Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de maio de 2015

Fábulas de La Fontaine Musicadas em show nos Correios




Fábulas de La Fontaine musicadas serão apresentadas em série de shows gratuitos no Centro Cultural Correios SP. Espetáculos são inéditos e fazem parte da exposição "Marc Chagall - Fábulas de La Fontaine".
O Centro Cultural Correios de São Paulo apresenta show especial com as fábulas recriadas e musicadas inspiradas em La Fontaine para a exposição “Marc Chagall – Fábulas de La Fontaine”. O cantor e compositor Luciano Oze, autor da versão musical das histórias, realizará apresentações nos dias 25/04, 09/05, 23/05 e 06/06, sempre às 11h30, acompanhado dos músicos Ricardo Barreto (bateria) e Marco Aurélio (baixo). As apresentações terão duração de 40 minutos e entrada gratuita.
A ideia de musicar as fábulas surgiu com a produtora cultural Cláudia Lopes “coordenadora do projeto”, Enock Sacramento “Curador da Exposição” e com o “músico” Luciano Oze, responsável por recriar e musicar as histórias, dando à mostra, uma linguagem atual das Fábulas de La Fontaine, já que as mesmas foram escritas há muito tempo e, por isso, apresentam um vocabulário muito rebuscado. Desta forma, foram reescritas dez fábulas, das quais cinco estão exclusivamente disponíveis para o público da exposição.
Luciano Oze escolheu o Blues e uma pegada de Rock para reescrever as fábulas porque, segundo ele, “É uma estrutura musical que combina, tem força, sutileza e uma energia contínua.”. . Suas letras e melodias o público pode apreciar na exposição e, especialmente em São Paulo, os shows inéditos que acontecerão no Centro Cultural Correios, sempre às 11h30 nos dias 25/04, 09/05, 23/05 e 06/06, com entrada gratuita.
As músicas são parte integrante da mostra. Ao visitar a exposição, o visitante ativa um sensor quando se aproxima das obras e pode ouvir o áudio correspondente à fábula a qual está observando. As fábulas musicadas na mostra são: A galinha dos ovos de ouro, Os dois burros, A raposa e os perus, A morte do lenhador e A perdiz e os galos. Além facilitarem o entendimento das obras, as músicas também têm como objetivo proporcionar a inclusão dos deficientes visuais na mostra e uma maior interatividade com o público, principalmente com as crianças.                                                                        
  Para Luciano, o projeto é muito especial, por agregar de maneira tão singular, duas formas de arte: “A obra de La Fontaine me inspira a esta realização, porque perpassa fronteiras, leva a reflexões morais, aproxima os expectadores através de obras literárias. Acredito que seja de suma importância para a educação, já que cada fábula apresenta uma moral, uma lição. O objetivo é levar ao público arte, cultura, leitura e música e, assim, provocar interesse e difundir conhecimento. Espero que as pessoas  apreciem e se divirtam.”, diz o artista.

Sobre o artista:
Marc Chagall nasceu na aldeia de Vitebsk, na Bielorrússia, em 7 de julho de 1887. O pintor, ceramista, gravador e vitralista surrealista chamava-se, na verdade, Moishe Zakharovich Shagalov. Sua iniciação no universo das artes plásticas ocorreu no ateliê de um célebre pintor de retratos local. Em 1908, entrou na Academia de Arte de São Petersburgo, daí partindo para Paris.
No universo de fauvistas e de cubistas, em um contexto no qual imperava um sistema filosófico que valorizava apenas a forma, marcado também pela abstração, a obra de Chagall se distinguia pela presença do conteúdo temático surreal, o qual revela suas origens nas esferas emocionais e culturais do pintor.
Após o desabrochar da Revolução Socialista de 1917, o artista alcança o posto de comissário de belas-artes, no governo de Vitebsk. Ele institui,então, sua própria escola artística, livre para incluir qualquer inclinação modernista. Ao se confrontar com Kasimir Malevich, pintor soviético pertencente à vanguarda russa, ele pede demissão do seu cargo.
Uma versão das Fábulas de La Fontaine foi ilustrada por Chagall, em 1927. Sua etapa paisagística, marcada pela temática das flores, pertence a este período.
Marc Chagall morreu em Saint-Paul-de-Vence, no dia 28 de março de 1985, como um dos maiores e mais famosos pintores do século XX.
Jean de La Fontaine nasceu em 8 de julho de 1621. Era filho de um inspetor de águas e florestas, e nasceu na pequena cidade de Chateau-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura.
Prestou serviços ao ministro das finanças Nicolas Fouquet, mecenas de vários artistas, a quem dedicou uma coletânea de poemas. Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" e tornou-se próximo dos escritores Molière e Racine.
Em 1668, foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís 14. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fontaine conquistaram imediatamente seus leitores.

Em 1683, La Fontaine tornou-se membro da Academia Francesa. Em 1692, La Fontaine, já doente, converteu-se ao catolicismo. Morreu em 13 de abril de 1695.
Agente de cultura — Os Correios atuam no fomento à cultura brasileira, por meio da disponibilização de seus centros e espaços culturais para diversos tipos de manifestações artísticas. A empresa mantém unidades em São Paulo/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ, além do Museu Nacional dos Correios em Brasília.
No biênio 2014/2015, os Correios estão destinando R$ 15,5 milhões para a ocupação de suas unidades culturais e mais R$ 35 milhões para projetos culturais realizados em todo Brasil. Desde 2004, os projetos são escolhidos por meio de seleção pública, garantindo transparência à destinação dos recursos e possibilitando o acesso democrático aos patrocínios da empresa. Com essa iniciativa, os Correios fortalecem e divulgam a cultura brasileira, cumprindo seu papel de empresa pública e agente do governo federal.
Desde 2013, o Centro Cultural Correios São Paulo vem oferecendo  ao público uma programação cultural diversificada, de qualidade e gratuita. O espaço ocupa uma área de 1.280 metros quadrados do amplo Prédio Histórico dos Correios, que abriga também a Agência Central dos Correios de São Paulo, considerada a maior  do país e a Agência Filatélica D. Pedro II. Inaugurado em 1922, o Prédio Histórico é um dos cartões postais do centro de São Paulo, pelas suas dimensões arquitetônicas, tamanho e localização. 



Show: Apresentação musical das fábulas recriadas por Luciano Oze
Datas:  25/4 , 09/05 , 23/05 , 06/06 , às 11h30.
Local: Centro Cultural Correios São Paulo
Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h.
Local: Centro Cultural Correios São Paulo - Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP
Visitação da exposição: 25 de abril a 23 de junho de 2015.
Informações: (11) 3227-9461
e-mail: centroculturalsp@correios.com.br
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Classificação Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados