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quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Rio recebe campanha contra o tráfico de pessoas durante as Olimpíadas




 Iniciativa procura mostrar a situação vivenciada por quem é aliciado, com o encantamento inicial e a realidade posterior. Estimativa é que tráfico de pessoas faça 35,8 milhões de vítimas no mundo


Com os olhos do mundo voltados para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, a cidade recebe uma campanha de alerta para o tráfico de pessoas. Serão duas intervenções com as caixas GIFTBox, com o objetivo de chamar a atenção do público para a situação do tráfico humano no mundo. A primeira caixa será aberta na Praça Cinelândia, dia 5 de agosto, às 11h e ficará exposta até o dia 21 de agosto. A segunda caixa, inaugurada no dia 8 de agosto, ficará no Largo da Carioca. Outras duas ações paralelas também fazem parte da campanha: a de realidade virtual que retrata a vida da pessoa traficada, com óculos espalhados por 20 pontos turísticos do Rio e o Dia Olímpico, em parceria com a Organização Bola pra Frente. As ações são iniciativas da 27 Million, organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas e organizações no combate ao tráfico humano.

Instaladas em pontos-chave da cidade, as GIFTBox chamam a atenção de quem passa por elas. Por fora, a linda e gigantesca caixa de presente mostra como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. Frases que instigam a curiosidade das pessoas com diversas oportunidades chamam a atenção de quem vê seu exterior. “Viaje pelo mundo e ganhe bom dinheiro”, “dê à sua família um futuro melhor” incentivam o público a ver o que há dentro delas. No interior, a história muda e o cenário é bem diferente. Esse conteúdo é reservado para as pessoas que vivenciam essa experiência.

A ação GIFTBox é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, do Ministério Público do Trabalho e do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. A 27 Million coordena o projeto no Brasil, uma vez que é representante da campanha Stop The Traffik no país.

Além das intervenções com as caixas, uma Campanha de Prevenção foi iniciada no dia 27 de julho no Palácio Guanabara. Na ocasião, foram apresentados cartazes da campanha do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O material, que será distribuído pela cidade do Rio de Janeiro e de forma virtual, alerta a população para os crimes de tráfico de pessoas e trabalho escravo e ilustra como os aliciadores agem para seduzir suas vítimas com falsas promessas. A ação é desenvolvida em parceria com a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México e a organização 27 Million.


Óculos de realidade virtual
Além das caixas GIFTBox, outra ação utilizará vinte óculos de realidade virtual espalhados por pontos turísticos do Rio de Janeiro, que vão proporcionar ao usuário conhecer a história de uma vítima do tráfico de pessoas e sentir a experiência de uma pessoa nessas condições. Os óculos estarão espalhados pela cidade durante todo o período das Olimpíadas, sempre em locais diferentes e com grande concentração de pessoas.

A ação faz parte de uma parceria com a Organização Operation Blessing, entidade internacional humanitária sem fins lucrativos, e a agência Ryot, voltada para a execução de eventos como esse. Ao fim das experiências, voluntários estarão disponíveis em todos os locais da intervenção para tirar dúvidas e falar mais sobre o tema.

Dia Olímpico
A iniciativa também irá abordar o tema do tráfico humano por meio do esporte, participando do Dia Olímpico, em 9 de agosto, em parceria com Ong Bola pra Frente. Nesta ação, as crianças e jovens terão a oportunidade de experimentar diversos esportes olímpicos. A ideia é utilizar o poder de comunicação do esporte para alertar sobre os riscos do tráfico humano. Além do ambiente descontraído, serão oferecidas palestras em parceria para alertar sobre o risco de crianças que são aliciadas com ofertas de oportunidades de carreiras esportivas.


Sobre GiftBox

O Movimento GIFTBox foi criado no Reino Unido pela Organização Stop The Traffik, em cooperação com a Iniciativa Global das Nações Unidas contra o Tráfico Humano (United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking – UN.GIFT), por meio de uma campanha realizada durante as Olimpíadas de Londres em 2012, com o objetivo fortalecer o movimento mundial de enfrentamento desse tipo de crime.

A GIFTBox já foi instalada no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014, em parceria com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico da cidade. Recentemente, também foram instaladas caixas em São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte.

Segundo relatório Global Slavery Index 2014, produzido pela Walk Free Foundantion,  cerca de 35,8 milhões de pessoas se encontram em situação de tráfico no mundo. Para a UNICEF, cerca de 1,2 milhões de crianças são traficadas anualmente. Em 2009, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) constatou que cerca de 79% das vítimas são exploradas sexualmente e que 80% delas são mulheres e crianças. As Nações Unidas estimam o valor total do mercado ilícito do tráfico de pessoas em US$ 32 bilhões.
  

Serviço
 Abertura da GIFTBox Rio de Janeiro - Solenidade
Data: 5 de agosto de 2016
Horário: 11h
Local: Praça Cinelândia, Centro, RJ
Horário de funcionamento: Diariamente, das 14h às 21h


GIFTBox Largo da Carioca
Início 8 de agosto
Horário de funcionamento: Se segunda à sexta das 10h às 18h e sábados das 9h às 12h

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