Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Nessa época do ano (de outubro a maio), acontece a reprodução dos gambás.





Nessa época do ano (de outubro a maio), acontece a reprodução dos gambás. Consequentemente, acontece nessa época, o número de atropelamentos, ataques de cães e, muitas vezes, de humanos que os confundem com ratazanas.
As fêmeas, por estarem com filhotes, tornam-se mais lentas e também se arriscam mais à procura de alimentos o que faz com que se tornem mais susceptíveis.
GAMBÁ É UM MARSUPIAL IGUAL O CANGURU.
NÃO É AGRESSIVO, NÃO ATACA.
Com a perda do habitat natural, os gambás ficam muitos próximos das cidades e acabam adentrando em casas e prédios em busca de comida. Mas vale ressaltar que matar esses animais é crime ambiental. Não podem ser caçados, envenenados ou sofrer maus-tratos. A orientação da Polícia Ambiental é conter o animal num recinto (se isso for possível) até a chegada de agentes de um Órgão competente ou acionar o resgate da Defesa Civil de Mangaratiba pelo número (21) 2780-4635 ou 199 (Emergência).

- Nome Popular: Gambá de Orelha Preta, Gambá de Orelha Branca, Saruê, Raposinha
- Nome Científico: Didelphis marsupialis
- Habitat: Áreas verdes e arborizadas, florestas úmidas. São encontrados em toda a cidade. Aparecem mais durante a primavera, época de reprodução da espécie.
- Comportamento: São animais solitários, arbóreos e terrestres. Possuem hábitos noturnos saindo para se alimentar.
- Alimentação: Dieta muito variada constituída de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta). Os filhotes recém-nascidos se alimentam de leite.
- Reprodução: Período primaveril. Animais marsupiais, ou seja, com útero incompleto e período de gestação curto (11 a 12 dias). Quando filhotes, nascem ainda malformados, migram para a barriga da mãe até a bolsa ventral, onde permanecem por 70 dias amamentando-se. A mãe gambá tem 21 filhotes por gestação, mas apenas cerca de 9 sobrevivem, devido à disputa pela amamentação.
Dentro do grupo de mamíferos, os gambás-de-orelha-preta são os animais recebidos em maior número pela Divisão de Fauna. Abundantes na cidade de São Paulo, são geralmente encontrados invadindo residências em busca de alimentos e abrigo. Não raros são os relatos de animais encontrados dentro de armários ou latas de lixo. Normalmente são capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses ou, muitas vezes, por munícipes destemidos que os encaminham a Divisão de Fauna. No período de outubro a maio, o recebimento de filhotes órfãos é freqüente.
Fonte: Roberta Scholtz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados