Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Dia Mundial da Saúde Ocular: Diagnóstico precoce evita agravamento de problema oftalmológico




A data serve de alerta para cuidados com a visão e dados mundiais referentes à cegueira.


Visão comprometida, olho vermelho, ferimento ou dor ocular. Esses são alguns dos sintomas que indicam alterações na saúde dos olhos. O diagnóstico precoce e exames preventivos são hábitos saudáveis contribui para evitar o agravamento de doenças oftalmológicas. O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado dia 10 de julho reforça a importância dos cuidados com a visão e alerta para o número dos casos de cegueira que poderiam ser evitados.

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que de cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados, se detectados precocemente, com visitas periódicas ao oftalmologista.

Para o oftalmologista Luiz Sérgio Grecca Jr, especialista em Plástica Ocular, Vias Lacrimais e Órbita do D’Olhos Hospital Dia, a estatística poderia ser reduzida consideravelmente com simples medidas de prevenção. Portanto, é preciso repensar a importância que se tem dado aos cuidados com os olhos. “Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, é aconselhável que a primeira consulta seja feita nos primeiros anos de vida, antes mesmo do início da alfabetização e com acompanhamento anual. Por meio de exames clínicos e de testes complementares podem ser diagnosticados eventuais alterações e problemas oculares que, apesar de muitos deles não serem evitados, podem ser controlados e terem melhor resultado a partir de um diagnóstico precoce”, diz.

Os problemas oculares mais comuns de 0 a 8 anos são: ambliopia, estrabismo, doenças infecciosas, catarata congênita e glaucoma congênito, além da retinopatia da prematuridade. Na faixa etária entre 8 a 40 anos geralmente surgem as alterações de refração, ou seja, miopia, hipermetropia e astigmatismo, além das doenças infecciosas. Já acima de 40 anos, 100% da população apresenta, por exemplo, processo de vista cansada (presbiopia) e também é maior a incidência de hipermetropia, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

As principais causas de cegueira evitável do adulto são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade.

De acordo com relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os números, que já são alarmantes, tendem a piorar ainda mais. A previsão é que em 2020 o número de cegos no planeta chegue a 76 milhões de pessoas. Diante disso, as ações em torno do Dia Mundial da Saúde Ocular e do Dia Mundial da Visão têm por objetivo sensibilizar as pessoas para o Programa Visão 2020: O Direito à Visão, cujo grande desafio é erradicar os casos de cegueira evitável em nível mundial até o ano de 2020. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados