Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Especialista dá dicas para evitar piolhos nas crianças




Técnica em tricologia esclarece que lavagem correta dos fios pode evitar problemas com esses insetos, que gostam de ambientes sujos e com bactérias para proliferação
As preocupações nunca acabam para quem tem filho pequeno. Alimentação, educação e saúde estão entre os assuntos que mais deixam os pais inseguros. E as madeixas dos meninos e meninas também requerem cuidados especiais. Muito comuns nas crianças em idade escolar, piolhos causam transtorno e incômodo para os pais, filhos e também educadores.
De acordo com a especialista em cuidados com o couro cabeludo Sônia Mesquita, “por mais que os pequenos convivam com outras crianças e isso não dê para evitar, se os pais tiverem uma rotina diária de assepsia, esse problema poderia ser evitado”.
No entanto, engana-se quem acha que somente a assepsia, nome técnico do processo de lavagem, garante um cabelo limpo. Segundo Sônia, para que os fios fiquem higienizados totalmente, deve-se lavá-los todos os dias. “A lavagem dos fios deve ser diária e de maneira correta, usando-se as pontas dos dedos e esfregando com a unha, para que seja retirada a sujeira acumulada a partir da poluição, suor e resíduos de produtos que impedem a oxigenação da corrente sanguínea”, explica.
A técnica em tricologia também chama a atenção para o modelo correto de pente a ser usado na hora de desembaraçar os fios: “Para garantir uma escovação completa, o ideal é o uso de pentes – e não escovas - com os dentes finos. Isso deve ser aplicado tanto para as crianças quanto para os adultos”.
Embora o tema carregue um estigma social, infestações por piolhos são comuns e não há motivo para se envergonhar. O importante é que os pais se mantenham atentos, pois é nesta época do ano, volta das férias, que a proliferação acontece de maneira mais intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados