Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Castelos e Palácios da República Tcheca: aventuras o ano todo



Os castelos e palácios da República Tcheca começam a abrir suas portas aos turistas. Aqui as novidades para este ano, que já começa com uma boa notícia: os preços dos ingressos não subiram em 2016! E mais: muitos deles cancelaram as proibições de fotos, desde que não use flash, “pau de selfie” ou tripé. 


Aniversário de Carlos IV
2016 na República Tcheca está dedicado a Carlos IV nascido  há 700 anos. Os castelos e palácios tchecos relembram o rei tcheco e em sua homenagem prepararam muitas novidades relacionadas com ele e com a dinastia de Luxemburgo.

Karlstejn, o Castelo construído por Carlos IV.

O castelo de  Karlštejn, que fica perto de Praga, será o ponto central das festas do aniversário de  700 anos de nascimento. Carlos IV desejou construir uma fortaleza para proteger as preciosas jóias da coroa. O evento principal será a exposição sob  o tema Tesouro de Karlštejn, que mostrará a cultura da Corte Real de Carlos IV, onde podem ser vistas as jóias usadas pelos aristocratas no século XIV. A exposição estará aberta durante a alta temporada. 

Rosas  comemorativas a Carlos IV, que levou as terras tchecas ao bem-estar e à fama, foram plantadas no Castelo Křivoklát na Boêmia Central. O castelo Tocnik lembrará do filho do imperador, Rei Venceslau IV, que foi seu fundador. A exposição Bellifortis, aberta em maio no castelo, encanta especialmente aos apreciadores da arte militar já que apresenta manuscritos da  tecnologia militar e de combate. 

O Castelo de Praga  preparou para as festas de  Carlos IV um programa especial. Para a temporada que começa, estão programadas várias exposições e eventos que trazem o  século XIV para a atualidade. Na primeira, estão expostas as jóias da coroas e sua história e  Carlos IV  é apresentado não somente como um engenhoso  homem de Estado mas também como um homem com preocupações cotidianas. Uma das exposições estará dedicada também a uma jóia de Praga: a Catedral de São Vito, que Carlos IV começou a construir.

Outros monumentos interesantes para visitar em 2016
O Monsteiro Coroa de Ouro (Klášter Zlatá Koruna), ao sul da Boêrmia logo começará a temporada de verão e celebra também o retorno, depois de quase 80 anos, de um de seus preciosos quadros, a gótica Madona da Coroa de Ouro

Uma exposição pouco tradicional chamada O Castelo com cheiro de gasolina  está sendo preparada no castelo Jaroměřice nad Rokytnou onde poderá ser visto o fenômeno da nobreza, no princípio do  século XX: o automóvel.

O programa Jardim para todos os sentidos está preparado nos Jardins de Kroměříž que junto com o  Palácio Arcebispal estão inscritos na Lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O programa está adaptado também para  perssoas com incapacidade auditiva e visual. O pátio do Hospital Kuks se dedicará ao olfato– abrirá em herbário com venda de chás, mistura de chás e outros produtos similares. 


Os jardins de Kromeriz, acima, e o Palácio arcebispal, abaixo.



O Palácio de Náchod oferecerá novas experiências durante os passeios  graças à ponte especial que leva aos telhados históricos e sacristia da capela do palácio.
Não é possível citar  todas as notícias e todos os eventos da alta temporada na República Tcheca. Além dos monumentos nomeados existem castelos e palácios populares como Švihov, Loket, Bouzov, Hluboká ou Lednice e Valtice  que merecem uma visita.

CCCR — CzechTourism é uma agência
governamental, ligada ao Ministério do
Desenvolvimento Regional tcheco.
Sua função é promover a República
Tcheca com destino turístico.
Mais informações estão disponíveis
em czechtourism.com-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados