Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

Levantamento realizado pela SulAmérica aponta que acidentes em imóveis são mais comuns no período de férias



Seguradora alerta para os cuidados necessários no dia a dia da casa e durante as viagens, quando o imóvel fica vazio por mais tempo 



 As férias de julho já chegaram e junto com elas a preocupação em proteger a residência durante as viagens. Nesse período do ano, os danos à residência devido a problemas elétricos e vazamentos são bastante comuns. Isso ocorre porque o imóvel fica vazio por mais tempo, sem a vigilância e a manutenção dos moradores. De acordo com um levantamento da SulAmérica, os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro costumam ser os que mais têm sinistros, como danos elétricos e outros eventos. Em 2014, a média das ocorrências nos quatro meses foi 25% mais alta do que a média do ano.
Ainda de acordo com a seguradora, os serviços mais procurados durante esses meses são: eletricista, reparos hidráulicos (bombeiro e desentupimento), chaveiro e conserto de eletrodomésticos (máquina de lavar, máquina de secar, fogão, micro-ondas, geladeira e freezer). Em julho de 2014, os reparos hidráulicos foram os mais acionados, representando 32% de todas as solicitações feitas. O mesmo ocorreu no mês de janeiro de 2015, quando também foi o principal acionamento, com 29%. 
“Acreditamos que o imóvel deve estar protegido durante o ano todo. Mas, claro que, ao ficar vazia durante o período de férias, a residência fica mais vulnerável e exposta a acidentes. Por isso, aproveitamos o momento para reforçar a importância de se ter um seguro Residencial, que, além de oferecer coberturas abrangentes, disponibiliza vários serviços de assistência. Com eles, é muito mais fácil garantir a segurança e manutenção do lar”, explica o Vice-Presidente de Auto e Massificados da SulAmérica,Eduardo Dal Ri.
A contratação de seguros residenciais é uma forma de aumentar a segurança nas residências. Além de indenizar danos que podem ser provocados por incêndios, raios, explosões, entre outros, o seguro também oferece serviços de manutenção para que pequenos defeitos, como os elétricos e hidráulicos, não se transformem em ocorrências mais graves.  
A SulAmérica ressalta a importância do seguro Residencial e incentiva seus segurados a manter uma rotina de cuidados que, além de simples, podem manter a residência mais protegida, especialmente durante o período de férias.
Dicas de prevenção de acidentes elétricos:
- Evite ligar muitos aparelhos eletrônicos no mesmo benjamin. A sobrecarga de energia pode ocasionar aquecimento dos equipamentos e fios, provocando incêndios.
- Não deixe itens de fácil combustão, como papéis e tecidos, em contato ou muito próximos de lâmpadas.
- Certifique-se que não há risco de animais domésticos mastigarem ou urinarem em fios e objetos elétricos.
- Não deixe adaptadores para eliminar mosquitos perto de cortinas e móveis. Coloque-os em tomadas seguras.
- Garanta que não haja contato de tomadas e interruptores com água, tendo cuidado sempre que limpar a casa.
- Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Isso evita mau contato, sobrecarga ou curto circuito.
- Realize a manutenção periódica da rede elétrica, de ar-condicionados e outros equipamentos. Também não faça instalações irregulares, conhecidas como “gatos”. O risco de acidente é muito maior.
- Se a casa for ficar muito tempo desocupada, desligue a chave elétrica principal.
Dicas de prevenção de acidentes com gás:
- Os botijões de gás devem ser guardados em locais limpos e bem ventilados. De preferência, do lado de fora de casa, mas protegido contra chuva, sol e fontes de calor. Também procure fechar o registro quando ele não estiver em uso.
- Certifique-se de que o regulador de pressão do botijão, a mangueira e a braçadeira do botijão de gás estão bem ajustados. Para testar se há vazamentos, uma forma usual é passar uma esponja com detergente ou sabão nas conexões do regulador de pressão e da mangueira e ver se alguma bolha aparece. Caso isso ocorra, é sinal de que há algum vazamento e que é preciso apertar as conexões.
- Sempre olhe a validade do regulador de pressão e da mangueira do botijão de gás. O regulador de pressão, por exemplo, é válido por cinco anos.
- Para uma maior segurança, cômodos com aparelhos de gás devem ter ventilação permanente.
- Caso sinta cheiro de gás, não risque fósforos e nem acenda ou apague luzes. Abra as portas e janelas para aumentar a circulação de ar e resolva o vazamento o mais rápido possível. Caso não seja possível, fique longe do local e chame os bombeiros.
Outras formas de prevenir acidentes dentro de casa:
- Dificulte o acesso de crianças a objetos que produzam fogo, como isqueiros e fósforos, e iniba o contato delas com esses itens.
- Nunca deixe o ferro ligado sem estar no mesmo cômodo.
- Velas não devem estar acesas sem supervisão.
- Tenha cuidado com cigarros mal apagados jogados na lixeira ou cinzas que podem voar ainda acesas.
- Antes de sair de casa, verifique se desligou todos os aparelhos e que não há nenhum elemento de risco, como velas acesas.
- Evite utilizar produtos inflamáveis na faxina, como álcool e querosene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados