Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A escolha do pente ou escova ideal ajuda na beleza e saúde dos fios





 Não são somente os produtos capilares que ajudam a manter o cabelo bonito e saudável. A escolha correta do pente ou escova influencia totalmente no visual.

Pente é acessório indispensável na vida de toda mulher, um aliado quando pretendemos deixar os cabelos mais arrumados em qualquer situação. Algumas o carregam na bolsa, outras o utilizam para pentear o cabelo no banho e a maioria não abre mão dele logo pela manhã. Sejam as de fios lisos, crespos, cacheados ou ondulados, em algum momento, todas precisam de um pente ou escova para manter as madeixas em ordem.
 Há no mercado diversos modelos de pentes e escovas de cabelo, todos destinados a arrumar os fios. Isso nos leva a crer que todo pente ou escova tem a mesma função e só muda a forma, certo? Totalmente errado, segundo a coordenadora técnica das cabeleireiras do Instituto Beleza Natural, Lucia Santanna. “Cada modelo de pente ou escova tem uma função específica e é preciso acertar na escolha para não fazer do acessório diário, um agressor permanente dos fios”, explica.
De acordo com a cabeleireira, o primeiro passo para escolher qual o pente ou a escova ideal é analisar a espessura do fio de cabelo, pois quanto mais grosso ele for, maior deve ser o espaçamento entre os dentes ou as cerdas da escova.
Lúcia ressalta que apesar de parecer ilusório, a escova ou o pente que utilizamos para pentear os cabelos faz toda diferença no visual. Ela afirma que, na hora da escolha, vale lembrar que enquanto os pentes são feitos, em sua maioria, para desembaraçar os fios, as escovas também são utilizadas para alisar, cachear ou modelar um penteado. “Por isso é importante optar por um acessório ideal para o seu tipo de cabelo e que vá de acordo com sua necessidade”, lembra.
Segundo ela, para cabelos cacheados ou crespos a escolha merece ainda mais atenção, pois a maioria dos utensílios desfaz os anéis, aumentando o volume. Nesses casos, a cabeleireira recomenda não pentear os fios a seco. “O ideal é penteá-los durante ou logo após o banho com um pente de madeira com dentes largos, que evita o arrepio e a quebra dos fios”, explica.
E quem pensa que escolher o pente ideal é tarefa destinada somente as mulheres, se engana. Lúcia ressalta que as regras valem também para os homens, tanto os de cabelos curtos quanto os de fios mais compridos.
Veja qual o tipo de pente ou escova ideal para usar diariamente de acordo com cada tipo de cabelo:

Cabelos Cacheados
Pentes – Devem ter os dentes mais largos e devem ser utilizados somente com os cabelos úmidos.
Escova – Não são indicadas para pentear diariamente esse tipo de fio.

Cabelos Ondulados
Pentes – Os dentes devem ser mais largos. Os de madeira ajudam a controlar o frizz.
Escovas – Devem ser do tipo raquete, com cerdas mais espaçadas.
Cabelos Crespos
Pentes – Pentes com dentes longos e largos ajudam a modelar os fios, sem quebrá-los. Devem ser usados no cabelo úmido.
Escovas - As escovas não são indicadas para pentear o cabelo crespo, pois desfaz os anéis e aumentam o volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados