Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

O inverno chegou, e as baixas temperatura fazem você adoecer?




Saiba como aproveitar o friozinho gostoso e ao mesmo tempo prevenir os desconfortos típicos deste período do ano.
O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho e com ele surgem as bruscas mudanças de temperatura. Chuvas, ar seco e vento frio também compõem o cenário.
Nesta época, aumentam os riscos de doenças respiratórias e crises alérgicas se tornam cada vez mais comuns. As condições climáticas, características desta estação, favorecem a diminuição da imunidade e a disseminação de doenças oportunistas, as famosas doenças invernais.

Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade nos ensina algumas atitudes simples do dia a dia, para ser possível aproveitar o friozinho gostoso do inverno e ao mesmo tempo prevenir os desconfortos típicos deste período do ano.
Para evitar esses incômodos, é importante redobrar os cuidados com a saúde, sobretudo em crianças e idosos, e obedecer algumas regras básicas.
Mas antes vamos falar sobre o que pode acontecer de mais graves, e o que chamamos de emergências médicas relacionadas ao frio.
O Dr explica que a exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde. Permanecer em casa pode ser uma medida adequada a várias situações, contudo também aqui poderá encontrar vários perigos, que importa conhecer. Muitas casas estarão frias devido à falta de energia ou pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura. Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras aumenta o risco de incêndio, bem como o de intoxicação por monóxido de carbono.
EMERGÊNCIAS MÉDICAS RELACIONADAS COM O FRIO
HIPOTERMIA
Ainda segundo Dr Fábio, quando exposto a baixas temperaturas, o corpo perde calor mais depressa do que o que consegue produzir. O resultado é hipotermia (temperatura corporal excessivamente baixa), situação perigosa, pois a pessoa poderá não se aperceber da sua situação e assim não fazer nada para corrigir.
São geralmente vítimas de hipotermia:
• Idosos com fraca alimentação, roupa ou aquecimento;
• Bebés que dormem em quartos frios
• Pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior;
• Consumidores de álcool ou drogas.

Sinais de aviso – Adultos
• Tremores, exaustão;
• Confusão, mãos inquietas;
• Sonolência, perda de memória, fala “lenta”/baralhada/ confusa.
Sinais de aviso - Crianças• Pele muito vermelha e fria;
• Apatia.
O que fazer?
Se notar alguns destes sinais procure ajuda médica e em caso de emergência ligue para 190. Aqueça a pessoa da seguinte forma:
• Coloque a vítima num quarto quente ou num abrigo;
• Se a vítima estiver com a roupa molhada retire-a, mantendo a pessoa seca e quente enrolada num cobertor incluindo cabeça e pescoço;
• Aqueça a parte central do corpo utilizando; 
• Bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal mas não ofereça bebidas alcoólicas. Não tente dar de beber a uma pessoa inconsciente;
• Mantenha a temperatura.

QUEIMADURAS PELO FRIO

Dr Fábio Cardoso explica que as queimaduras pelo frio são lesões causadas por congelação, que condicionam perda de sensibilidade e de cor nas zonas afetadas. Estas queimaduras atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés.
Como reconhecer queimaduras pelo frio?
Ao primeiro sinal de vermelhidão ou dor em qualquer zona da pele, saia do frio e proteja a pele exposta. Qualquer dos seguintes sinais poderão indicar queimaduras:
• Área da pele branca ou acinzentada;• Pele invulgarmente firme ou cerosa;
• Formigueiro.
O que fazer?
Se detectar sinais de queimaduras procure ajuda médica. Se existirem queimaduras sem sinais de hipotermia e não existir auxílio médico imediato, proceda da seguinte forma:

• Vá para uma divisão aquecida logo que possível;
• Submerja a área afetada em água morna – não quente (a temperatura deverá ser confortável ao toque nas áreas do corpo não afetadas), ou, aqueça a área afetada com calor corporal;
• Não massaje a área queimada, pois pode causar mais danos;
• Não use compressas aquecedoras ou fontes de calor para aquecer, uma vez que as áreas afetadas estão dormentes e poderão queimar facilmente.
Estes procedimentos não substituem os cuidados médicos apropriados. A hipotermia as queimaduras devem ser avaliadas por pessoal de saúde qualificado.
Agora, para a maioria das situações que não são emergências médicas, medidas simples colaboram para melhorar a qualidade de vida nos dias mais frios, e fazem toda a diferença para prevenir problemas de saúde.

Algumas dicas do Dr para manter a saúde no frio:
- Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhe-se antes de sair.
- Ingerir líquidos quentes ao longo do dia, como chás, café e chocolate quente, ajuda a manter o corpo aquecido, mas deve-se evitar o exagero no consumo desses produtos.
- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos.
- Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele.
- Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado, quente ou frio.
- As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pelos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.
- As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários. Pacientes com antecedentes como bronquite e rinite costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.
- Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”.
- Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas à cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Dr Fábio Cardoso  - CRM-SC 11796 - Médico especialista em medicina Preventiva, Longevidade e Anti-Envelhecimento, Pós-graduado em Medicina do Esporte, Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Membro do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), Membro do Comitê de Esportes de Combate do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM). Membro do Comitê de Esportes de Endurance do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM). Membro da National Athletics Training Association (NATA). Membro da American Association of Professional Ringside Physicians (AAPRP). Membro da Associação Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento. Membro da Brazil-American Academy for Integrative & Regenerative Medicine. Médico vinculado à equipe de MMA - RFT Fight Company, com atletas em vários e eventos ( UFC, BELLATOR, JungleFight, Nitrix, Sparta, entre outros). Médico vinculado à empresa PrimeFigthers, de gerenciamento de carreira de atletas de MMA. Médico vinculado à equipe de luta  Nova União - Blumenau - SC. Médico vinculado à ABTRI ( Associação Blumenauense de Triatletas). Médico, especialista em Medicina Preventiva, Longevidade e Anti-Envelhecimento, mestre em Medicina do Esporte, ele ensina hábitos para sermos mais jovens cronologicamente. Entre os temas de suas palestras estão “Idade Cronológica x Idade Biológica”, “Controle de Hormônios”, “Como substituir certos alimentos nocivos à saúde”, “Hábitos saudáveis”, entre outros. Fábio Cardoso tornou-se também uma referência no Brasil por sua atuação no tema Medicina Funcional. Seu trabalho tem hoje o reconhecimento de profissionais da saúde. É membro da Brazil-American Academy for Integrative & Regenerative Medicine, da Associação Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento e do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM). É uma das importantes fontes da imprensa nacional quando o assunto é medicina preventiva e alimentação saudável. Tornou-se conhecido na mídia por conta de inúmeras reportagens e entrevistas veiculadas em rádios, emissoras de TV, sites, jornais e revistas.  www.drfabiocardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados