Pesquisar no Blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

“Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya” movimentará os bairros de São Sebastião



Pessoas afetadas pelo vírus Chikungunya ficam totalmente incapacitadas; sintomas podem durar alguns meses ou se arrastar por anos

Conscientizar a comunidade sobre a importância de eliminar os focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti – transmissor não só da Dengue mas também do Chikungunya – é o objetivo do “Dia D” de combate à essas doenças a ser realizado neste sábado (6), em São Sebastião.
A iniciativa da Sesau (Secretaria de Saúde), visa esclarecer a população sobre os perigos causados pelo Aedes. Para trabalhar esse dia de mobilização, a pasta promoverá um mutirão de recolhimento de criadouros em bairros estratégicos em parceria com a Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), além da panfletagem em forma de pedágio e stands informativos em alguns locais, com apoio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), como em Maresias, na Costa Sul, onde a equipe estará com atividades informativas em um stand no Circuito Brasileiro Universitário de Surf 2014.
O resultado do levantamento Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti divulgado no dia 4 de novembro, indica o risco da ocorrência de epidemia de Dengue e Chikungunya no País. “Tendo em vista esse cenário, o ‘Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya’ é de suma importância”, disse Ana Cristina Telles de Farias, agente do IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Casa da Dengue.  “Nos bairros mais prioritários, a exemplo da Topolândia, Olaria e Itatinga, faremos um cata-trecos, mas vale ressaltar que só recolheremos os materiais que acumulam água, não móveis como sofás, cadeiras e similares”, salientou.






Incapacitante
De acordo com Ana Cristina, os agentes reforçarão os cuidados necessários para combater o mosquito que é transmissor das duas doenças. “O vetor é o mesmo, os vírus é que são diferentes. O vírus do Chikungunya é um só, já o da Dengue são quatro”, explicou. “No primeiro, os casos já registrados no Brasil manifestam sua forma mais grave de contaminação, ou seja, os sintomas são mais severos e podem durar meses, até anos”, frisou, acrescentando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cada indivíduo afetado pelo Chikungunya, precisa fazer três visitas ao médico por semana. “Esta doença, ao contrário da Dengue, é totalmente incapacitante”, alertou a agente, observando ser transmissível de mãe para filho durante a gravidez; neste caso, o comprometimento do sistema nervoso central é grave e frequente.
Parceira do trabalho, a bióloga Christiane Cruz, chefe da Divisão de Educação Ambiental, lembra a importância da eliminação de criadouros, separação e disposição correta de resíduos, enfim, as boas práticas ambientais para evitar a proliferação de vários tipos de vetores, principalmente os mosquitos transmissores da Dengue e Chikungunya, isto é, além do Aedes aegypti, o Aedes albopictus. “Tais medidas simples evitam transtornos maiores”, comentou. “Em nossa cidade, faremos várias atividades simultaneamente, como mutirão de recolhimento de criadouros em bairros estratégicos, stand com amostras do ciclo biológico do mosquito, panfletagem com folhetos educativos e ainda uma participação especial em um stand no Circuito Brasileiro Universitário de Surf 2014, em Maresias”, acrescentou.
Para esta ação, especificamente, as equipes levarão banners educativos sobre o ciclo do Aedes Aegypti, sintomas da doença, cuidados para prevenção e promoverão atividades educativas. “Amostra do ciclo evolutivo do mosquito, lixeiras seletivas, jogos e brinquedos confeccionados com materiais recicláveis serão apresentados à comunidade”, concluiu.
Confira a programação:
Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya
Recolhimento de criadouro em bairros prioritários
Costa Sul                
Boracéia
Boiçucanga
Região Central
Topolândia
Olaria
Itatinga
Panfletagem nos stands informativos
Costa Sul
Boracéia
Maresias (stand no Circuito Brasileiro Universitário de Surf 2014)
Juquehy
Boiçucanga
Costa Norte
Canto do Mar
Região Central
São Francisco
Pontal da Cruz
Arrastão
Centro
Barequeçaba
Serviço: O “Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya” acontecerá das 8h30 às 12h.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados