Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Produtos de higiene pessoal (PCP) causam danos aos recifes de coral



 Os recifes de coral estão sujeitos a pressões múltiplas e se encontram, atualmente, em risco de extinção. Um dos fatores de estresse é a poluição resultante de produtos de higiene pessoal, como protetor solar, shampoo, sabonete, condicionador e loção corporal.


Apresentando resultados no ICRS 2016 (Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral), o Dr. Craig Downs, do Haereticus Environmental Laboratory e membro do grupo de trabalho científico IPSO sobre poluição provocada por produtos de higiene pessoal (PCP), informou que produtos químicos, como a Oxybenzone, estão minando a saúde dos recifes e a face do clima pode mudar, com impactos que variam de esterilidade à morte.

No início deste ano, o Programa Internacional sobre o Estado do Oceano (IPSO), a IUCN e o Congresso Mundial de Parques realizaram workshop sobre as ameaças provocadas pela poluição por PCP a habitats marinhos e ecossistemas. Isso levou a um acordo para revisão do risco representado para o meio marinho por PCP e o desenvolvimento de um código de conduta para uso dos cientistas, visando reduzir o impacto desses produtos na água; mas que também pode ser adotado pelas indústrias de turismo, governo e outras entidades para começar a enfrentar este problema.

O grupo de trabalho está agora identificando as substâncias químicas sobre as quais há provas científicas suficientes para determinar que são perigosos no ambiente marinho.
"A maioria destes produtos químicos são listados como ‘disruptores endócrinos’, impactando a saúde reprodutiva e de desenvolvimento dos corais. Mas a boa notícia é que todos esses produtos químicos podem ser substituídos por ingredientes menos prejudiciais ", disse o Dr. Craig.

A campanha “Marine Safe”, estabelecida pela IPSO, baseou-se no trabalho dos cientistas para introduzir um programa de certificação de produtos que não contenham os ingredientes químicos perigosos já identificados. O objetivo é dar informações aos consumidores para que possam fazer suas escolhas mais facilmente. O programa entrará em execução dentro dos próximos três meses e será apoiado por uma campanha para estabelecer zonas marinhas seguras.

"Estão roubando a capacidade dos corais responderem às mudanças climáticas e a outros fatores de stress. Remover estas ameaças trará melhoria significativa para a recuperação do recife de coral. Se pudermos começar a remover esses produtos químicos do ambiente marinho, isso fará uma diferença imediata e duradoura", disse Mirella von Lindenfels, Diretora do Marine Safe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados