Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Novembro Azul: 6 dúvidas comuns sobre o câncer de próstata



O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, problema que é a segunda maior causa de morte entre homens no Brasil. Para 2016, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que sejam registrados mais de 60 mil novos casos e, infelizmente, acima de 13 mil óbitos decorrentes da doença.

Para desmistificar o assunto, selecionei as seis principais dúvidas dos homens, que também alcançam esposas, mães e filhas. Confira:

O que é o câncer de próstata?
Câncer de Próstata é um tumor maligno originado na próstata - órgão presente somente nos homens.

Que especialidade médica identifica o problema?
O diagnóstico, tratamento e as orientações sobre a doença são feitas pelo médico urologista.

A partir de que idade o homem precisa realmente se preocupar com o câncer de próstata?
No geral, aos 50 anos. No entanto, homens que já tiveram casos da doença na família ou que são da raça negra compõem o grupo de risco e devem começar o rastreamento a partir dos 45 anos, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Urologia.
É preciso rastrear a doença até os 75 anos. A partir dessa idade, o caso deve ser discutido entre paciente e urologista para avaliar a necessidade.

Como prevenir?
Não há como prevenir. O que efetivamente traz benefícios é a detecção precoce. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata pode ser curado em mais de 90% dos casos.

Como é feito o rastreamento da doença e com qual periodicidade deve ser realizado?
O rastreamento é constituído por dois exames. O primeiro é o PSA, uma proteína liberada pela próstata e detectada no sangue. Quando os níveis de PSA estão aumentados, levanta-se a suspeita de alguma alteração na próstata, entre elas, o câncer. O segundo é o exame digital da próstata, o famoso toque retal. É um exame simples, rápido (menos de 10 segundos) e na maioria das vezes indolor, que permite ao médico avaliar a região da próstata com maior incidência de tumores. Quando os dois exames estão negativos, pode-se afastar com bastante segurança a possibilidade de alteração maligna.

O câncer de próstata apresenta algum sintoma?
Na maioria das vezes é uma doença silenciosa e apresenta alguns sintomas somente em estágio avançado. Por isso, o rastreamento é o melhor método para o diagnóstico precoce e tratamento eficaz.




Dr. Thiago Ferreira - urologista da Doktor’s, clínica médica popular localizada na Zona Oeste de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados