Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Como um psicólogo pode mudar sua vida






No dia 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo no Brasil, e, por isso, é importante atestar como ter um profissional desses ao seu lado pode ajudá-lo
Todos os dias, milhares de pessoas seguem uma rotina diária corrida, que envolve acordar cedo, se deslocar até o trabalho e voltar para o conforto do lar só depois do céu já ter escurecido. Principalmente nas grandes cidades, esse dia a dia movimentado contribui para o desenvolvimento de diversas doenças e transtornos mentais, acarretando, também, em baixa autoestima, confiança e segurança para ir e vir.
Nesse cenário que, para muitos, chega a ser normal, não é difícil existirem casos de pessoas que se sentem pressionadas de todos os lados, e, por isso, precisam de alguém com quem possam falar, se abrir e descarregar todos os sentimentos que ficam guardados dentro de si. Por essas e outras razões, a figura do psicólogo é de extrema importância na vida de alguém, para que essa pessoa aprenda a lidar com as decepções, tristezas e alegrias (entre muitos outros sentimentos) que recheiam o dia a dia de cada um.
Segundo Carla Ribeiro, psicóloga clínica e hospitalar voltada à saúde do homem, atuante do Rio de Janeiro, a psicologia vai muito além do consultório tradicional, que é normalmente a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas quando se fala na profissão. "A psicologia busca a compreensão dos processos mentais e comportamentais, e seu objetivo varia de acordo com a área de atuação. A psicologia clínica foca no bem-estar do paciente; a escolar, no sucesso acadêmico; a hospitalar, no conforto da família e do paciente que está internato, e por aí vai. É importante que se observe que a figura do psicólogo não pode ser subestimada em nenhum ambiente, desde escolas até grandes corporações", explica.
Ela lembra que, no dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo no Brasil. "Por mais que várias pessoas não compreendem a importância da profissão, ela é valiosa, pois ajuda os pacientes a lidarem com seu dia a dia, prevenindo doenças e estimulando-os a melhorar sua vida. O momento que a maioria das pessoas acaba procurando a ajuda de um psicólogo é quando o indivíduo resolve dar um "basta" em tudo aquilo que o aflige, e isso é ótimo, pois permite uma recuperação do indivíduo, levando-o a aumentar sua qualidade de vida", afirma.
Carla finaliza, lembrando que, mesmo se a pessoa for desmotivada por amigos e familiares, ainda é aconselhável que ela procure ajuda para solucionar seus conflitos internos. “Muitas vezes, o interessado em procurar ajuda desiste pois, por meio da má influência de pessoas próximas a ele, acaba pensando que se consultar com um psicólogo é perda de tempo e dinheiro, ou pior; apenas para os fracos. Na verdade, esta imagem apenas impede as pessoas de procurarem ajuda, o que pode acarretar problemas futuros, tudo por uma falta de incentivo a se consultar com um psicólogo", conclui.

Carla Ribeiro - Psicóloga Clínica e Hospitalar voltada para Saúde do Homem. E-mail:  caribeiro.psi@gmail.com - Página: https://www.facebook.com/psicologacarlaribeiroRJ
Av. Nelson Cardoso, 1149 - sala 1213, Jacarepaguá (Taquara), Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados