Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pratique uma vida mais saudável em 2015




Veja dicas de uma lista de resoluções de Ano Novo
É uma tradição em fim de ano: as pessoas idealizam mudar de vida nos próximos 365 dias e planejam ações e hábitos que pretendem incorporar ou alterar neste novo ciclo. Viajar mais, economizar dinheiro, casar, frequentar a academia, praticamente tudo é imaginado nesta lista de desejos. O difícil é encontrar quem, de fato, a tira da gaveta e coloca em prática.
Entretanto, há atitudes que podem ajudar a incorporar pequenas atividades saudáveis no cotidiano. São ações simples e fáceis – nem precisa pular sete ondas no mar! Confira algumas delas:

A saúde começa pela boca
“A maioria dos problemas dentários está relacionada com a falta de uma boa higiene bucal. O ideal é a pessoa escovar os dentes após cada refeição que fizer. Se não for possível, que faça após o café da manhã, almoço e jantar. Além disso, é imprescindível o uso de fio dental para garantir que a limpeza seja eficiente”, comenta a cirurgiã-dentista Dra. Renata Rebuffo.

Realize uma atividade física
“Não faltam comprovações científicas que demonstram os benefícios das atividades físicas para o corpo humano. Ao praticar qualquer esporte a pessoa consegue melhorar seu fôlego para outras atividades e ganha mais saúde daqui para frente”, afirma o Dr. Cristiano Rabelo Nogueira, pneumologista da Clínica Pulmonare.

Permita-se experimentar novos alimentos
“Cada célula do corpo humano necessita de aproximadamente 44 nutrientes para funcionar em equilíbrio, portanto, fuja da monotonia alimentar e diversifique mais o cardápio. Assim, você terá uma dieta mais eficiente e saudável”, confirma a nutricionista Dra. Angelina Zapponi, da AZ Nutri.

Mude alguns hábitos
“Para mudar mesmo, a pessoa precisa trocar alguns hábitos e se distanciar um pouco de sua antiga vida para evitar recaídas. Se é fumante e quer parar, por exemplo, tem que evitar bares e companhias de outros fumantes. É necessário ter força de vontade nas primeiras semanas para atingir estes objetivos”, prossegue Dr. Cristiano.

Comece o dia diferente
“No café da manhã, aposte nos alimentos que favorecem a produção de energia e eliminação de toxinas. O que não pode faltar: uma fruta (preferencialmente da época) + suco detoxificante (a base de couve, maracujá e gengibre por ex) + um cereal integral (aveia em flocos, quinoa, granola, amaranto, torrada OU pão) e uma proteína – o ovo é uma excelente opção”.- continua Dra. Angelina.

Consulte profissionais de saúde
“Só um profissional pode definir com clareza os possíveis problemas que a pessoa pode ter e indicar os melhores tratamentos para cada caso. Faça sempre um check-up anual”, conclui Dra. Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados