Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Privação do sono causa prejuízos funcionais à criança




Pesquisa apresentada no Congresso Mundial de Medicina do Sono aponta que o excesso de atividades na infância e a redução das horas de sono causam prejuízos à saúde e à criação de hábitos que vão repercutir na fase adulta



O médico otorrinolaringologista Dr. Renato Heller acaba de retornar da Coréia do Sul onde participou do Congresso Mundial de Medicina do Sono, um dos mais importantes encontros internacionais sobre o tema. Relatou que pesquisa mundial sobre hábitos de sono mostrou que o excesso de atividades e a redução das horas de sono na infância causam prejuízos à saúde e à criação de hábitos que repercutirão na fase adulta. "A privação do sono causa prejuízos funcionais e, na geração atual, ela é muito grande entre os jovens", ressalta Renato Heller, especialista com formação em medicina do sono.  Salienta ainda a importância que deve ser dada ao ambiente no horário de dormir, por isso recomenda evitar luzes fortes e assistir televisão  no quarto, já que a luz é um fator inibidor do sono.  Comer muito antes de dormir também interfere na qualidade do sono. Heller refere que esses são cuidados importantes para  uma boa noite de descanso.
Pesquisa mundial compara hábitos de sono entre adultos em diferentes países
Estudo mundial também aponta que a cultura da população tem relação direta com o hábito de dormir. O espanhol, apesar de fazer a sesta após o almoço, é festivo e dorme pouco, o italiano ainda soma a isso o hábito de comer muito à noite, o que prejudica ainda mais o repouso. A pesquisa considerou que o português tem a melhor qualidade de sono da Europa, pois  a população tem o hábito da fazer um período de descanso após o almoço e dormir cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados