
Outro ponto a observar é a troca constante de temperatura, entrar em ambientes climatizados e depois enfrentar o calor da rua, pois isso segundo o Dr. Rafael Marchetti pode predispor o organismo a infecções das vias aéreas. "Usar o ventilador  diretamente sobre a pessoa, da mesma forma,  aumenta o risco de infecção das vias respiratórias".
Além disso, o choque térmico predispõe à oscilações excessivas da pressão arterial, o que por sua vez aumenta o risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral.
 


Doctoralia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados