Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Tudo que você precisa saber sobre vacinação antes de viajar para as férias de julho




Julho chegou e muitas pessoas vão fazer as malas para viajar e curtir as férias. E você sabia que, segundo a Organização Mundial do Turismo, muitas das chamadas "doenças emergentes" surgidas nos últimos 50 anos estão relacionadas com a circulação de pessoas e materiais? Por isso, para realmente aproveitar o período de descanso e não ter que se preocupar com problemas de saúde, é importante se atentar a alguns pontos. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre vacinação antes de viajar para as férias de julho.
- Antes de realizar uma viagem, é essencial consultar um médico especialista em medicina do viajante para conhecer os possíveis riscos sanitários do destino escolhido e receber as imunizações aconselháveis para prevenir doenças. Além do país visitado, o esquema de vacinação deve ser personalizado e adaptado de acordo com o histórico do viajante, idade, condições de saúde, o tipo de viagem, a duração e em quanto tempo deverá partir para o destino.
- Como a resposta imune a vacinação varia conforme o tipo de vacina, o número de doses necessárias e se foram administradas imunizações prévias, aconselha-se fazer a consulta médica entre 4 e 8 semanas antes da viagem.
- Caso a viagem não tenha sido planejada com tanta antecedência, fique tranquilo.  Mesmo assim existe a possibilidade de obter orientação e possivelmente algumas vacinas também. Além disso, atualmente existe uma série de vacinas combinadas que oferecem proteção contra mais de uma doença e facilitam a aplicação por meio da administração de várias vacinas simultaneamente em uma única injeção.
- As vacinas para viajantes incluem: as que são utilizadas em programas de vacinação nacionais, as indicadas para países ou áreas que apresentam risco de doença e as que são obrigatórias em algumas situações conforme a Regulamentação Sanitária Internacional.
- Se atente às vacinas administradas na infância. Elas requerem uma ou várias doses periódicas para manter níveis eficazes de imunidade durante toda a vida e alguns adultos podem não ter se vacinado nunca. Doenças como a difteria e a poliomielite, que já não ocorrem na maioria dos países industrializados, podem manifestar-se nos países visitados pelo viajante. Além das doses de reforço, as vacinas também deverão garantir aos habitantes de zonas endêmicas que viajam para regiões não endêmicas a prevenção da introdução ou reintrodução de doenças como a poliomielite, febre amarela, sarampo ou rubéola.
- Vacina contra febre amarela: atualmente, a vacina é obrigatória, conforme o Regulamento Sanitário Internacional e, em alguns países, um pré-requisito para a entrada no local. O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é válido a partir de 10 dias após a vacinação primária e, embora não seja necessário reforço, alguns países podem exigi-lo.
- Vacina tetravalente ou contra doença meningocócica também é recomendada. Em 2012, no Chile, por exemplo, houve um surto da doença que pode matar em apenas 24 horas após a manifestação dos sintomas.
- Vacina contra a poliomielite: alguns países livres da pólio podem exigir que os viajantes procedentes de países ou zonas com notificação do vírus submetam-se à imunização para obter o visto de entrada.  
- Vacina tríplice viral ou contra sarampo, caxumba e rubéola: em alguns países, como nos Estados Unidos, recomenda-se que todos os viajantes com mais de 6 meses estejam protegidos.
- Demais vacinas que podem ser exigidas: cólera, tétano, coqueluche, hepatite A e B, gripe, raiva, febre tifoide e varicela, entre outras.
- As viajantes grávidas pertencem a um grupo especial. As vacinas vivas, como a tríplice viral e contra varicela e febre amarela, são contraindicadas durante a gravidez. Já as vacinas à base de organismos mortos ou inativados, como as da gripe, polissacarídeos, cólera, hepatite A e B inativadas, tétano e tetravalente podem ser tomadas de acordo com orientação médica.
- Nos idosos, é importante verificar se foram vacinados e, em caso negativo, oferecer uma série primária completa de vacina contra difteria, tétano, poliomielite e hepatite B, além da gripe. Aqueles que não estão imunizados contra a hepatite A também devem receber a vacina antes de viajar para países em desenvolvimento onde existe maior risco de contrair a doença.
- Os idosos com doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares ou respiratórias devem sempre estar vacinados contra gripe. Recomenda-se que sejam evitadas as vacinas contra sarampo, oral contra a pólio, febre amarela, varicela e BCG. Caso a viagem seja para algum país que exija a vacinação contra a febre amarela, deve-se apresentar um certificado médico que justifique a exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados