Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Artrose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil




Problema nas articulações já afastou mais de 150 mil pessoas do trabalho entre 2010 e 2014 e tratamentos preventivos podem retardar o aparecimento da doença segundo especialista

É comum que a partir dos 30 anos a pessoa comece a sofrer um desgaste nas articulações, principalmente nas articulações de muito movimento. Esse desgaste que nós temos na superfície articular é chamada de artrose, que já acomete no Brasil mais de 10 milhões de pessoas, segundo uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Dados do INSS apontam que entre 2010 e 2014, mais de 150 mil pessoas receberam auxilio por estarem inaptas ao trabalho em função da artrose.
Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, diz que as causas da osteoartrose são variadas e entre elas aparecem a falta de exercício físicos e a obesidade, que podem ajudar na manifestação do problema.
“A artrose pode acontecer em qualquer articulação, basta você ter essas articulações que apresentam movimento.  As causas dependem do tipo do trabalho, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, doenças degenerativas, obesidade, tudo isso pode causar um desgaste maior nas articulações”.
Cerca de 20% dos adultos brasileiros tem artrose segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Segundo o especialista é melhor prevenir a artrose praticando exercício, tendo uma alimentação balanceada, para assim ser possível retardar o aparecimentos dos sintomas. Ele diz ainda que a precocidade das pessoas em busca por tratamentos alternativos ajuda a prevenir a cirurgia. 
“Como o paciente vem buscando de forma mais precoce os tratamentos, conseguimos dar uma qualidade de vida a pessoa, prevenindo a cirurgia, com RPG, fisioterapia, quiropraxia, etc.”.
Ele reitera ainda que hoje o procedimento cirúrgico é utilizado em último caso.
“O procedimento cirúrgico se tornou a última opção e é utilizado só em casos de uma artrose severa e caso os tratamentos conservadores não estejam fazendo efeito”, conclui Dr. Rogério Vidal. 

Dr. Rogério Vidal de Lima – Ortopedista - www.rogeriovidal.com.br - especialista em Coluna  pelo Hospital das Clínicas – SP, membro da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileir a de Patologias da Coluna e ainda da International Affiliate Membership of AAOS – American Academy of  Orthopaedic Surgeons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados