Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Brasil Sem Alergia estende serviço gratuito de espirometria até final do verão






Eficaz no diagnóstico de doenças respiratórias, exame já é oferecido nos três postos da ação social no Rio de Janeiro
O projeto social Brasil Sem Alergia está prorrogando a oferta gratuitado exame de espirometria em seus postos na Baixada Fluminense. O serviço, que inicialmente seria oferecido até o final de 2015, foi estendido por todo o verão em função da grande procura. Mais de mil pacientes já foram beneficiados com o exame. Também conhecida como teste de sopro, a espirometria é capaz de identificar com grande precisão variados tipos de alergias respiratórias, especialmente asma e rinite. O teste, que não é encontrado facilmente nasunidades públicas de saúde e tem um alto custo na rede privada, está à disposição de todos os pacientes de segunda a sábado, de 09h às 18h. Para agendamento, os interessados deverão ligar para os telefones (21) 3939-0239 ou (21) 2652-2175. O procedimento é oferecido nas unidades do projeto, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Xerém.

Segundo o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico alergista Marcello Bossois, a chegada do equipamento tem ajudado muito na avaliação de determinadas alergias que por vezes ainda não possuíam um diagnóstico fechado. “A oferta deste novo serviço trouxe enormes benefícios para nossos pacientes. Os quadros de asma e bronquite, muito comuns nesta época pela exposição constante ao ar condicionado, passaram a ter um diagnóstico muito mais ágil e mais preciso”, celebra o alergista. Entre os mais de 1000 beneficiados, havia pacientes que já aguardavam mais de um ano pelo exame na rede pública.

Supervisora médica da ação social, a alergista Patrícia Schlinkert lembra que muitos casos de asma são assintomáticos, o que dificulta demais sua análise. “Certas vezes a primeira avaliação do espirômetro aponta para um resultado negativo para a doença, mas o teste bronco dilatador )segunda etapa do exame) acaba identificando a presença da patologia. Um diagnóstico prévio aos sintomas é importante porque poderá prevenir que a alergia se manifeste com maiores intensidades”, explica.

A espirometria

Com o objetivo de identificar doenças respiratórias, o teste de sopro é um exame que avalia a função pulmonar do paciente através da quantidade de ar assoprado e em qual velocidade, calculando alguns indicadores que sugerem a condição de saúde do órgão. Chamado de espirômetro, um aparelho em que o paciente irá assoprar é utilizado para mensurar os volumes e fluxos que entram e saem do pulmão, auxiliandono diagnóstico de problemas respiratórios, com destaque para a asma –patologia de fundo alérgico. Na rede particular, o exame chega a custar em média R$150,00, mas o valor poderá variar de acordo com os parâmetros avaliados, a clínica e a região escolhida.

Sobre o Brasil Sem Alergia

Com mais de 120 mil atendimentos gratuitos já realizados – equivalente à população de Resende (RJ), o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico. Com três postos na Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Xerém e Nova Iguaçu), a equipe da ação social oferece gratuitamente testes alérgicos, atendimento médico, orientação clínica e um recém-inaugurado serviço de acupuntura para tratar alergias. E passou a contar com o exame de espirometria para diagnósticos de alergias respiratórias. Criado em 2007, o projeto está à disposição de toda a população do Rio de Janeiro de segunda a sábado, com agendamento através dos telefones (21) 3939-0239 ou (21) 2652-2175.

Endereços

Duque de Caxias: Rua Conde de Porto Alegre 167 - bairro 25 de Agosto
Nova Iguaçu: Rua Coronel Bernardino de Melo 2085 - Cruz Vermelha de Nova Iguaçu
Xerém: Centro Médico Estrela de David - Praça da Mantiqueira 18
Marcação:
Tels 21 39390239 / 26522175
www.brasilsemalergia.com.br- Agendamento online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados