Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de março de 2015

Saúde lança campanha para abastecimento consciente de veículos




Com “Dia D” nesta quarta-feira, 18, a iniciativa visa orientar consumidores, frentistas, gerentes e proprietários de postos a respeitarem o travamento automático do tanque de combustível para controle da evaporação de gases tóxicos da gasolina

A Secretaria de Estado da Saúde lança nessa terça-feira, 17 de março, a campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”, que orientará os condutores, frentistas, gerentes e proprietários de postos de combustíveis de todo o Estado aos danos provocados pela emissão de vapores da gasolina durante o abastecimento de veículos.
Para marcar o lançamento, a Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com a Fundap (fundação do Desenvolvimento Administrativo), promoverá uma videoconferência educativa, às 9h30, acessível a qualquer pessoa com conexão de internet, por meio do link: http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/campanha.
Com “Dia D” estadual na próxima quarta-feira, 18 de março, a campanha – que contará com apoio de agentes municipais e estaduais da Vigilância Sanitária e dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador – realizará ações educativas, incluindo a distribuição e afixação de materiais informativos, para incentivar que o abastecimento seja feito somente até o travamento automático.
“Quando há abastecimento além do dispositivo de segurança, o combustível acaba inundando o sistema de filtragem, levando à redução da capacidade do controle de vapor, o que, além de provocar possíveis problemas de saúde, também pode danificar o motor do veículo”, explica Maria Cristina Megid, diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual.
A gasolina contém diversas substâncias perigosas à saúde. Em curto prazo pode provocar dor de cabeça, sonolência, tontura, náusea, vômito e irritação das vias respiratórias, pele e olhos. Já ao longo prazo, pode gerar danos ao fígado e aos sistemas nervoso central e sanguíneo, câncer, defeitos genéticos e infertilidade.
Estimativas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realizadas no ano passado apontam que o Estado de São Paulo conta com aproximadamente 8,9 mil postos de combustíveis. Já estatística do Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam a presença de 232,2 mil trabalhadores no setor em território paulista.

A campanha ainda prevê realizar contínuas ações educativas e entregas de materiais em unidades de saúde, autoescolas e sindicatos ligados ao setor de combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados