Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

.::.26 de setembro.::.





Dia Mundial de Prevenção da Gravidez não Planejada 
Pesquisa da Unifesp aponta que 53% das mulheres
iniciaram a vida sexual entre 16 e 18 anos de idade

Levantamento mostra que 60% das jovens ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção. Avaliação faz parte das ações que integram campanha mundial de prevenção da gravidez não planejada

Falar sobre sexo e contracepção é mais comum nos dias de hoje, principalmente pelo início da vida sexual acontecer cada vez mais cedo. Apesar disso, a quantidade de informações disponíveis sobre os cuidados que devem ser tomados parece ainda não ser suficiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de meninas entre 15 e 19 anos dão à luz todo ano, a maioria em países de baixa ou média renda (2014). 
Uma pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), em parceria com a Bayer, entrevistou 2.000 mulheres acima dos 14 anos de idade, de quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador), e revela que 53% das mulheres iniciaram sua vida sexual entre 16 e 18 anos de idade, sendo que, do total de participantes, 92% afirmam usar algum método contraceptivo.
 
Apesar do índice positivo sobre o uso de métodos contraceptivos, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção. Quando perguntado sobre qual motivo de tamanha vergonha, 44% dizem que consideram algo muito íntimo. "Quando se trata de adolescentes, a gravidez não planejada pode não só representar um susto, mas um sério risco à saúde, sendo um dos principais contribuintes para a mortalidade materna. É fundamental que as jovens se previnam busquem orientação correta, sempre com o acompanhamento de um especialista. Conscientizar ainda é a melhor forma de prevenir", alerta o Prof. Afonso Nazário, do Departamento de Ginecologia da EPM-Unifesp.
 
As principais causas da gravidez não planejada estão relacionadas à falta do uso de métodos contraceptivos seguros, problemas de adesão ao método, mau uso do método escolhido ou a acomodação do casal em relação aos cuidados preventivos. De acordo com a pesquisa, 81% das mulheres conhecem alguém que engravidou antes dos 16 anos.
 
Apenas 31% das entrevistadas afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis. "A gravidez em jovens é o reflexo da falta de acesso à informação. Nessa fase, é necessário que tanto os responsáveis como as escolas estimulem a ida ao ginecologista e conversem com os adolescentes sobre os riscos da falta de cuidado com a vida sexual, que podem comprometer uma ou mais vidas", completa Dr. Nazário.

Um novo comportamento
Com o avançar dos anos, o tema sexualidade vem sendo abordado com mais naturalidade. Para 62% das entrevistadas o tema "virgindade" não é mais um tabu e para um pouco mais da metade (51%) o sexo representa um prazer pessoal.  No quesito sexo sem compromisso, 32% das jovens disseram que estão abertas à prática. Em contrapartida, 26% indicam que jamais fariam.
Com relação à contracepção, no final do ano passado, a Associação Americana de Pediatria divulgou uma nova diretriz recomendando o uso de DIU e implantes hormonais para evitar gravidez na adolescência, e a pesquisa comprovou que existe adesão significativa  a esses métodos. Segundo o estudo da EPM-Unifesp, entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres estão camisinha (35%), pílula anticoncepcional (34%) e contraceptivos de longa duração como DIU e implante (13%). Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista.
Embora a vida sexual esteja iniciando mais cedo e os jovens possuam mais acesso a informações, os índices de gravidez não planejada ainda são elevados. Para 45% das entrevistadas o principal motivo seria a irresponsabilidade e 26% acham que a causa principal é o esquecimento ou uso incorreto do método de prevenção escolhido. Quando perguntado sobre a postura do parceiro em relação à contracepção, 58% das mulheres disseram que a decisão é exclusivamente delas.

Gravidez e relacionamento
Para a maioria das entrevistadas (56%), a contracepção representa segurança e cuidado com a própria saúde, ficando à frente da preocupação com o planejamento familiar (26%). Quando perguntadas sobre uma possível gestação, 44% dizem que não saberiam o que fazer se descobrissem a gravidez ainda na adolescência, sendo que 31% consideram a depressão e a diminuição da autoestima como as principais consequências negativas que podem ser desencadeadas neste cenário.
A preocupação com a vinda de um bebê sem planejamento é algo delicado em todas as faixas etárias, mas para 66% das jovens ouvidas,  isso atrapalharia os planos para o futuro, como estudo e carreira. Um outro ponto que chama a atenção é a importância do relacionamento com o parceiro, desde o ato sexual, a escolha do método contraceptivo em conjunto, até a perspectiva de futuro. Para as entrevistadas, o mais importante num relacionamento, por ordem de relevância, é: família e planos futuros (22%), amor (22%), companheirismo (15%) e sexo (14%).

É sua vida, é seu futuro
Com o objetivo de melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez não planejada e/ou de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em todo o mundo, foi criado o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez Não Planejada, que acontece em 26 de setembro. Cada ano a campanha tem um tema,  e o de 2015 é : "É sua vida, é seu futuro" e o mote digital #umaamigaminha #umamigomeu.
A ação é uma iniciativa de ONGs e sociedades internacionais - com apoio mundial da Bayer, e acontecerá pelo nono ano consecutivo em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. No Brasil, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) é parceira do projeto. No site www.vivasuavida.com.br, desenvolvido especialmente para a campanha, é possível encontrar diversas informações sobre sexo seguro, gravidez e contracepção, entre outros temas.  

Bayer: Se é Bayer, é bom (Science For a Better Life) - www.bayer.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados