Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

IMG realiza a 37ª edição do projeto que identifica e cria uma rede de proteção para as pessoas com deficiência.




Cadê Você?

A próxima edição acontece no dia 17 de setembro, sábado
na Escola David Nasser
Jardim Macedônia
Rua Severiano Cardoso, 280                        


O Projeto Cadê Você?, realizado pelo Instituto Mara Gabrilli,  organiza mutirões nas comunidades mais carentes do Município de São Paulo com o objetivo de criar uma rede de proteção para as pessoas com deficiência. 

 O objetivo é levar informações sobre os principais serviços existentes nas áreas da: especialidades médicas, trabalho, lei de cotas e empregabilidade, esporte, acessibilidade, educação e direito.

 Este será o 37º mutirão do Projeto Cadê Você? que desde 2010 já atendeu mais de 3 mil pessoas, em geral carentes de informações serviços públicos existentes e seus direitos. O projeto oferece orientações para estimulação precoce, reabilitação, apoio social e informações importantes sobre serviços oferecidos na cidade nas áreas de saúde, educação, trabalho, esporte, cultura e direitos.



Mutirão do projeto Cadê Você
Realização: Instituto Mara Gabrilli
Data: 17 de setembro de 2016
Horário: 9h00 às 17h00
Público estimado: 50 famílias de pessoas com deficiência da região.
Informações: contato@img.org.br


 Os Serviços oferecidos pelo Projeto Cadê Você?

Saúde
Distribuição de cartilhas material didático sobre os cuidados com a saúde da pessoa com deficiência | Serviço de informação: sobre instituições, postos de saúde e centros de reabilitação existentes na cidade de São Paulo.

Esporte e Cultura
Serviço de informação: informar a população sobre lugares e programas acessíveis para pessoas com deficiência, encaminhá-las e incentivá-las para a prática esportiva e formação cultural.

 Transporte
Serviço de informação: informar a população sobre ATENDE, linhas de ônibus adaptado, terminais acessíveis, carteira especial, carteira de acompanhante, carteira do idoso.

 Trabalho
Serviço de informação: informar a população sobre o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência, sobre lei de cotas e sobre o centro do cidadão | Centro do Cidadão: registrar currículo de pessoas com deficiência e encaminhá-las às vagas de emprego.

Social
Serviço de informação: informar a população sobre o benefícios sociais, isenção de impostos e garantias específicas para pessoas com deficiência.

Justificativa
A cidade de São Paulo possui aproximadamente 2 milhões de habitantes que moram em comunidades carentes. Conforme orientações da ONU, a estimativa é que cerca de 10% desta população são pessoas com deficiência.

O grau de vulnerabilidade dessa população é muito alto. Acredita-se que há um elevado número de pessoas com deficiência residentes na comunidade, que não são alvo de nenhum tipo de política pública e sofrem o abandono e exclusão social por falta de conhecimento de familiares e vizinhos.

Os movimentos populares que atuam no interior das comunidades carentes encontram enormes dificuldades de atuar com foco nessa população devido ao desconhecimento e preconceito da própria comunidade local. Não existe um número preciso nem qualquer estatística que assegure um perfil e as reais necessidades para inclusão dessa população na rotina da comunidade. É necessário identificar e propor políticas públicas nas áreas de saúde, trabalho, educação, transporte, esporte, cultura, acessibilidade arquitetônica e derrubar as barreiras de atitude.


O projeto Cadê Você? foi idealizado por Mara Gabrilli, fundadora do IMG - Instituto Mara Gabrilli.

O IMG foi fundado em 1997 pela publicitária e psicóloga Mara Gabrilli, que após sofrer um acidente de carro que a deixou tetraplégica decidiu criar o Instituto Mara Gabrilli que tem como missão eliminar as barreiras físicas e atitudinais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em todos os âmbitos sociais visando promover a sua inclusão educacional, econômica, cultural, esportiva, e na defesa de um mundo de acessos universais, sem segregações: um mundo para todos.

Saiba mais sobre o IMG: institutomaragabrilli.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados