Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Diarréia e pelagem sem brilho são alguns dos sintomas causados pelos vermes em cães. Saiba como diagnosticar e eliminar os parasitas









A gerente técnica da Virbac (laboratório farmacêutico veterinário), Fabiana Zerbini, esclarece dúvidas sobre o assunto e indica opção de vermífugo para tratamento 

- Quais são os sintomas em cães?
Assim como os seres humanos, os cães são suscetíveis aos parasitas internos, mais conhecidos como vermes. Há diferentes tipos de vermes, sendo os mais comuns os intestinais. Eles são transmitidos pela água, pelos alimentos, pelo contato com fezes, outros animais, entre outras formas de contágio. Abaixo segue relação de informações úteis fornecidas pela gerente técnica da Virbac (laboratório farmacêutico veterinário), Fabiana Zerbini, sobre o tema:
São vários. Diarréia, emagrecimento progressivo, crescimento tardio, barriga inchada, fezes com consistência mole e às vezes com sangue, além de anemia. Há outros sintomas, mas esses são os mais comuns.

- Cães de todas as idades podem ser contaminados?
As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas usualmente são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são transmitidos durante a gestação e/ ou amamentação, caso a mãe tenha vermes.

- Como é feito o diagnóstico?
O animal deve ser levado ao veterinário. Um exame de fezes detecta a presença de vermes. Após o resultado, o profissional estará apto a indicar o tratamento.

- É possível fazer algo para prevenir os vermes?
Sim. A vermifugação deve ser feita periodicamente. Em geral, os veterinários recomendam de três em três meses com reforço 15 dias após a vermifugação. Para o verme do coração é recomendada uma dose a cada mês. Outras precauções: higienizar com frequência os locais onde ficam os animais, sempre fazendo uso de produtos adequados, e não permitir o contato destes com fezes de outros animais, o que pode acontecer durante passeios em locais públicos, por exemplo.

- O ser humano pode ser contaminado?
Sim. A doença é considerada uma zoonose quando é transmitida de animais para seres humanos. A infecção humana ocorre principalmente pela ingestão de ovos larvados presentes no solo poluído, em objetos do animal e em mãos contaminadas com fezes.  
 

- Quais são os tipos mais comuns de vermes?
Cães podem ser parasitados por diversas espécies de vermes redondos (nematóides) e chatos (cestóides). Os animais também podem ser contaminados por protozoários (giárdia).


Opção de vermífugo
A Virbac desenvolveu o Endogard. Trata-se de um vermífugo que elimina todos os parasitas internos e previne contra o verme do coração, o Dirofilária. É palatável, pode ser administrado a filhotes a partir da segunda semana de idade e cadelas gestantes. Auxilia também na prevenção de zoonoses.
Virbac - www.virbac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados