Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

13 DE DEZEMBRO – DIA NACIONAL DO CEGO



PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ESTÃO QUALIFICADAS PARA DIFERENTES ATUAÇÕES PROFISSIONAIS
Jovens e adultos com deficiência visual comemoram formatura em cursos de capacitação profissional relacionados à Massoterapia, Inclusão Digital, Rotinas Administrativas e Avaliação Olfativa

No dia 13 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional do Cego e a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem muito a comemorar. Além de todo o trabalho realizado durante o ano, a instituição brinda a formatura e conclusão de curso com os alunos e suas famílias. Essa é mais uma conquista aumenta as oportunidades de jovens e adultos cegos ou com baixa visão no cenário profissional. A data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros e se um dia para comemorar e celebrar as conquistas e possibilidades das pessoas com deficiência visual.

De Olho no Futuro
O Projeto de Olho no Futuro é viabilizado pelo PRONAS PcD e, nesta fase, 37 jovens e adultos comemoram a formatura nos cursos de Massoterapia, Inclusão Digital e Rotinas Administrativas. O objetivo é que até maio/2015, 100 pessoas com deficiência visual sejam qualificadas profissionalmente. Com estes cursos, a Fundação Dorina promove o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes vislumbrando a sua colocação profissional. Além disso, a Fundação Dorina também tem como objetivo estimular a inclusão profissional e geração de renda dos participantes.

Avaliação Olfativa para pessoas com deficiência visual
Oferecido pela Fundação Dorina em parceria com a empresária Tania Bulhões, o curso de Avaliação Olfativa para pessoas com deficiência visual forma a sua terceira turma e repete o sucesso das anteriores ao contribuir com a formação de mais um grupo de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Como trabalho de conclusão de curso, os sete alunos produziram a fragrância aplicada a uma vela aromática e a incensos, comercializadas no Dona Dorina Outlet Multimarcas e nas lojas Tania Bulhões Perfumes.

Desenvolvendo Talentos
Em parceria com a Fundação Prada, a Fundação Dorina proporcionou que jovens com deficiência visual participassem do projeto Desenvolvendo Talentos. Em oficinas de teatro, os participantes puderam se identificar com a linguagem artística, por meio dos recursos de teatro, músicas e dinâmicas em grupo, com o objetivo de despertar e potencializar as habilidades dos participantes. Ao final do curso, os alunos prepararam uma adaptação teatral de Alice no País das Maravilhas e apresentaram para familiares e convidados.

Cenário
Segundo o IBGE há 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo que na região Sudeste tem o maior percentual, representado por 38,09% da população; seguido do Nordeste, com 33,29%. No Sul, são 13,15%, no Norte, 8,73% e na região Centro-Oeste são 6,73%. Para atender a cerca de 150 mil pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, a Fundação Dorina produz e distribui livros em formatos acessíveis – braille, impressão em fonte ampliada, áudio ou digital acessível Daisy – de acordo com as preferências de leitura de pessoas cegas ou com baixa visão em todo o Brasil.

Para que as pessoas com deficiência visual possam alcançar autonomia e independência, a Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha há 68 anos. Este foi um dos objetivos de Dorina de Gouvêa Nowill quando ficou cega aos 17 anos e deu início ao que é hoje a instituição com seu nome.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos atua há 68 anos facilitando a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade. A instituição foi fundada por Dorina de Gouvêia Nowill, que ficou cega aos 17 anos e percebeu a defasagem de livros para pessoas com deficiência visual no Brasil. A partir disso, iniciou um trabalho para que os livros em braille e a alfabetização por este método chegassem ao país. Com o passar do tempo, a Fundação do Livro para o Cego no Brasil tornou-se Fundação Dorina Nowill para Cegos e passou a oferecer novos produtos e serviços, além dos livros em braille. Atualmente, a instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, áudio e digital Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 2500 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. www.fundacaodorina.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados