Pesquisar no Blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Tabagismo é fator de risco para infertilidade em homens e mulheres



Dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que promove a conscientização sobre os malefícios causados pelo cigarro


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Um único cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e está relacionado com problemas do sistema reprodutivo de homens e mulheres, como impotência sexual, menopausa precoce e infertilidade. Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que, aproximadamente, 10,8% de brasileiros com mais de 18 anos são fumantes e esse hábito é mais comum entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%).

Segundo Dr. Armindo Dias Teixeira, médico especialista em reprodução humana, o tabagismo é prejudicial para a fertilidade de pessoas de ambos os sexos. “No caso das mulheres, o fumo causa alterações hormonais e da função fisiológica das trompas, aumento de irregularidades menstruais e interferência na formação dos óvulos. Nos homens, afeta a formação e a qualidade dos espermatozoides e diminui sua motilidade, ou seja, a capacidade de o espermatozoide nadar rápido e linearmente”, explica.

Mulheres fumantes podem apresentar maior incidência de irregularidade menstrual e amenorreia (falta de menstruação) e, no caso de pacientes que estão em tratamento para engravidar, o tabagismo causa dificuldades na implantação do óvulo. “A fertilidade é reduzida em 25% nas mulheres que fumam até 20 cigarros ao dia, e 43% naquelas que fumam mais de 20 cigarros, ou seja, o declínio da fertilidade tem relação direta com a dose de nicotina. Para as gestantes, o hábito de fumar pode causar nascimento prematuro, complicações com a placenta, episódios de sangramento e bebês que nascem abaixo do peso”, finaliza o especialista.


Dr. Armindo Dias Teixeira  - Ginecologista especialista em Reprodução Assistida, Videolaparoscopia e Endoscopia Ginecológica.
Site:
http://www.doutorarmindo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados