Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dia Mundial da Trombose – Associações médicas alertam sobre trombose hospitalar





Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) apoia campanha global para prevenção da doença fomentada pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH)

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), em apoia a campanha global (http://www.worldthrombosisday.org/) da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, na sigla em inglês), reforça a importância da prevenção e tratamento adequado do tromboelismo venoso (TEV), ou simplesmente trombose, quando o paciente passa por procedimentos hospitalares e reforça a necessidade de avaliação sobre o risco da doença, assim que a pessoa inicia o processo de internação, independentemente da cirurgia/tratamento a qual será submetida.
A doença consiste na formação ou desenvolvimento de um “trombo”, um coágulo sanguíneo, que acontece mais frequentemente nas veias das pernas e coxas, responsável por causar uma inflamação na parede do vaso. Em 13 de outubro, Dia Mundial da Trombose, a ABHH alerta que a doença causa 108 eventos por 100.000 pessoas/ano, o que significa 250.000 novos casos de trombose nos Estados Unidos em um ano.  A apresentação clínica será a morte súbita em um quatro das embolias pulmonares. A recorrência da trombose pode ser de até 10% em oito anos de acompanhamento. A incidência é aproximadamente a mesma em ambos os sexos. Existe uma diferença de incidência entre as raças, sedo mais frequente entre os ocidentais quando comparado aos orientais.
A campanha de 2015 da ISHT tem como objetivo reforçar a informação da importância da trombose adquirida, após procedimentos cirúrgicos e alguns tratamentos, como o de câncer com quimioterapia. A meta da World Health Assembly’s (WHA), Assembleia Mundial da Saúde, é de reduzir a incidência da trombose, em âmbito mundial, em 25% até 2025.
“Outro foco da campanha é capacitar os indivíduos a procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas e engajar profissionais de saúde sobre a importância de cada paciente que entre em um hospital seja avaliado sobre o risco de TEV”, explica Daniel Ribeiro, coordenador do Comitê de Hemostasia e Trombose da ABHH.
No Brasil, não há registros precisos da incidência, mas calcula-se que, a cada mil habitantes, um ou dois sejam acometidos por trombose venosa profunda e embolia pulmonar, conforme noticiado em 2011 pelo Ministério da Saúde.

Entre os fatores relacionados à trombose arterial e venosa estão antecedentes familiares de eventos trombóticos, tabagismo, aterosclerose, hipertensão arterial; e no caso da venosa, antecedentes familiares de eventos trombóticos, idade, cirurgias gerais, trauma, câncer, uso de contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal, entre outros.

Objetivos da campanha global de 2015:
- Prevenção da morte desnecessária;
- Incentivar o público em geral a perguntar aos profissionais de saúde sobre os fatores de risco e estratégias de prevenção da trombose;
- Aumentar a consciência pública da importância, riscos, sinais e sintomas de TEV;
- Reforçar que cada pessoa tem o direito de avaliação de risco de TEV, baseada em evidências para medidas preventivas.
Saiba mais sobre a ABHH
A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterápica de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com mais de dois mil associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados