Pesquisar no Blog

domingo, 14 de dezembro de 2014

Fogos de artifícios e o ouvido sensível dos pets





As festas de final de ano estão chegando, e além da tradicional ceia, a queima de fogos para comemorar a chegada de 2011 também está garantida. E como os pets  não ficam de fora das celebrações e não estão imunes ao barulho causado, é importante que o dono tome uma série de cuidados para não estressar os animais.
Os cães  possuem uma sensibilidade auditiva maior que a dos humanos, por isso, a atenção dos donos deve ser redobrada. Os animais podem se assustar e o medo pode acarretar em uma série de traumas psicológicos e físicos. Segundo a médica veterinária Luciane Martins, durante o Réveillon a melhor solução é manter o bichinho dentro de casa e tomar todos os cuidados para que o pet não sofra quedas nem se agite com o barulho dos fogos.
Para os donos que não passarão a virada de ano em casa, a veterinária aconselha que sejam tomadas providências parecidas com aquelas exigidas quando o proprietário vai viajar, como contratar uma babá ou deixar o animal nas casas de amigos e parentes. “É importante não deixar o animal sozinho. Os donos devem se programar antes do início das festas”, aconselha.
O medo dos fogos pode acarretar em alguns tipos de transtornos à saúde, desde traumatismos físicos até convulsões e complicações cárdio-respiratórias. “Se aparecerem sinais de consequências causadas pelo pânico, é indicado que os donos procurem assistência veterinária. Mas se for apenas susto, basta dar muito carinho e manter o animal sob observação em um local calmo”, completa.
No caso de bichinhos com histórico de problemas cardíacos, ou outras doenças em que o estresse possa afetar a saúde, a  veterinária aconselha uma avaliação médica nos dias que antecedem as festas para orientações e providências antecipadas. “Em alguns casos são indicados medicamentos, mas é preciso que os donos procurem sempre orientação médica. A melhor solução para evitar problemas é a companhia de alguma pessoa ou do próprio dono”, finaliza.

Fonte: pet.estilors.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados