Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Outubro rosa pet: câncer de mama representa 50% dos casos de tumores em cadelas e gatas





Outubro já está chegando ao final, mas no mês mais rosa do ano nós não podemos esquecer dos nossos bichinhos de estimação. Assim como nas mulheres, o câncer de mama é uma doença bem comum entre os pets. As taxas de ocorrência são altíssimas e, se não diagnosticado precocemente, pode levar a cirurgias delicadas e perigosas, causando um sofrimento desnecessário à sua cadelinha ou gatinha. Então, que tal aproveitar o momento e também participar do outubro rosa pet?
Nas cadelas, a doença representa 25 a 50% de todos os tumores diagnosticados. Já nas gatas trata-se do terceiro câncer mais comum. Porém, enquanto nos cães a probabilidade de malignidade é de 50 a 60%, nos felinos esse número fica entre 80 e 96%, sendo uma doença extremamente agressiva para a espécie. Por isso, o tratamento precoce é tão importante, aumentando as chances de cura em até 90%. 
Para diagnosticar o câncer é preciso uma observação atenciosa nos nódulos do animal. Você mesmo pode palpar as mamas da sua cadelinha ou gatinha ou, se não acreditar muito em suas habilidades, pode levá-la a um consultório veterinário. Na maioria das vezes o crescimento do nódulo demora um pouco, mas depois disso passa a causar dor, feridas na pele e, até mesmo, secreções nos mamilos. Por isso, se você identificar um carocinho qualquer, por menor que seja, não perca tempo, leve seu animal direto ao médico.
Outra forma de prevenção é realizar a castração o mais cedo possível. O recomendado é fazer o procedimento antes do primeiro cio, mas se essa oportunidade já passou, faça o quanto antes. Em cadelas castradas antes do primeiro cio a probabilidade de desenvolver câncer de mama cai para 0,05%. No segundo, esse número já passa para 8% e, depois disso, 26%. Se a castração não for realizada até os cinco anos, as chances da doença após essa idade aumentam drasticamente. 
Um mito muito popular sobre o assunto fala que se você cruzar a fêmea pode ficar despreocupado, porque as chances dela desenvolver um tumor diminuem. Mas gente, isso é lenda! O câncer de mama não tem nenhuma relação com a maternidade, cruzando ou não, as chances são as mesmas. As verdadeiras causas da doença, em geral, podem ser divididas em três: o uso de anticoncepcionais, predisposição genética e condições ambientais. 
O primeiro tem relação direta com esse tipo de tumor e seu uso é fortemente contraindicado. Os anticoncepcionais, muitas vezes usados em gatas e cadelas que não foram castradas, por serem compostos puramente por hormônios facilitam a formação de nódulos. Quanto mais hormônio circulante, maior a predisposição para o câncer de mama. Já em relação à predisposição, o tumor é comum em fêmeas com idade entre 10 e 11 anos, obesas ou com pré disposição genética. E, por fim, assim como em muitas outras doenças, os fatores ambientais como a poluição, má alimentação e, até mesmo, a fumaça de cigarro podem aumentar essas probabilidades. 
Agora, que você já está ciente sobre a gravidade da questão, nunca se esqueça do ditado: é melhor prevenir do que remediar! Aproveite um momento que esteja relaxando com seu animal, faça um carinho e de quebra já investigue se está tudo bem. Comece neste mês e, depois, procure incluir o hábito em sua rotina.

Bettina Michalak - médica veterinária da Chef di Animale e consultora da startup DogLikers.
www.doglikers.com.br / (11) 98416-0099

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados