Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Medicamentos podem causar malformações e abortos a gestantes





ANVISA classifica produtos em cinco categorias, desde os sem efeitos aos muito nocivos à saúde; entenda a divisão e veja quais são os principais

Estudos realizados com medicamentos já no mercado descobriram que certos medicamentos durante a gravidez podem causar defeitos congênitos graves, tanto para gestantes quanto para mulheres no período de amamentação. Os exemplos mais conhecidos são a talidomida, que tem efeito antiinflamatório para o HIV e hanseníase, e a isotretinoína, usada para tratamento de acne grave. Além delas, há outras substâncias que são igualmente prejudiciais.
De acordo com a ANVISA, que publicou na portaria/resolução 1548/2003 o seguinte sistema de classificação, os riscos potenciais de uma determinada droga para o feto recebeu a classificação para cada medicamento:

Categoria
Definição 
Risco à saúde
Na prática
A
Estudos controlados em humanos demonstraram nenhum risco fetal

Não há

Seguro: dano fetal remoto

B
Estudos animais não mostraram risco, mas não foram realizados estudos controlados em humanos

Não há evidência de risco no ser humano
Risco não confirmado e medicamento provavelmente seguro, com benefício maior que risco

C
Efeito adverso em animais, mas não foram realizados estudos controlados em humanos

Risco não pode ser afastado
Usar somente se o benefício compensar o risco

D
Evidência de risco em fetos humanos
Evidência positiva de risco
Risco maior que benefício, portanto utilizar somente em situações de exceção, como Risco de morte iminente da gestante ou doença grave sem opções mais seguras ou eficazes

X
Há risco fetal que claramente excede qualquer benefício potencial para a gestante

Contraindicada na gravidez em qualquer situação

Risco muito maior que benefício: nunca utilizar

Tabela elaborada pela autora
“Apesar da utilidade da portaria, que é de 2003”, pondera a Dra. Patrícia de Rossi, ginecologista e obstetra do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, “a conversa com o médico é fundamental para que a gestante e seu feto tenham a saúde assegurada”. 
A médica avalia os perigos das chamadas drogas teratogênicas (passíveis de causar danos), que são igualmente nocivas. “Alguns medicamentos são perigosos em vários níveis. Podem causar desde morte (aborto ou óbito fetal intrauterino), malformações, restrição de crescimento fetal até deficiências funcionais, incluindo redução da capacidade intelectual”. A ação teratogênica depende do estágio de desenvolvimento do concepto, dose/efeito e mecanismo de dano de cada agente.
A especialista listou algumas dessas drogas e os efeitos que podem causar:
  • Álcool - Não existe um limite seguro para o consumo de álcool durante a gravidez, já que ele pode causar uma Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Ele é contraindicado em qualquer quantidade.
EFEITOS: Feto pode ter alterações faciais, microcefalia (cabeça pequena), retardo mental, déficit de controle dos impulsos, hiperatividade e alterações neurocomportamentais.
  • Anticonvulsivantes (antiepiléticos) - A própria epilepsia parece aumentar o risco de lesões. Mulheres que pretendem engravidar devem informar o médico para que um ajuste seja feito ao esquema de tratamento, com medicamentos mais seguros com doses menores. Recomenda-se suplementação de ácido fólico e controle do nível da droga no sangue ao longo da gravidez. Os medicamentos que devem ser evitados são: hidantoína (fenitoína, Hidantal®), fenobarbital (Gardenal®), ácido valpróico (Depakene®) e carbamazepina (Tegretol®).
EFEITOS: Alguns medicamentos desta categoria estão associados a malformações fetais.
  • Anti-hipertensivos da categoria inibidores da ECA (captopril, enalapril) - São considerados teratogênicos no segundo e terceiro trimestre da gravidez, podendo causar danos irreversíveis.
EFEITOS: Restrição do crescimento fetal, redução do líquido amniótico e sofrimento fetal.
  • Retinoides sistêmicos (isotretinoína, acitretina) - São os mais potentes teratógenos conhecidos em humanos. A isotretinoína (Roacutan®) é utilizada no tratamento da acne cística severa e resistente a outros tipos de terapia. A acitretina (Neotigason®) é prescrita para pacientes com psoríase e outras doenças graves da pele.
EFEITOS: Os derivados da vitamina A, usados por via oral, podem causar graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto.
  • Misoprostol - O uso no primeiro trimestre da gravidez pode causar diversos danos, isso se a gestação não for interrompida, o que é comum. Essa síndrome causa perda total ou parcial dos movimentos dos músculos da face e dos olhos, levando a características como a ausência de expressões faciais (‘face em máscara’), dificuldade para fechar os olhos e estrabismo.
EFEITOS: Os efeitos teratogênicos mais observados são redução dos membros, lesões variadas no cérebro, retardo mental e paralisia de nervos cranianos (conhecida como Síndrome de Moebius).
“A verdade é que se sabe pouco sobre os efeitos de tomar a maioria dos medicamentos durante a gravidez. As mulheres grávidas não são muitas vezes incluídas em estudos para determinar a segurança de novos medicamentos antes da sua entrada no mercado, por óbvios motivos éticos”, explica a Dra. Patrícia de Rossi. “A saída mais segura é uma conversa com o médico, que pode indicar novos rumos ao tratamento, sempre considerando os cuidados especiais com as gestantes”.
E durante a amamentação?
“Também é preciso ter cuidado. Há uma classificação de Hale, de 2004, semelhante à do FDA americano, que classifica o risco dos medicamentos”, explica a médica. Os produtos são divididos em quatros grupos, que vão desde medicamentos seguros para uso durante a amamentação até os totalmente contraindicados. O efeito deles é sobre o lactente ou o suprimento lácteo (composição e quantidade do leite materno).
Zambon do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados