Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O que, afinal, são essas calorias?





Queimar, comer, perder calorias. Muito se fala sobre elas, mas quanto, de verdade, compreendemos sobre o assunto?
Caloria, ou melhor, quilocaloria (kcal, abreviadamente), é uma unidade de medida de energia que serve, por exemplo, para determinar a quantidade de energia que um alimento tem e oferece quando ingerido. Estampado nas embalagens dos alimentos, uma quilocaloria representa a quantidade de mil calorias.
A caloria também é usada para determinar, por exemplo, quanta energia se gasta na realização de determinada atividade ou mesmo para o corpo manter as funções básicas em funcionamento.
É muito comum ouvir que a pessoa “comeu um número determinado de calorias”. A frase é equivocada, já que, por se tratar de unidade de medida, o que se come ou se ingere é o alimento, que contem certa quantidade de calorias.
Em geral, uma pessoa jovem, com estatura média (1,70m) e com peso equilibrado (70kg) gasta no dia a dia, sem fazer atividades físicas, por volta de 2.000 kcal somente para manter as funções básicas do corpo e as atividades de uma vida sedentária, como é a de grande parte da população. Para, então, manter o equilíbrio energético entre consumo e gasto, essa pessoa precisa ingerir alimentos que tenham uma soma total de energia de 2.000 kcal por dia.
Porém, quando esse indivíduo ingere mais do que a necessidade diária, ou seja, ultrapassa as 2.000 kcal, o excesso de energia é armazenado, uma vez que não precisa ser usado. Essa sobra é retida no corpo humano na forma de gordura. Por isso, a explicação para quem tem algum excesso de gordura está no fato de ter ingerido mais energia do que precisava. Simples assim.
Agora, se a razão para explicar o excesso de calorias é simples, o que fazer para perder tal reserva guardada é igualmente simples: basta inverter a conta. Ou seja, quem gasta 2.000 kcal por dia deve comer menos do que 2.000 kcal diários e continuar gastando o total dessa caloria ou ampliar o gasto de quantidade de energia.
Como consumir menos energia? O que fazer para gastar mais energia? Não há fórmulas milagrosas para responder tais questões. Ingira menos alimento para reduzir o consumo de calorias ou exercite-se mais para ampliar o gasto calórico.
Se levarmos em consideração que uma pessoa grande, alta, gasta mais energia do que uma pequena, miúda, já que tem mais peso para movimentar e mais corpo para fornecer energia durante todo o dia, e se também considerarmos que não há procedimentos que nos torne mais altos, o caminho é fazer os músculos ficarem maiores. Afinal, um músculo maior consome mais energia que um músculo menor para sobreviver durante todo o dia.
O caminho para uma vida ativa e saudável é procurar gastar mais energia, fazendo exercícios para os músculos ficarem maiores e se movimentando mais do que se ingere ou se come. Essas ações farão com que o nosso corpo tenha que buscar a diferença na reserva de energia armazenada, traduzindo-se em emagrecimento. E, claro, em mais qualidade de vida!

Cristiano Parente - professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados