Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PESQUISA DA EXPERTISE APONTA QUE 91% DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE OUTRAS EMPRESAS PÚBLICAS PODEM ESTAR ENVOLVIDAS EM ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO SEMELHANTES AOS DA PETROBRAS




Pesquisa aponta ainda que 81% dos brasileiros acreditam que a presidente Dilma Rousseff sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras
 A Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e partidos políticos. No último dia 14, a Polícia Federal deu início à sétima fase da Operação, com mandados de prisão contra 25 pessoas em 7 estados da federação.
O caso chamou a atenção da mídia e da população, e por isso a Expertise (www.expertise.net.br), uma das principais empresas de pesquisa e inteligência de mercado do país, resolveu elaborar uma pesquisa sobre o tema para integrar o painel #brasilsemfiltro - um raio-X de como os internautas brasileiros enxergam o país através de assuntos relevantes do nosso cotidiano -,  que tem levantamento de dados feito pela Opinion Box (www.opinionbox.com), plataforma de pesquisa digital.
Foram entrevistados 1.911 internautas em 563 cidades do país, de ambos os sexos e todas as classes sociais. Para iniciar a pesquisa, a Expertise quis avaliar o grau de conhecimento das pessoas sobre o tema. 95% dos internautas já ouviram falar da Operação Lava Jato. Destes, 53% afirmaram ter médio conhecimento sobre o assunto e 26% disseram ter alto conhecimento. “Avaliando os dados obtidos, quanto maior a idade, maior é o percentual de pessoas que dizem conhecer bem a operação da Polícia Federal”, afirma Roberto Liberato, diretor de estratégia da Expertise.
Independentemente do nível de conhecimento, 81% dos entrevistados acreditam que a presidente Dilma sabia dos esquemas de corrupção que aconteciam na Petrobras, sendo que 48% acham que ela sabia de tudo. Entre as pessoas com 50 anos ou mais, 58% acreditam que ela sabia de tudo. Já entre os mais novos, entre 18 e 24, este índice cai para 41%. Se considerarmos apenas as regiões norte e nordeste, apenas 39% acham que ela sabia de tudo.
Os delatores da Operação Lava Jato se comprometeram a devolver centenas de milhares de reais aos cofres públicos. No entanto, a população não está muito confiante na palavra deles. Apenas 2% acredita que o dinheiro será totalmente devolvido, 42% acha que será parcialmente devolvido e 51% aposta que não será devolvido.
Além disso, as opiniões estão divididas quanto à contribuição da Operação Lava Jato para a diminuição dos esquemas de corrupção no país: 41% dos entrevistados acreditam que a Operação terá um impacto positivo e vai ajudar a diminuir os crimes de corrupção no país, 38% não acreditam e 21% ainda não têm opinião formada a respeito.
Por outro lado, há um ponto que chama muita atenção: 9 em cada 10 entrevistados acreditam que outras empresas públicas podem estar envolvidas em esquemas de corrupção semelhantes ao da Petrobras. “Nesta questão, não foi identificada nenhuma variação significativa por classe social, renda, região ou idade. Ou seja, não importa o grau de instrução ou a bagagem cultural da pessoa, a percepção da corrupção é extremamente enraizada em nossa sociedade”, afirma Roberto Liberato.
Ao comparar com o Mensalão, 62% acreditam que o esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato é tão grave quanto aquele, 32% acham que é mais grave e apenas 2% julgam ser menos grave.
Mas afinal, quem é o maior culpado pelo desvio de dinheiro dentro da Petrobras? Para 42% dos entrevistados, o governo é o principal responsável. 25% acham que a culpa é das pessoas envolvidas, 17% apontam os partidos, 6% responsabilizam a própria Petrobras e 5% atribuem a culpa às empreiteiras.
Apesar de todo o escândalo envolvendo a Petrobras, 46% acreditam que, se as eleições fossem hoje, o resultado seria o mesmo. Já 42% dos entrevistados pensam que haveria impacto no resultado e 12% não têm opinião a respeito.
A margem de erro é de 2,2 pp.

Expertise – www.expertise.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados