Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Parque Ibirapuera recebe 2ª Campanha Nacional Otorrino Pediátrica



Nos dias 6 e 7 de novembro, ação alerta para a prevenção de doenças que afetam os ouvidos, nariz e garganta das crianças
Quem é o pai ou a mãe que nunca correu com seu filho ao médico com dor de ouvido ou problemas respiratórios? Casos como esse que parecem comuns podem ser altamente prejudiciais para a formação das crianças. Segundo os especialistas, infecções nos ouvidos, problemas respiratórios, distúrbios do sono e equilíbrio são alguns dos fatores que, se não tratados, podem interferir diretamente no desenvolvimento físico e intelectual infantil.

Por isso, nos dias 6 e 7 de novembro, a Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realiza a 2ª edição da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica. O objetivo da campanha é chamar a atenção para as doenças que afetam os ouvidos, nariz e garganta em crianças, além de contribuir para sua prevenção. A ação acontecerá na Arena Ponte de Ferro, das 9h às 17h, e é aberta ao público. A estimativa é que mais de mil pessoas compareçam para participar das atividades educativas.

“É muito importante divulgar quais são as principais afecções otorrinolaringológicas infantis e como podem influenciar no desenvolvimento das crianças. Disseminar informações sobre os sintomas e tratamento adequado para cada patologia são determinantes para minimizar suas consequências”, afirma a médica otorrinolaringologista Dra Renata Di Francesco, presidente da ABOPe. A superestrutura da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica possui seções internas, que apresentam de forma didática e interativa, quatro importantes temas tratados pela otorrinolaringologia pediátrica:

Audição: A otite ou inflamação nos ouvidos atinge 70% da população infantil, de acordo com a ABOPe. Em casos crônicos, a otite secretora pode causar perda de audição em cerca de 15% crianças na faixa pré-escolar, afetando o desenvolvimento da fala e a alfabetização. Para entender mais sobre os principais problemas auditivos, os visitantes poderão conferir a representação de um ambiente doméstico com ruídos comuns do dia a dia, um tapete musical que é ativado com os pés, um telefone de lata em que duas crianças conversam em lados opostos, e a medição dos decibéis emitidos pelos brinquedos com efeitos sonoros – por meio do uso do decibelímetro.

Equilíbrio: as crianças poderão participar de brincadeiras para entender a relação do ouvido com o equilíbrio e avaliar suas habilidades de estabilidade corporal. “A criança afetada não consegue participar das brincadeiras que outras da mesma idade realizam com facilidade, como andar de bicicleta e pular amarelinha”, afirma a médica.

Respiração: Um estudo realizado pela Dra Renata Di Francesco com 292 crianças da cidade de São Paulo concluiu que os pequenos que respiram pela boca têm maior tendência a dificuldades de aprendizado. Por isso, nesta fase da exposição, os participantes conhecerão as principais causas da obstrução nasal e seu impacto na qualidade de vida, brincando no “Jogo dos Aromas”, teste para identificar, apenas com o olfato, 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.

Sono: No último ambiente do circuito, uma oficina teatral encenará uma sala de aula, onde um ator trajado de aluno e outro como professor dialogam entre si, com os pais e as crianças, sobre os efeitos do ronco e da apneia do sono, problemas que atingem cerca de 3% da população infantil em fase pré-escolar, afetando seu desenvolvimento e aprendizado. Médicos otorrinolaringologistas, que acompanham a apresentação, também farão uma breve palestra sobre o tema.

Campanha Digital
Além do evento no Parque Ibirapuera, a campanha estende-se no universo digital. Nos próximos meses, a iniciativa utilizará plataformas on-line, como redes sociais e um blog interativo para divulgar dicas, artigos, curiosidades, notícias do Brasil e do mundo em otorrinolaringologia pediátrica e as principais novidades da campanha.

“Convidamos a todos para participarem dessa importante iniciativa. Será uma ótima oportunidade de aproximar pais, filhos e professores, e informar sobre a importância da prevenção de doenças para a saúde de nossas crianças”, conclui a Dra. Renata Di Francesco.


Lançamento da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica
6 e 7 de novembro
das 9h às 17h
Arena Ponte de Ferro – Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema – São Paulo (SP)
Única exposição. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados