Iniciativa procura mostrar a situação vivenciada por
quem é aliciado, com o encantamento inicial e a realidade posterior. Estimativa
é que tráfico de pessoas faça 35,8 milhões de vítimas no mundo
Com os olhos do mundo voltados para o Rio de Janeiro durante os
Jogos Olímpicos, a cidade recebe uma campanha de alerta para o tráfico de
pessoas. Serão duas intervenções com as caixas GIFTBox, com o objetivo de
chamar a atenção do público para a situação do tráfico humano no mundo. A
primeira caixa será aberta na Praça Cinelândia, dia 5 de agosto, às 11h e
ficará exposta até o dia 21 de agosto. A segunda caixa, inaugurada no dia 8 de
agosto, ficará no Largo da Carioca. Outras duas ações paralelas também fazem
parte da campanha: a de realidade virtual que retrata a vida da pessoa
traficada, com óculos espalhados por 20 pontos turísticos do Rio e o Dia
Olímpico, em parceria com a Organização Bola pra Frente. As ações são
iniciativas da 27 Million, organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas
e organizações no combate ao tráfico humano.
Instaladas em pontos-chave da cidade, as GIFTBox chamam a atenção
de quem passa por elas. Por fora, a linda e gigantesca caixa de presente mostra
como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o
processo de aliciamento. Frases que instigam a curiosidade das pessoas com
diversas oportunidades chamam a atenção de quem vê seu exterior. “Viaje pelo
mundo e ganhe bom dinheiro”, “dê à sua família um futuro melhor” incentivam o
público a ver o que há dentro delas. No interior, a história muda e o cenário é
bem diferente. Esse conteúdo é reservado para as pessoas que vivenciam essa
experiência.
A ação GIFTBox é realizada em parceria com a Secretaria de Estado
de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal dos Direitos
Humanos, do Ministério Público do Trabalho e do Comitê Estadual de
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. A 27 Million coordena o
projeto no Brasil, uma vez que é representante da campanha Stop The Traffik no
país.
Além das intervenções com as caixas, uma Campanha de Prevenção foi
iniciada no dia 27 de julho no Palácio Guanabara. Na ocasião, foram
apresentados cartazes da campanha do Comitê Estadual de Enfrentamento ao
Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, coordenado pela Secretaria de Estado de
Assistência Social e Direitos Humanos. O material, que será distribuído pela
cidade do Rio de Janeiro e de forma virtual, alerta a população para os crimes
de tráfico de pessoas e trabalho escravo e ilustra como os aliciadores agem
para seduzir suas vítimas com falsas promessas. A ação é desenvolvida em
parceria com a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México e a organização
27 Million.
Óculos de realidade virtual
Além das caixas GIFTBox, outra ação utilizará vinte óculos de
realidade virtual espalhados por pontos turísticos do Rio de Janeiro, que vão
proporcionar ao usuário conhecer a história de uma vítima do tráfico de pessoas
e sentir a experiência de uma pessoa nessas condições. Os óculos estarão
espalhados pela cidade durante todo o período das Olimpíadas, sempre em locais
diferentes e com grande concentração de pessoas.
A ação faz parte de uma parceria com a Organização Operation
Blessing, entidade internacional humanitária sem fins lucrativos, e a agência
Ryot, voltada para a execução de eventos como esse. Ao fim das experiências,
voluntários estarão disponíveis em todos os locais da intervenção para tirar
dúvidas e falar mais sobre o tema.
Dia Olímpico
A iniciativa também irá abordar o tema do tráfico humano por meio do
esporte, participando do Dia Olímpico, em 9 de agosto, em parceria com Ong Bola
pra Frente. Nesta ação, as crianças e jovens terão a oportunidade de
experimentar diversos esportes olímpicos. A ideia é utilizar o poder de
comunicação do esporte para alertar sobre os riscos do tráfico humano. Além do
ambiente descontraído, serão oferecidas palestras em parceria para alertar
sobre o risco de crianças que são aliciadas com ofertas de oportunidades de
carreiras esportivas.
Sobre GiftBox
O Movimento GIFTBox foi criado no Reino Unido pela Organização Stop
The Traffik, em cooperação com a Iniciativa Global das Nações Unidas contra o
Tráfico Humano (United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking –
UN.GIFT), por meio de uma campanha realizada durante as Olimpíadas de Londres
em 2012, com o objetivo fortalecer o movimento mundial de enfrentamento desse
tipo de crime.
A GIFTBox já foi instalada no Rio de Janeiro durante a Copa do
Mundo de 2014, em parceria com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico da cidade.
Recentemente, também foram instaladas caixas em São Paulo, Goiânia e Belo
Horizonte.
Segundo relatório Global Slavery Index 2014, produzido pela Walk
Free Foundantion, cerca de 35,8 milhões de pessoas se encontram em
situação de tráfico no mundo. Para a UNICEF, cerca de 1,2 milhões de crianças
são traficadas anualmente. Em 2009, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas
e Crimes (UNODC) constatou que cerca de 79% das vítimas são exploradas
sexualmente e que 80% delas são mulheres e crianças. As Nações Unidas estimam o
valor total do mercado ilícito do tráfico de pessoas em US$ 32 bilhões.
Serviço
Abertura da GIFTBox Rio de Janeiro - Solenidade
Data: 5 de agosto de 2016
Horário: 11h
Local: Praça Cinelândia, Centro, RJ
Horário de funcionamento: Diariamente, das 14h às 21h
GIFTBox Largo da Carioca
Início 8 de agosto
Horário de funcionamento: Se segunda à sexta das 10h às 18h e
sábados das 9h às 12h
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